Porque a palavra ciranda e escrita com a letra cê não com c cedilha?

Perguntado por: oduarte . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Porque não se usa ç antes das vogais e e i, também não se usa ç no início de palavras.

O cedilha é um sinal gráfico usado debaixo da letra c. Tem o som de ss (dois s) e fica com a seguinte aparência: “ç”. Nunca pode iniciar palavras e é usado sempre antes das vogais a, o e u. A letra c, por sua vez, é usada sempre ante antes das vogais e e i.

Por que a cedilha não está no alfabeto? A Ç não é uma letra, mas a junção da letra C com o sinal diacrítico (distintivo) cedilha. Ele não consta do alfabeto pela mesma razão que lá não está o Ã.

Quando usar S
De acordo com as regras fonéticas e ortográficas da língua portuguesa, quando o S aparece no meio das palavras em posição intervocálica, ou seja, entre duas vogais, assume a pronúncia de Z. Por exemplo: casa, mesa, desânimo, liso.

O uso do S ou do SS é um assunto que causa bastante dúvida na escrita da língua portuguesa. Escrevemos com apenas um S quando estiver no começo ou no final da palavra, quando tiver som de /S/ após uma consoante e quando tiver com de /Z/ entre duas vogais. Escrevemos com SS quando tiver som de /S/ entre duas vogais.

Usa-se o 'J' em palavras de origem tupi, africana e árabe. Usa-se o 'G' em palavras com final AGEM, UGEM e IGEM. Usa-se o 'G' em palavras com final AGIO, EGIO, IGIO, OGIO e UGIO.

Quando usar SC e SÇ? Na oralidade, a junção das consoantes sc ou sç apresentam apenas o som /s/. Segundo as regras ortográficas da língua portuguesa, o ç apenas é usado com a, o, u para ter o som s. Para a vogal i e a vogal e, apenas é usado c para indicar o som s.

- por ç: ação, açorda, atenção, Buçaco, dançar, Eça, Suíça, peça. - por ss (só entre vogais): amassar, asseio, atravessar, fosso, pêssego, sossegar.

No português, a cedilha é usada apenas no cê cedilhado, que só é usado antes das letras “a”, “o” e “u”. Ele é representado, foneticamente, por /s/. Por sua vez, o “c” (sem cedilha) é foneticamente representado pelo fonema /k/. Daí o aspecto diferencial da cedilha, desnecessária, portanto, diante das vogais “e” e “i”.

Aqui está a grande diferença: quando falamos de algo no singular, usamos “C'è”. No plural, usamos “Ci sono”.

Isso acontece porque a base da ortografia de nosso idioma é fonético-etimológica, o que significa que leva em conta o som, a pronúncia da palavra, e também a origem dela.

A cedilha (ç) surgiu em espanhol no século 11, embora não seja mais usada no idioma. O nome vem de zedilla, diminutivo de zeta, que é o nome da letra “z” no alfabeto dos hermanos.

Ç, ç (cê-cedilha ou cê cedilhado) é uma letra do alfabeto latino, usada nos alfabetos das línguas albanesa, azeri, lígure, tártara, turca, turcomena, curda, zazaki, catalão, francês, friulano, occitano e português, como uma variante da letra "c".

Quais países usam a cedilha? Embora a cedilha já não seja mais usada em seu idioma de origem, o espanhol, esse sinal diacrítico está presente em diversas línguas além do português, como: albanesa, azeri, lígure, tártara, turca, turcomena, curda, zazaki, catalão, francês, friulano e occitano.

Finalize explicando que a letra S representa o seu fonema quando está no começo da palavra ou após consoante. Caso o ambiente seja intervocálico, a letra S representará o fonema /z/, por isso, nesse ambiente, quando a letra s corresponder ao fonema /s/, é preciso usar o dígrafo SS.

Emprega-se a letra s: - nos sufixos -ês, -esa e –isa, usados na formação de palavras que indicam nacionalidade, profissão, estado social, títulos honoríficos. Chinês, chinesa, burguês, burguesa, poetisa. - nos sufixos –oso e –osa (qua significa “cheio de”), usados na formação de adjetivos.

sc – descendência, descer, crescer. sç – cresço, nasço, desça. xc – exceto, excelência, excerto. xs – exsuar, exsudar.

Quando usar CH? Utiliza-se ch em algumas palavras de origem estrangeira, como salsicha, capricho, sanduíche,… e em palavras derivadas de palavras latinas escritas com pl, cl e fl, como chave, chuva, chumbo,…