Porque a pessoa fica vendo coisas?

Perguntado por: lbotelho9 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

Entre as principais causas de alucinações estão: Transtornos psiquiátricos, como esquizofrenia e depressão psicótica. Doenças graves, AIDS, deficiência renal e tumores no cérebro. Epilepsia.

Doença é conhecida pelas alucinações dos pacientes
A esquizofrenia é uma doença psiquiatrica conhecida pelos sintomas de ouvir e ver coisas que, na verdade, não existem.

Uma alucinação ocorre quando a percepção do indivíduo identifica alguma coisa que não existe como sendo parte da realidade, como se fosse uma impressão subjetiva.

Quando esses sintomas de alucinações ou delírios aparecem, tentar iniciar uma explicação “racional” pode gerar conflito.

  1. Tranquilize o idoso. Use tom de voz tranquilo e pergunte como é o que ele está vendo ou ouvindo. ...
  2. Mude de local onde está acontecendo a situação. ...
  3. Perceba a altura dos sons do ambiente.

Alucinação visual
As alucinações visuais podem acontecer em virtude do uso de drogas e do álcool, casos de demência, transtornos psicóticos.

A ansiedade não causa alucinações. Pode causar pensamentos recorrentes e fixos em situações ou sentimentos que não são reais. Nestes casos, o autoconhecimento e a psicoterapia podem ajudar bastante. Em alguns casos, faz-se necessários o uso de medicações controladas.

As alucinações auditivas também podem aparecer como zumbidos, chiados, assovios e ruídos. Vozes podem se projetar na mente do paciente criando diálogos fantasiosos que normalmente geram ansiedade, nervosismo e confusão.

Os tipos de alucinação são: auditivas(tipo mais freqüente), musicais, visuais, táteis, olfativas, cenestésicas, cinestésicas e funcionais.

Geralmente a esquizofrenia se inicia com uma simples apatia no final da adolescência e no começo da vida adulta, na faixa dos 18 aos 30 anos. Aos poucos, o indivíduo abandona as atividades rotineiras e se isola.

Oscilopsia é a sensação de que o ambiente ao seu redor está em constante movimento, quando, na verdade, está parado. Geralmente, é um sintoma que aparece como resultado de condições que afetam o movimento dos olhos. Ou a capacidade que o olho tem de deixar as imagens estáveis, principalmente durante movimentação.

A esquizofrenia é uma doença mental crônica e incapacitante, que geralmente se manifesta na adolescência ou início da idade adulta, entre 20 e 30 anos de idade.

Se a alucinação for decorrente do uso de um alucinógeno ela vai durar enquanto durar seu efeito, em geral de duas a três horas.

Veja quais são elas, a seguir.

  1. Paranoide. A esquizofrenia paranoide é associada a delírios de perseguição e grandeza, assim como ideias ilógicas e irrealistas, podendo apresentar alucinações. ...
  2. Hebefrênica. ...
  3. Catatônica. ...
  4. Indiferenciada. ...
  5. Depressão pós-esquizofrênica. ...
  6. Residual. ...
  7. Simples.

Eles incluem principalmente delírios e alucinações. A pessoa começa a falar coisas sem sentido, incompatíveis com a realidade. É comum ela acreditar fortemente que está sendo perseguida por alguém. Também é muito comum que ela ouça vozes e sinta que está sendo observada.

Esse tipo de Esquizofrenia é diagnosticado quando o paciente já não apresenta nenhum sintoma proeminente ou quando eles aparecem em baixa intensidade. Algumas alucinações e delírios ainda podem estar presentes, mas as suas manifestações costumam ser menos frequentes do que em fases anteriores da doença.

Alucinação define-se como 'percepção sem estímulo' ou erro na percepção. Ela abarca a indagação sobre o que é existente e 'real' ou ilusão. Deste modo, neste trabalho são realizadas reflexões sobre o sentido do alucinar a partir da fenomenologia apoiando-se principalmente em Jaspers, Heidegger e Merleau-Ponty.