Porque a palavra risada foi escrita apenas com um R?

Perguntado por: ralencastro . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

A grafia que devemos memorizar varia em função do som da letra. Por exemplo: para o som do “r forte”, usamos r tanto no início da palavra (risada), como no começo de sílabas precedidas de consoante (genro). Quando o mesmo som de “r forte” aparece entre vogais, sabemos que temos que usar rr (carro, serrote).

Quando a pronúncia de uma palavra requer um som “r” forte e prolongado em algum lugar no meio da palavra, e este está entre duas vogais, torna-se necessário duplicar a consonante, formando uma palavra com rr.

video_content

O termo ortografia, de origem grega (orthos - correta grafia = escrita), é a correta grafia das palavras, é a correta transcrição dos vocábulos de uma determinada língua; é, ainda, a correta representação gráfica dos sons da fala.

correto | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Ortografia é a forma correta de se escrever. (Orto=correta Grafia=escrita) No caso, quando se escreve errado, há um erro ortográfico. Já a gramática estuda as normas da Língua Portuguesa. A ortografia está incluída dentro do estudo da gramática.

O que fazer para evitar erros de ortografia?

  1. Desenvolver a consciência fonológica. A primeira dica que oferecemos para não cometer mais erros de ortografia é desenvolver a consciência fonológica. ...
  2. Jogos com palavras. Chegou a hora de brincar e aprender. ...
  3. Praticar ditados curtos. ...
  4. Ler com frequência. ...
  5. Fazer um desenho.

A disputa entre CH ou X, entre o G e o J e as diversas formas de notar o som /s/ são os principais exemplos de grafias irregulares em nossa língua.

Exemplos de palavras com R fraco:

  • Caro;
  • Coração;
  • Padaria;
  • Casamenteira;
  • Carinho.

No meio: torta, porta, borboleta, porteiro, dormitório, corte, corpo, porco,... No fim: horror, amor, roedor, mercador, tremor, ralador, motor, escritor, professor, compor,...

Assim sendo, o correto pela norma culta é escrever e pronunciar o r quando o verbo está no infinitivo e principalmente quando usado com outros verbos, no que se chama de locução verbal: Vou ver isso. É bom ver isso logo.

As letras que formam os dígrafos “rr”, “ss”, “sc”, “sç”, “xs”, e “xc” não podem ficar juntinhas. Sendo assim, separe-as. Os ditongos e tritongos devem pertencer a uma única sílaba. Então, não se esqueça disso: nunca os separe.

QUANDO "R" ESTÁ ENTRE UMA VOGAL E UMA CONSOANTE:
Quando está entre uma vogal e uma consoante, a letra "R" se encontra no final da sílaba. Esta situação é semelhante à situação da letra "R" que está no fim da palavra, vai depender muito do sotaque da região.

O Acordo Ortográfico visou à simplificação de algumas regras de ortografia da língua portuguesa, com o objetivo de padronizar unificando a grafia do idioma nos diversos países que o têm como língua oficial, os países lusófonos.

A partir do dia 1º de janeiro de 2009 entrou em vigor o Novo Acordo Ortográfico, e este trouxe algumas alterações significativas quanto à acentuação, acréscimo de algumas letras que vieram compor o nosso alfabeto, extinção total do trema, entre outras.