Porque a palavra refém tem acento?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Além disso, a palavra refém é acentuada porque, segundo as regras de acentuação do português, são acentuadas graficamente as palavras oxítonas terminadas no no ditongo nasal -em: refém, porém, também, harém, mantém,...

Pessoa ou localidade que fica em poder do inimigo como garantia do cumprimento de um tratado. Plural: reféns. Plural: reféns.

Nas palavras paroxítonas a sílaba tônica, ou seja, a mais forte acontece na penúltima sílaba. Essas palavras podem ou não ter o acento gráfico. Não devemos confundir o acento tônico com o acento gráfico. Acento tônico: indica à tonicidade ou ênfase que é dada a determinadas sílabas.

Regras de acentuação básicas

  1. Oxítonas. São acentuadas as palavras oxítonas que terminam em: a(s): sofá, marajás, lá, pás; e(s): você, jacarés, fé, rés; ...
  2. Paroxítonas. São acentuadas as palavras paroxítonas que terminam em: i(s), u(s): táxi, lápis, bônus; ã(s), ão(s), um(uns): órfã, sótão, álbum; ...
  3. Proparoxítonas:

São acentuadas as palavras oxítonas terminadas nas vogais tônicas fechadas grafadas -e ou -o, seguidas ou não de -s. As formas verbais oxítonas, quando conjugadas com os pronomes clíticos -lo(s) ou -la(s) terminadas com as vogais tônicas fechadas -e ou -o após a perda da consoantes final -r, -s ou -z, são acentuadas.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Juiz é uma palavra aguda, isto é, com acento tónico na última sílaba. Segundo a regra de acentuação, as palavras agudas não levam acento gráfico no i tónico, quando este não forma ditongo com o u anterior e está seguido de z em fim de sílaba.

A palavra esta, sem acento algum, é classificada como pronome demonstrativo feminino. Um pronome serve para acompanhar ou substituir substantivos em uma frase, a fim de gerar coesão. No caso dos demonstrativos, situam a pessoa ou a coisa designada no espaço ou no tempo.

Embora a palavra refém tenha sua origem na palavra árabe ar-rahan, com influência do espanhol rehén, ambas terminadas com n, deverá ser escrita com m final porque, segundo as regras ortográficas do português, são as sílabas am, em, im, om e um que deverão ser utilizadas no final das palavras oxítonas.

As oxítonas terminadas em em e ens são acentuadas (refém, reféns, armazém, armazéns).

Pessoa ou localidade que fica em poder do inimigo como garantia do cumprimento de um tratado. Plural: reféns.

1) As palavras cuja acentuação tônica recaem na última sílaba, chamam-se oxítonas. 2) As palavras que têm acentuação na penúltima sílaba, chamam-se paroxítonas e são as de maior número em língua portuguesa. 3) Finalmente, as palavras acentuadas na antepenúltima sílaba chamam-se proparoxítonas.

As palavras paroxítonas possuem a penúltima sílaba forte. Palavras paroxítonas são aquelas cuja penúltima sílaba é tônica. Afinal, se a antepenúltima for a sílaba forte, ela é proparoxítona, e será oxítona se a tonicidade estiver localizada na última sílaba.

Palavras proparoxítonas são aquelas que possuem a antepenúltima sílaba tônica. Assim, diferenciam-se das paroxítonas, que apresentam a penúltima sílaba tônica, e das oxítonas, cuja última sílaba é tônica.

Palavras homógrafas deixaram de ser acentuadas — ou seja, aquelas palavras que possuem a mesma grafia e pronúncia, mas significados distintos, não são mais acentuadas. Como era: pára (verbo parar), pêlo (cabelo), pélo (verbo pelar), pólo (jogo).

Regra para escrita com acento:
São escritas com acento gráfico as palavras paroxítonas terminadas em r, l, n, x, ps, ã(s), ão(s), um(ns), om(ns), us, i(s), ei(s).

Regras de acentuação gráfica

  1. Sílaba tônica terminada em vogal tônica -a, -e e -o. Oxítonas com sílaba tônica terminada em vogal tônica -a, -e e -o, seguidas ou não de -s, são acentuadas. ...
  2. Ditongo nasal -em ou -ens. ...
  3. Ditongo aberto -éu, -éi ou -ói, seguido ou não de -s.

A norma indica que o grafema i pode também funcionar como vogal, sem precisar de acento, quando forma sílaba com a consoante seguinte (l, m, n, r, e z) ou antes de nh. É este o motivo por que, por exemplo, Luís tem acento e juiz não.

MENAS não existe. Use sempre MENOS: “Vieram MENOS pessoas que o esperado”; “Isso é de MENOS importância”. 3. MESMO ou MESMA?

Portanto, as duas formas estão corretas. Podemos dizer: “A maioria das pessoas foi”(concordância gramatical) ou “A maioria das pessoas foram” (concordância siléptica ou lógica), embora o mais usual nos meios de comunicação seja a concordância verbal no singular.