Porque a palavra gratuito não é acentuada?

Perguntado por: agois . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

Isso acontece porque paroxítonas terminadas em O não levam acento. Se a pronúncia correta fosse com a ênfase no I, a palavra teria um hiato (gra-tu-i-to) e seria obrigatoriamente acentuada (assim como acontece em saída) o que não acontece nesse caso.

A pronúncia culta de “gratuito” é gratúito, com a tônica no u do ditongo ui.

A palavra gratuito é uma palavra trissilábica, formada pelo ditongo ui na segunda sílaba: gra-tui-to. Esse ditongo é por vezes erradamente pronunciado separado, como um hiato. Contudo, sendo um ditongo, permanece unido na mesma sílaba, sendo a vogal u a vogal tônica. Gratuito é também uma palavra paroxítona.

A separação é a seguinte: gra – tui – to.

Com as regras do novo Acordo Ortográfico, não são mais acentuados: Os ditongos abertos ei, oi, nas paroxítonas: ideia, plateia, Coreia, boia, heroico, paranoia, asteroide.

A conjunção coordenativa adversativa MAS é um monossílabo átono; portanto, não é graficamente acentuado.

Têm ou tem: significado
Para saber como se escreve “tem”, vale lembrar que essa palavrinha é uma conjugação do verbo “ter” na terceira pessoa do singular do presente do indicativo — eu tenho, tu tens, ele tem, etc. O verbo ter no plural, ou seja, na terceira pessoa do plural, tem acento circunflexo: “têm”.

Segundo uma visão mais tradicional, essas palavras são classificadas como paroxítonas terminadas em ditongo crescente: mágoa (má-goa); série (sé-rie); gênio (gê-nio);

1) As palavras cuja acentuação tônica recaem na última sílaba, chamam-se oxítonas. 2) As palavras que têm acentuação na penúltima sílaba, chamam-se paroxítonas e são as de maior número em língua portuguesa. 3) Finalmente, as palavras acentuadas na antepenúltima sílaba chamam-se proparoxítonas.

1. Feito, dado de graça. 2. Desinteressado.

As formas corretas são DE GRAÇA ou GRÁTIS. Há ainda a possibilidade de GRATUITO. Mas DE GRÁTIS não existe.

Resposta: Ela vem do Latim GRATIS, “de maneira livre (em relação a cobranças)”, de GRATIA, “graça, mercê, favor”. Como em outros idiomas germânicos, o Alemão tem numerosas palavras de origem latina.

A Separação Silábica, também chamada de divisão silábica, é a delimitação das palavras em sílabas, cuja ação é marcada pelo hífen. Vale lembrar que não existe sílaba sem vogal, visto ela ser a base da sílaba, ou seja, a vogal é um elemento obrigatório.

Tonicidade diz respeito à sílaba que apresenta maior proeminência em uma palavra. Essa sílaba é chamada de tônica ou acentuada. Ela recebe o acento principal ou primário na palavra.

Deve-se separar
Os dígrafos ocorrem quando duas letras são usadas para representar um único fonema, como rr, ss, sc, sç e xc. Na divisão silábica, os casos citados devem ser separados. Vogais de hiatos (duas vogais juntas, porém em sílabas vizinhas) também precisam ser divididas.

Paroxítonas: palavras cuja penúltima sílaba é tônica. Exemplos: panela, sorriso, lápis etc.

A forma correta de pronunciar esta palavra é ruIM, com acentuação tônica na sílaba im ("ruím").

O ditongo é o encontro de uma vogal e uma semivogal na mesma sílaba. Pode ser crescente ou decrescente, oral ou nasal. O tritongo é o encontro de uma vogal entre duas semivogais na mesma sílaba. O hiato é o encontro de duas vogais ou de uma vogal e uma semivogal em sílabas diferentes.

São acentuadas graficamente as palavras oxítonas terminadas nas vogais tônicas -a, -e, -o, nos ditongos nasais -em ou -ens e nos ditongos abertos -ói, -éu, -éi. Terminadas nas vogais tônicas -a, -e, -o: está, cipó, pontapé, você, maçã.

No novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, o acento não é mais empregado em palavra paroxítonas com i e u depois de ditongo. Já palavras paroxítonas com ditongo aberto ei e oi, o acento passa a ser empregado. Continuam com acentos as palavras oxítonas com ditongo aberto eu, ei e ou.