Porque a pizza tem esse nome?

Perguntado por: ecavalcanti . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Há especulações sobre o termo "pizza" ser originado de picea, em latim, palavra que os romanos utilizavam para descrever o pão assado no forno. Mas foi em Nápoles, sul da Itália, nos anos de 1600, que se preparou a primeira pizza como hoje conhecemos.

Apesar do que a maioria pensa, a pizza não nasceu na Itália. Ela surgiu com os egípcios, que desenvolveram uma massa bem fina e de forma circular chamada de pão de Abrahão ou simplesmente piscea, palavra que deu origem ao nome que conhecemos hoje.

Significado de Pizza
substantivo feminino Iguaria, sob a forma de torta, feita de massa de farinha de trigo e guarnecida com queijo, tomate, anchovas etc. Etimologia (origem da palavra pizza). Palavra italiana.

Se a pizza fosse triangular, por exemplo, não receberia calor uniformemente e, assim, não assaria por igual. Sendo assim, o formato redondo é o único que garante o equilíbrio do calor em toda a massa.

A história da pizza começou aproximadamente no século VI a.C., quando povos do Mediterrâneo, como egípcios e gregos, inventaram a receita de uma espécie de pão árabe com uma massa plana, bem fina e em formato de disco. O alimento tinha como ingredientes água e farinha de trigo.

A pizza Margherita é um dos pratos mais populares do mundo, e é também o primeiro sabor de pizza criado. A história por trás desta pizza clássica começa em 1889, quando o rei Umberto I e a rainha Margherita de Sabóia visitaram Nápoles, na Itália.

pizza s (plural: pizzas)
I love pizza, whereas my sister prefers pasta. Eu gosto de comer pizza de vez em quando. I like to eat pizza from time to time.

A pizza ou piza, como se escreve em Portugal, hoje tão disseminada no território brasileiro, é atualmente um elemento fundamental da gastronomia italiana, mas este saboroso prato não nasceu na Itália, como muitos imaginam.

Itália

A pizza era um alimento de pessoas humildes do sul da Itália, quando, próximo do início do primeiro milénio, surgiu o termo picea, na cidade de Nápoles, considerada o berço da pizza. “Picea” indicava um disco de massa assada com ingredientes por cima.

São Paulo é a

São Paulo é a cidade que mais consome pizza no Brasil e a segunda colocada no mundo inteiro. De acordo com a Associação de Pizzarias Unidas do Brasil, o País produz aproximadamente 1 milhão de pizzas por dia e o Estado de São Paulo é responsável por consumir mais da metade desse total estimado: 572 mil.

As primeiras pizzas de que se tem notícia surgiram no Egito.
Há 6 mil anos, os egípcios produziram uma massa bem fina e em forma de disco, também conhecida como “pão de Abrahão” ou “piscea” (do qual derivou o nome pizza). Era uma base de farinha e água, bem semelhante a uma massa de pão árabe.

Mas foi em Nápoles, sul da Itália, nos anos de 1600, que se preparou a primeira pizza como hoje conhecemos. Os italianos acrescentaram o tomate, domesticado pelos povos indígenas na América e levado à Europa pelos conquistadores espanhóis.

Porque pizza não é uma palavra Portuguesa. É uma palavra Italiana que foi adoptada pelo Português.

O pequeno suporte com formato de mesinha que colocamos no centro da pizza dentro da caixa serve para não deixar a tampa da caixa grudar no recheio durante o transporte.

Rubens Augusto Júnior

Em mais de uma fonte de pesquisa, as indicações todas apontam para Rubens Augusto Júnior como criador dessa iguaria que conhecemos como borda recheada.

O Dia da Pizza é comemorado nesta segunda-feira, dia 10 de julho. É hora de celebrar essa iguaria mundialmente amada, compartilhar momentos especiais e saborear a combinação perfeita de massa, molho e cobertura.