Porque a pessoa desmaia com um soco no queixo?

Perguntado por: lgil7 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Por que um soco no queixo causa nocaute? Uma pancada bem dada, em qualquer lugar da cabeça, causa o mesmo efeito. Mas o queixo é realmente o ponto mais perigoso, pois de lá a força do soco pode ir direto para uma região do cérebro chamada tronco cerebral. São as células do tronco que comandam a consciência.

Qualquer golpe na cabeça é protegido pela calota craniana – o balde –, enquanto o cérebro tem seu impacto aplacado pelo líquido ao seu redor. Mas quando o impacto é forte demais, a bola acaba batendo do lado oposto do balde, causando uma concussão.

Mas socos deste tipo são extremamente perigosos. Um golpe bem dado neste local pode causar lesões sérias no tronco cerebral, que inclusive pode deixar de funcionar. “Dependendo da gravidade da lesão, o lutador pode entrar em coma e até morrer”, disse o neurologista Rubens Reimão para a Superinteressante.

Em pugilismo, kickboxing, etc., um nocaute é dado quando um participante vai à lona e não pode se levantar dentro de um período específico de tempo, normalmente por causa de cansaço, dor, desorientação, ou inconsciência.

O que consideramos como Trauma Facial
Obviamente, dependendo do tipo de trauma, acarretam diversos problemas, dentre eles: a perda da sensibilidade da pele, cicatrizes, retrações gengivais, lesões na visão, dificuldades para respirar, além de perda dentária.

Um soco na cara pode causar sequelas e, até mesmo, levar à morte. Especialistas ouvidos pelo g1 dizem que a pancada é ainda mais forte quando dada por alguém que domina a técnica.

O efeito chicote pode causar lesão cervical da coluna. Lesão em chicote, ou “whiplash”, é o nome dado a uma lesão dos tecidos moles do pescoço (região cervical), causada por um movimento brusco para frente e para trás.

O desmaio (ou síncope) é a perda temporária e repentina da consciência, em decorrência da diminuição do oxigênio no cérebro. O tempo de duração de um desmaio varia entre 1 e 5 minutos. Existem casos com duração de até 30 minutos.

Avaliação de desmaio. Se possível, a pessoa que testemunhou o desmaio deve informar ao médico a descrição do evento, pois a pessoa que desmaiou pode não se lembrar.

Golpeie a lateral do pescoço para desorientar o oponente.
Quando encontrar uma abertura, golpeie a lateral do pescoço aproximadamente 7,5 a 10 cm abaixo do ouvido (onde o pescoço começa a se encontrar com o ombro). Esse é o ponto onde fica a artéria carótida, que leva sangue para o cérebro.

O soco mais rápido que você pode fazer é o jab. Curve ligeiramente suas costas e dobre os joelhos. Mantenha os cotovelos para dentro da sua guarda, com os punhos para cima e próximos do rosto. Ponha seu queixo para dentro de forma que o maxilar fique protegido e use os pés para se equilibrar.

Segundo várias fontes na Internet, a força típica de um soco de um boxeador pode ser da ordem de 3.000 N ou mesmo mais, e as velocidades dos punhos de um boxeador ao darem seus socos podem atingir os 10 metros por segundo. Nosso organismo pode suportar acelerações intensas desde que o tempo de duração seja pequeno.

Lesão corporal simples: uma agressão que gere vermelhidão, desmaio ou dor ou dor não permanente. A detenção prevista é de 3 meses a 1 ano. Porém, a pena pode ser revertida em multa ou trabalhos comunitários.

Dê golpes rápidos no saco de pancada por 15 a 25 segundos, descanse pelo mesmo período em seguida volte a socar, faça esse exercício durante 3 minutos, repita o exercício duas vezes.

Aponte o pé na direção do seu alvo. Apontando em outra direção seu soco sairá com menos força. Mantenha os joelhos dobrados. Na hora do golpe seus joelhos podem até se esticar, dando ao golpe uma força extra.