Porque a pessoa desmaia quando doa sangue?

Perguntado por: ecavalcanti . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

É relativamente comum acontecer mal-estar, tonturas e até desmaios no momento da coleta de sangue. Isso ocorre involuntariamente e os motivos podem ser reflexo do nervosismo ou do jejum prolongado.

Se o sangue não chega na quantidade suficiente no cérebro, a oxigenação diminui, o cérebro 'desliga' e a pessoa pode desmaiar. Uma das causas de desmaio é a síncope vasovagal. O nome é complicado e quem tem geralmente é aquela pessoa que desmaia na hora de doar sangue.

O sangue é reposto pelo organismo.
Além disso, o volume de sangue doado começa a ser reposto no organismo 24 horas após a doação. Para o homem, o plasma é renovado em até 72 horas; os glóbulos vermelhos em aproximadamente 4 semanas e o estoque de ferro precisa de 8 semanas.

Se, após deixar o banco de sangue, você sentir mal-estar, tontura, fraqueza e sensação de que vai desmaiar, sente-se em qualquer local e coloque a cabeça entre os joelhos ou então, deite imediatamente no chão com as pernas elevadas.

O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação.

“Uma boa noite de sono pode evitar que o indivíduo sinta mal-estar, tontura e pressão baixa após doar. O ideal é dormir, pelo menos, de 5 a 7 horas na noite anterior”, explica.

Não fumar por, no mínimo, duas horas; Não pegar peso com o braço utilizado para a doação; Não fazer exercício físico acentuado nas 12 horas subsequentes à doação (andar de bicicleta, carregar peso, fazer ginásticas, faxinas domésticas, lavar roupas a mão).

Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

O desmaio (ou síncope) é a perda temporária e repentina da consciência, em decorrência da diminuição do oxigênio no cérebro. O tempo de duração de um desmaio varia entre 1 e 5 minutos. Existem casos com duração de até 30 minutos.

Com o fluxo sanguíneo prejudicado, o cérebro envia sinais ao coração para que bombeie mais sangue para o tecido cerebral. Por sua vez, o coração se sobrecarrega com o serviço extra de tentar compensar o sangue acumulado nos membros inferiores.

O que fazer
Afrouxar as roupas. Manter o ambiente arejado. Após recobrar a consciência, deve permanecer pelo menos 10 minutos sentada, antes de ficar em pé, pois isso pode favorecer um novo desmaio. Transportar a vítima para atendimento médico.

R$ 585,81

A bolsa de sangue total custa R$ 585,81.

É importante evitar o consumo de alimentos gordurosos, pois podem entrar na corrente sanguínea e prejudicar a qualidade do sangue doado (se ultrapassar 10% de gordura no sangue, a bolsa coletada não chega até o hospital).

Não engrossa nem afina o sangue. Isso é um mito.

Alimentação. Nada de jejum! É importante estar bem alimentado para doar sangue, assim como beber bastante água desde o dia anterior à doação.