Porque a palavra colégio foi escrito com letra maiúscula?

Perguntado por: egouveia . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.2 / 5 9 votos

Os nomes próprios (de pessoas, de lugares, de instituições, de festas), sejam eles reais ou fictícios, obrigatoriamente começam com letra maiúscula. Há casos de nomes comuns, em que é preciso levar em conta o significado da palavra dentro daquele contexto.

A palavra “Luzes” está escrita com letra maiúscula porque é um substantivo próprio, nome de um lugar.

As letras maiúsculas também são usadas para escrever nomes de Países, Estados e Cidades, pois também são seus nomes próprios. Isso deve acontecer, mesmo que tais nomes apareçam no meio ou no final da frase. Exemplo: O único país pentacampeão em copas do mundo é o Brasil.

História da escrita na Roma Antiga
No período da Alta Idade Média, a partir do século VIII, Alcuíno, um monge da Nortúmbria, decidiu inventar outro tipo de alfabeto a pedido do imperador Carlos Magno. Contudo, este novo modelo também apresentava letras maiúsculas e minúsculas.

Uso das maiúsculas

  1. Início das frases. Este é o tema da pauta. ...
  2. Substantivos próprios. Maria José foi escolhida a funcionária do mês. ...
  3. Festas e datas comemorativas. A família se reúne sempre no Natal. ...
  4. Siglas, símbolos e abreviaturas. ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. ...
  5. Nomes de instituições e repartições.

Nome que individualiza um ser
A identificação de substantivo próprio, em uma frase, é facilmente feita pela letra inicial da palavra que será sempre maiúscula, ao contrário do substantivo comum. Portanto, a função do substantivo próprio é nomear substantivos como pessoas, lugares, animais, organizações etc.

4 fig [ com inicial maiúscula ] Qualquer livro considerado sagrado por outras religiões.

Devem ser escritos, portanto, com inicial minúscula todas as palavras da língua que não são nomes próprios – o que inclui, entre outros: os nomes dos meses (23 de julho), dos dias da semana (sexta-feira) e das estações (primavera); os nomes de línguas (russo e espanhol); de povos e etnias (os franceses, os ianomâmis); ...

As palavras lei, acordo, tratado, como todos os demais substantivos comuns, devem ser escritos com inicial minúscula. No entanto, quando especificadas ou seguidas de número, as normas recebem inicial maiúscula. Exemplo: Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Lei n.

Luzes vem do verbo luzir. O mesmo que: esplendes, prefulges, prefulguras, brilhas, cintilas, lucilas, luciluzes, resplandeces, rutilas.

um ponto é representado por uma letra maiúscula do alfabeto latino; uma reta é denotada por uma letra minúscula do alfabeto latino; e um plano é representado por uma letra grega minúscula.

Porém, a entrada do novo acordo ortográfico revogou essa norma para diversas palavras, deixando Estado e Federação como exceções. Por isso, o correto é escrever governo, país, povo, nação e língua portuguesa com letra minúscula, independente da intenção e referência de quem escreve.

CONCORDA COM ISSO???? ALGUMAS PESSOAS NÃO SABEM QUE A CAIXA ALTA OU LETRA MAIÚSCULA OU LETRAS GARRAFAIS, QUANDO ESTÁ NA INTERNET SIGNIFICA QUE A PESSOA ESTÁ COMUNICANDO ALGO EM VOZ ALTA. OU SEJA, NA LÍNGUA PORTUGUESA ELA SERVE PARA DESTACAR TÍTULO OU PARA TRANSPARECER QUE ALGUÉM ESTÁ GRITANDO!!!!

Pais | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

escrita cuneiforme

Uma escrita sistematizada aparece somente por volta de 3500 a.C., quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme na Mesopotâmia. Os registros cotidianos, econômicos e políticos da época eram feitos na argila, com símbolos formados por cones. Nesse mesmo momento, surgem os hieróglifos no Egito.

A letra cursiva surgiu da necessidade de acelerar a escrita de alguns documentos, para evitar problemas de legibilidade as letras ganharam hastes ascendentes e descendentes.