Porque a parte branca do olho fica amarelada?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Pele e olhos amarelados podem indicar doenças como hepatite, insuficiência hepática, pedra na vesícula, icterícia em recém-nascidos, câncer de pâncreas e talassemia. É importante ter atenção e buscar ajuda médica, para diagnosticar e tratar as causas do problema de saúde.

A presença de uma mancha amarela no olho geralmente não é sinal de um problema grave, estando, em muitos casos relacionada com alterações benignas do olho, como pinguécula ou pterígio, por exemplo, que podem nem necessitar de tratamento.

Geralmente a icterícia surge após as primeiras 24h de vida, pode aumentar até o 4.° dia de vida e desaparece próximo ao 10.° dia de vida.

Hepatite A: é transmitida por água e alimentos contaminados ou de uma pessoa para outra; a doença fica incubada entre 10 e 50 dias e normalmente não causa sintomas, porém quando presentes, os mais comuns são febre, pele e olhos amarelados, náusea e vômitos, mal-estar, desconforto abdominal, falta de apetite, urina com ...

A cor dos olhos, em condições normais, pode variar der tonalidades que vão do azul, passando pelo verde, castanho claro até o castanho escuro. A cor dos olhos, ou mais precisamente, cor da íris: inúmeras combinações de azul, verde e castanho.

Olho muda de cor ao longo do tempo
Como demora cerca de 1 ano para os melanócitos concluir seu trabalho, pode ser arriscado dizer a cor dos olhos antes do primeiro aniversário do bebê. A mudança de cor não altera muito depois dos primeiros 6 meses de vida, mas pode haver muita mudança.

Na icterícia, a pele e a parte branca dos olhos ficam amareladas. Ela ocorre quando há excesso de bilirrubina (um pigmento amarelo) no sangue - uma condição denominada hiperbilirrubinemia.

O câncer ocular é um grupo de doenças relativamente raras, quando surge um câncer em alguma parte dos olhos. Podem surgir cânceres na superfície do olho, dentro dele ou nas pálpebras. O tumor maligno pode inclusive se espalhar para outros órgãos do corpo (gerar metástases).

Esclerótica

Esclera / Esclerótica – É a parte branca dos olhos, essa região é formada principalmente por fibras colágenas. Coroide – É o revestimento membranoso e vascularizado localizado dentro da esclera. Sua principal função é nutrir as camadas dos olhos.

A secreção nos olhos — normalmente branca ou amarela — pode ser um sinal de infecção, por exemplo. Por isso, é muito importante ficar atento a qualquer alteração. A remela é o acúmulo de lágrimas com gordura ou poeira que se cristalizou durante o período em que os olhos ficaram fechados.

Os olhos também dão sinais de que você está com anemia. Mucosas na parte interna do olho, olho amarelado ou conjuntiva (abaixo do olho) pálida, podem indicar hemoglobinas baixas e um diagnóstico positivo de anemia.

Sintomas do excesso de bilirrubina no sangue
Pele e olhos amarelados são o principal sinal de que pode haver grandes quantidades de bilirrubina no organismo. Entretanto, se você sentir cansaço excessivo, náuseas frequentes, vômitos, dor constante na barriga e a urina estiver escura, deve buscar ajuda médica.

Apesar de nem sempre a icterícia ser uma condição grave ou com sérias consequências, o tratamento adequado é necessário porque, quando o nível de bilirrubina no sangue está muito alto, pode causar lesão cerebral, uma condição chamada kernicterus.

O tratamento para o amarelão deve ser feito de acordo com a orientação do médico e normalmente envolve o uso de antiparasitários, como Albendazol e Mebendazol, que devem ser usados de acordo com a recomendação, mesmo que não existam mais sinais e sintomas aparentes.

A icterícia pode ser classificada em pré-hepática, hepática e pós-hepática.

Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Uma das manifestações clínicas mais importantes da hepatite é a cor amarelada na pele e nos olhos, um problema denominado icterícia. Além disso, a inflamação pode provocar cansaço, mal-estar, tontura, náusea, vômito, dor abdominal, fezes claras e urina escura.