Porque a palavra tapioca não deve ser acentuada?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

Tapióca não deve ser acentuada porque é: A Paroxítona terminada em a.

Em balão (ba-lão), a base da última sílaba é a vogal a, que recebe o til para indicar a nasalização. A letra o é a semivogal da sílaba (as semivogais não são acentuadas). Como a vogal a está com o til, não recebe o acento de tonicidade.

As palavras paroxítonas são palavras que têm a penúltima sílaba como sílaba tônica. Ou seja, cuja pronúncia tem mais força e intensidade. Apesar dessa ênfase, a maioria das paroxítonas não possuem o acento gráfico. Além disso, elas representam a maior parte das palavras da língua portuguesa.

As regras de acentuação dependem da tonicidade das palavras, ou seja, da sílaba pronunciada mais forte. O vocábulo pé, por exemplo, é acentuado por ser um monossílabo tônico terminado em "e". Mas quando recebe o sufixo "zinho" passa a ser paroxítono terminado em "o" e, por isso, não tem acento.

São acentuadas graficamente as palavras oxítonas terminadas nas vogais tônicas -a, -e, -o, nos ditongos nasais -em ou -ens e nos ditongos abertos -ói, -éu, -éi. Terminadas nas vogais tônicas -a, -e, -o: está, cipó, pontapé, você, maçã.

Mesmo a última sílaba sendo aquela pronunciada com mais intensidade, de acordo com as regras de acentuação, nunca acentuamos oxítonas terminadas em “u”. Por isso é que “caju”, “urubu” e “Pacaembu” não recebem acento gráfico.

Como se escreve melancia? Quando bater aquela dúvida se melancia tem acento ou não, saiba que ela está livre do acento circunflexo. Como a palavra é uma paroxítona terminada em hiato (me-lan-ci-a), não carrega acento.

Segundo as regras de acentuação da língua portuguesa, as palavras terminadas em /U/ que tem como sílaba tônica a última. não recebem acentos e tem o som de “u” quando pronunciada. Podemos observar esse detalhe nas palavras, urubu, tatu e Aracaju a sílaba mais forte é a última, e todas elas terminam em 'u'.

Muitas vezes, esses ditongos aparecem seguidos de “s”, pois estão no plural de palavras oxítonas terminadas em “-el” (pastel – pastéis, aluguel — aluguéis, hotel — hotéis etc.). No diminutivo plural, os ditongos não são acentuados (como já não o eram antes do Acordo).

É interessante pontuar que o vocábulo carrossel possui dois dígrafos consonantais: -rr e -ss. Um dígrafo define-se como uma sequência de duas letras que representam um só fonema, ou seja, um só som.

Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis. O acento também desaparece nas paroxítonas com “i” e “u” tônicos que formam hiato (sequência de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes) com a vogal anterior, que, por sua vez, faz parte de um ditongo.

As palavras paroxítonas são: “moço”, “rebento”, “momento”, “dele”, “nascendo”, “cara”, “fome”, “tinha”, “nome” e “meninice”.

1) As palavras cuja acentuação tônica recaem na última sílaba, chamam-se oxítonas. 2) As palavras que têm acentuação na penúltima sílaba, chamam-se paroxítonas e são as de maior número em língua portuguesa. 3) Finalmente, as palavras acentuadas na antepenúltima sílaba chamam-se proparoxítonas.

É uma palavra paroxítona, tendo a sílaba se como sílaba tônica: SE-ra.

Regras gerais de acentuação gráfica

  • Monossílabos tônicos: são palavras formadas por uma única sílaba. ...
  • Oxítonas: são as palavras cuja sílaba tônica é a última. ...
  • Paroxítonas: são as palavras cuja sílaba tônica é a penúltima. ...
  • Proparoxítonas: são as palavras cuja sílaba tônica é a antepenúltima.

Esse vocábulo é acentuado em razão de ser uma oxítona (última sílaba tônica) terminada com E (a regra, a propósito, diz que se acentuam as oxítonas terminadas em A, E, O e EM – seguidas ou não de S).

Se não se acentuasse, o conjunto funcionava como um ditongo, como em fluido. A norma indica que o grafema i pode também funcionar como vogal, sem precisar de acento, quando forma sílaba com a consoante seguinte (l, m, n, r, e z) ou antes de nh. É este o motivo por que, por exemplo, Luís tem acento e juiz não.

Além de assinalarem a sílaba tônica, os acentos gráficos servem para indicar o timbre da vogal tônica.

Em contrapartida, os ditongos abertos em palavras paroxítonas NÃO são acentuados. Exemplos: boia, estreia, heroico, ideia, jiboia, paranoia, plateia, etc.

Regra para escrita sem acento:
Não são acentuadas as palavras oxítonas terminadas em: r, l, z, x, i(s), u(s), im(ns), um(ns), om(ns). São naturalmente oxítonas, não necessitando de acentuação gráfica.