Porque a Petrobras reduziu o preço da gasolina?
"Essas reduções têm como principal balizador a busca pelo equilíbrio dos preços da Petrobras aos mercados nacional e internacional, através de uma convergência gradual, contemplando as principais alternativas de suprimento dos nossos clientes e a participação de mercado necessária para a otimização dos ativos", disse a ...
De quem é a culpa do aumento da gasolina?
Representantes da cadeia produtiva de combustíveis afirmam que variação nas alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é a principal responsável pela diferença de preços de gasolina, álcool e diesel nas bombas.
Quantas vezes a Petrobras reduziu o preço da gasolina?
É a quarta vez que a Petrobras anuncia um corte no preço da gasolina desde julho. Novo valor passa a valer nas refinarias na sexta-feira, 2. Publicado em 1 de setembro de 2022 às, 10h11. Última atualização em 1 de setembro de 2022 às, 10h47.
Quem baixou o ICMS da gasolina?
Em fevereiro de 2022, o governador Antonio Denarium anunciou a redução da alíquota do ICMS sobre a gasolina e o álcool, de 25% para 17%.
Quem é o responsável pelo preço da gasolina?
Apesar da pressão política sobre a estatal, a Petrobras diz que só é responsável por 38,8% do preço da gasolina e 63,2% do diesel (e que o restante é formado por outros custos). Para fazer o cálculo, a empresa usa o preço médio dos combustíveis coletado semanalmente pela ANP.
Quem mudou a política de preço do combustível?
A política de preços da Petrobras é o modo como a estatal altera o preço dos combustíveis vendidos em suas refinarias. Em 2016, essa política passou por alterações durante o governo do ex-presidente Michel Temer (MDB), quando passou a fazer uso do Preço de Paridade de Importação (PPI) para a definição de reajustes.
O que o governo pode fazer para abaixar o preço da gasolina?
O que o governo propõe para baixar preço dos combustíveis
Paralelamente, corre no Congresso um projeto de lei complementar (PLP 18) para estabelecer um teto de 17% para o ICMS cobrado pelos Estados sobre os preços de gasolina, diesel, energia, telecomunicações, gás e transporte urbano.
O que o governo tem a ver com o aumento da gasolina?
O governo voltou a aplicar a cobrança do PIS e da Cofins, que não eram cobrados desde maio de 2022. Naquela ocasião, o governo anterior, do ex-presidente Jair Bolsonaro, suspendeu a aplicação dos impostos até o fim de dezembro de 2022, com o objetivo de baixar os preços dos combustíveis. Voltar ao início.
Por que a gasolina é tão cara no Brasil?
De forma resumida, o aumento nos combustíveis tem vários fatores: dependência de importação, política de preços adotada, aumento do preço do barril de petróleo, aumento do câmbio (dólar), reajustes às distribuidoras, entre outros.
Quem indexou o preço da gasolina ao dólar?
A decisão de atrelar foi de Dilma, em novembro de 2013. Temer a manteve e Bolsonaro idem. Mas Bolsonaro pegou o governo com o dólar a R$ 3,72.
Quem decide o preço da gasolina na Petrobras?
A Petrobras responde pela primeira variável, definindo o preço nas refinarias. O mercado é livre e todos os agentes dessa cadeia têm liberdade para definir seus preços, sem tabelamento por parte do governo.
Quem controla a gasolina no Brasil?
Sobre os impostos, os federais são cobrados apenas na venda da gasolina pela refinaria. O ICMS é cobrado sobre o valor final do produto. Por causa desse efeito cascata de custos e tributos, o imposto estadual acaba por representar uma quantia maior no preço que pagamos na bomba.
Como a Petrobras define o preço da gasolina?
Boa parte do preço da gasolina é formada por impostos. Somados, o ICMS, o PIS/Pasep e Cofins somam 33,6% do valor final, sendo 24,1% para o primeiro e 9,5% para os demais. O que fica para a Petrobras (a realização ) são 38,8% do preço final.
Qual impacto da redução do ICMS na gasolina?
O impacto será principalmente sobre a gasolina. Na média dos estados, o ICMS respondia por 24% do preço do litro, e agora terá de cair para perto dos 17%. No diesel, o ICMS já ficava abaixo do teto em quase todos os estados, em 12% na média.
Porque gasolina caiu tanto?
"Além de ter a queda no preço global do petróleo, o Brasil aplicou uma política que reduziu ainda mais a alíquota tributária, reduzindo também o preço final dos combustíveis. Por isso que, em termos percentuais, o preço por aqui caiu mais que em outros países", explica o sócio-diretor do CBIE.