Porque a palavra minha está no singular e no feminino?

Perguntado por: aveloso . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Vejamos as frases: Minha bicicleta é mais velha que a sua. Observemos que na frase a palavra minha refere-se a bicicleta (bicicleta de quem fala). A palavra minha indica posse, e concorda com a coisa possuída (bicicleta, feminino singular) e também com a pessoa que fala, no caso eu, 1ª pessoa do singular.

Singular é quando a palavra escrita se refere a um só elemento. Plural é quando a palavra se refere a mais de um elemento. Vejamos diferentes exemplos de palavras no singular: Não pare agora...

Que me pertence; indica pertença e concorda com o gênero feminino (coisa ou pessoa), na primeira pessoa do singular (eu): indiquei minha filha para o cargo de chefe; vivo na minha casa.

minhas | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Feminino: minha. Origem etimológica:latim meus, -a, -um. Feminino: minha.

Gíria dos anos 70, estou tranquilo, estou sereno, pessoa que tem convicção de suas atitudes e permanece tranquila diante de uma determinada situação. - Você não estudou o suficiente para essa prova. - Estou na minha!

espinha, linha, pinha, tinha, vinha, birra, brilha, chita, cisma, dica, diga, digna, diria, escrita, esgrima, estima, fica, ficha, filha, fira, firma, fixa, frita, giga, guita, ida, insta, libra, lida, lima, lira, livra, lixa, mira, pica, pilha, pipa, pisca, prima, quita, rixa, sirva, trilha, vibra, vicia, vida, vigia, ...

Minha bicicleta é mais velha que a sua. Observemos que na frase a palavra minha refere-se a bicicleta (bicicleta de quem fala). A palavra minha indica posse, e concorda com a coisa possuída (bicicleta, feminino singular) e também com a pessoa que fala, no caso eu, 1ª pessoa do singular. Minha é um pronome possessivo.

substantivo feminino Aquela que gerou, deu à luz e criou um ou mais filhos.

Qual o plural de arroz – arrozes ou arroz? A forma correta é arrozes. Nos nomes terminados em -r, -n ou -z, como é o caso de arroz, acrescenta-se -es para formar o respetivo plural.

As pessoas do verbo variam em número, havendo três pessoas do singular (eu, tu, ele) e três pessoas do plural (nós, vós, eles).

Por que os pronomes relativos “que”, “quem” e “onde” são chamados de invariáveis? Porque eles não mudam, isto é, não variam. Assim, eles não têm gênero (masculino ou feminino) nem número (singular ou plural).

Significado de mh: Abreviação de "minha".

Dessa forma, podemos dizer que ele, além de acompanhar o substantivo, ainda lhe confere uma determinada particularidade: “meu” (relativo a uma pessoa específica). Neste caso, ele classifica-se como pronome possessivo adjetivo.

O “me” está sempre acompanhado de um verbo e essa é a principal característica que o diferencia do “mim”. Já o “mim” está sempre acompanhado de uma preposição em vez de um verbo, aparecendo ao final das frases.

Em princípio o correto é deixar no singular porque cada pessoa tem somente uma vida, um espírito, uma mente; somente um coração, boca, pulso, nariz, cabeça. Não se diz, portanto, *vamos seguir nossas cabeças. Não importa que em inglês se use “our heads, our lives, your noses”.

Tem mais depois da publicidade ;) Costa ou costas – “costa” refere-se ao litoral e “costas” a parte posterior do corpo (dorso): Minhas costas estão doendo.

Qual é o plural de mel – méis ou meles? As duas formas são corretas: méis e meles. Segundo a regra, os nomes terminados em -el formam o plural em -éis. No entanto, no caso dos monossílabos, verifica-se a tendência para aceitar também o plural formado com -es.