Porque a palavra cigano e ofensivo?

Perguntado por: ibarreto3 . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Para muitos a palavra cigano é ofensiva. Por exemplo, em um dos dicionários da língua Romena, a palavra “tigan” (cigano) é descrita com uma conotação negativa “uma pessoa de pele escura” ou “uma pessoa com maus hábitos”.

Por diversas vezes, Tommy também é chamado de cigano por seus inimigos como uma ofensa, visto que o povo tinha fama de ladrão e trapaceiro. Em sua preparação, Cillian Murphy passou um tempo convivendo com os ciganos em Birmingham para aprender sobre a cultura da comunidade.

Não há uma religião cigana. Ciganos são uma etnia e adotam as religiões dos países onde vivem. No Brasil, há ciganos católicos, espíritas, umbandistas e evangélicos.

Muitas pessoas consideram a palavra Gypsy ofensiva e preferem usar a palavra Romany para se referir a esse povo nômade. Usa-se a palavra gypsy, no sentido figurado, para significar uma pessoa que não gosta de morar no mesmo lugar durante muito tempo, mas prefere se mudar bastante, como os ciganos nômades.

Optchá é uma das saudações ciganas mais populares, principalmente na Umbanda. Em Romani a palavra significa “salve!”.

O Romani é uma língua indo-europeia do ramo indo-ariana (ao qual pertencem, o Sânscrito, o Pali, e outras línguas indianas modernas, como Hindi, Punjabi, Bengali, Nepali...) e é falada na Europa desde o século XII.

Podem ser cristãos, muçulmanos, judeus. O que faz deles um povo é uma sensação comum de não serem gadgés – como eles chamam os não-ciganos – e de se identificarem como rom, calon ou sinti.

Alguns ciganos vivem fora da lei no Brasil. Isso acontece quando ocupam terrenos de maneira ilegal, não possuem documentos, não votam e não pagam impostos como os demais cidadãos.

Originários do Noroeste da Índia, o povo que hoje é conhecido por cigano ou Rom partiu em êxodo desta região por volta do ano 1000 por razões ainda hoje não totalmente esclarecidas. Este povo espalhou-se pela Ásia e Norte da Europa num surto de migração que deu origem à denominação povo Rom.

Ela mesma, que a duquesa russa Tatiana Petrovna avisou, tardiamente, ser almadiçoada por uma cigana. “Nada nesse mundo me fariam usar o colar”, ela riu minutos antes de Grace ser morta.

Os ciganos – termo utilizado para designar grupos que se autodenominam rom, calon e sinti, entre outros – podem ser encontrados em várias partes do mundo, divididos em culturas, religiões e línguas diferentes. Alguns têm o dialeto, a profissão ou apenas a opção pela vida itinerante.

O papa Francisco repudiou a xenofobia e a discriminação contra os ciganos da Europa nesta segunda-feira (26), mas disse que eles também precisam fazer a sua parte respeitando a lei e mandando seus filhos para a escola.

A maioria dos ciganos ou Roms, falam alguma forma do idio- ma romanês, uma língua muito próxima das modernas línguas Indo-européias do norte da Índia e Paquistão.

Para ser um cigano ou cigana é necessário que ao menos um dos pais da criança seja de uma das etnias Rom, Calon ou Sinti.

O Projeto de Lei 1387/22, já aprovado pelo Senado, cria o Estatuto dos Povos Ciganos. A proposta agora em análise na Câmara dos Deputados contempla áreas como educação, saúde, esporte, cultura e lazer; prevê o acesso à terra, à moradia e ao trabalho; e determina ações afirmativas em favor dos povos ciganos.

101 Família Cigana – Povos ciganos subdividem-se em etnias (as principais, rom, calon e sinti) e formam um grupo heterogêneo. De acordo com seu padrão tradicional de fixação e deslocamento, podem ser nômades (não se fixam), seminômades (se deslocam e se fixam temporariamente) ou sedentários (fixos).

É a quiromancia, que é a leitura das mãos. Além disso, os ciganos praticam leituras de cartas, tarô e até acreditam no poder das ervas para a cura do corpo e da mente. A segunda atividade mais comum praticada pelos ciganos é a música. Inclusive o ritmo cigano já foi bem popular na Europa.

A saudação usada para o Povo Cigano é “Optchá” e “Alê Arriba”.

O Coração é a vigésima quarta carta do Baralho Cigano. Seu significado é o mais puro amor, aquele que não deve nada e nem cobra, expressa a mais delicada harmonia.