Porque a palavra heroico e acentuada?

Perguntado por: amesquita . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

A forma correta de se escrever essa palavra é Heroico sem acento. A palavra Heróico , é errada, e perdeu o acento desde o novo acordo ortográfico, que eliminou os acentos agudos de ditongos abertos (oi e ei) em palavras paroxítonas. Heroico é um adjetivo usado para exemplificar um ato grandioso , “digno de herói” .

São acentuadas graficamente as palavras oxítonas terminadas nas vogais tônicas -a, -e, -o, nos ditongos nasais -em ou -ens e nos ditongos abertos -ói, -éu, -éi.

De modo geral, as letras i ou u, quando tônicas, recebem acento quando são a segunda vogal de um hiato: heroína, cafeína, juízo, faísca, contraí-la, Grajaú, aí, raízes.

É uma palavra grave (Portugal) ou também chamado paroxítona (Brasil), acento tônico na penúltima sílaba.

Significado de Herói
substantivo masculino Nome dado pelos gregos aos grandes homens divinizados. Aquele que se distingue por seu valor ou por suas ações extraordinárias, principalmente por feitos brilhantes durante a guerra.

A lógica nos manda a não acentuar graficamente aquelas palavras cuja pronúncia está de acordo com a expectativa dos falantes. Só precisamos pôr o acento gráfico naquelas palavras cuja pronúncia foge do normal, não segue a maioria.

As palavras paroxítonas maioritariamente não são acentuadas. Regra para escrita com acento: São escritas com acento gráfico as palavras paroxítonas terminadas em r, l, n, x, ps, ã(s), ão(s), um(ns), om(ns), us, i(s), ei(s).

O “porque” junto é uma conjunção que indica causa, motivo, justificativa ou explicação. Um exemplo: "Eu não fui porque estava doente". De acordo com o professor, "Porque estava doente" é a oração que indica a razão pela qual ele não foi. Nesses casos, o “porque” é junto e sem acento.

A palavra está, com acento agudo, é o verbo estar em sua forma conjugada na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo. Ou seja: ele/ela/você está.

Regras de acentuação básicas

  1. Oxítonas. São acentuadas as palavras oxítonas que terminam em: a(s): sofá, marajás, lá, pás; e(s): você, jacarés, fé, rés; o(s): cipó, avôs, dó, sós; em(ens): também, parabéns. Paroxítonas. ...
  2. Proparoxítonas: Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas. É o caso de: lâmpada; música; sábado;

Novas regras de acentuação após o Acordo Ortográfico

  1. Ditongos abertos -oi e -ei em palavras paroxítonas. ...
  2. Vogais -i e -u precedidas de ditongo em paroxítonas. ...
  3. Vogal tônica fechada -o de -oo em paroxítonas. ...
  4. Hiato de paroxítona cuja terminação é -em. ...
  5. Paroxítonas homógrafas. ...
  6. Palavras com trema.

Em contrapartida, os ditongos abertos em palavras paroxítonas NÃO são acentuados. Exemplos: boia, estreia, heroico, ideia, jiboia, paranoia, plateia, etc.

a) quando precedidos de vogal idêntica: vadiice; b) quando seguidos de -nh: rainha, fuinha. Os nomes próprios obedecem às mesmas regras de acentuação dos substantivos comuns. Assim, temos: Aída, Arduíno, Bocaiúva, Camboriú, Criciúma, Heloísa, Itajaí, Laís, Luísa, Paraíba, Piauí, Suíça, etc.

Mesmo a última sílaba sendo aquela pronunciada com mais intensidade, de acordo com as regras de acentuação, nunca acentuamos oxítonas terminadas em “u”. Por isso é que “caju”, “urubu” e “Pacaembu” não recebem acento gráfico.