Porque a palavra científica e acentuada?

Perguntado por: llopes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

REGRA: Todas as palavras proparoxítonas ( = sílaba tônica na antepenúltima sílaba) devem receber acento gráfico: álcool, álibi, amássemos, amávamos, cágado, científico, depósito, devíamos, devidi-lo-íamos, êxodo, fôssemos, hábito, ímprobo, ínterim, ômega, pântano, plêiade, protótipo, repórteres, vermífugo...

A palavra "faísca" é acentuada por apresentar vogal "i" tônica formando hiato com a vogal anterior e estando acompanhada de "s" na sílaba. Há um hiato, pois há o encontro de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes.

São acentuadas as palavras oxítonas terminadas nas vogais tônicas fechadas grafadas -e ou -o, seguidas ou não de -s. As formas verbais oxítonas, quando conjugadas com os pronomes clíticos -lo(s) ou -la(s) terminadas com as vogais tônicas fechadas -e ou -o após a perda da consoantes final -r, -s ou -z, são acentuadas.

O "tem" é uma forma verbal da terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "ter" (ele/ela tem). Por outro lado, “têm”, com acento circunflexo, aparece na terceira pessoa do plural (eles/elas têm). "Tem" é conjugado no singular, enquanto "têm" no plural.

Regras de acentuação básicas

  1. Oxítonas. São acentuadas as palavras oxítonas que terminam em: a(s): sofá, marajás, lá, pás; e(s): você, jacarés, fé, rés; ...
  2. Paroxítonas. São acentuadas as palavras paroxítonas que terminam em: i(s), u(s): táxi, lápis, bônus; ã(s), ão(s), um(uns): órfã, sótão, álbum; ...
  3. Proparoxítonas:

Que tem intensidade, força ou proporções acima da média (ex.: descida acentuada da temperatura).

Regras de acentuação gráfica

  1. Sílaba tônica terminada em vogal tônica -a, -e e -o. Oxítonas com sílaba tônica terminada em vogal tônica -a, -e e -o, seguidas ou não de -s, são acentuadas. ...
  2. Ditongo nasal -em ou -ens. ...
  3. Ditongo aberto -éu, -éi ou -ói, seguido ou não de -s.

Relativamente a heroico, deixa de ser acentuada, uma vez que é uma palavra grave ou paroxítona. Todas as palavras paroxítonas ou graves com o ditongo "oi" na sílaba tónica perdem o acento gráfico.

Pais é um monossílabo, formado por um ditongo: pais. País é um dissílabo, formado por um hiato: pa-ís. Número diferente: Pais está no plural.

Porque açúcar se escreve com cedilha e recebe acento? Tal como a palavra casa, açúcar é uma palavra grave, isto é, a sua penúltima sílaba é pronunciada com mais intensidade.

Regra para escrita sem acento:
Não são acentuadas as palavras oxítonas terminadas em: r, l, z, x, i(s), u(s), im(ns), um(ns), om(ns). São naturalmente oxítonas, não necessitando de acentuação gráfica.

As oxítonas são palavras que têm a última sílaba como sílaba tônica. Todas as oxítonas terminadas em a(s), e(s), o(s), em, ens ou em ditongos abertos, como éi(s), éu(s) e ói(s) devem ser acentuadas. Exemplos: Após.

A falta de acentos gráficos ou a escrita indevida de um acento gráfico são considerados, também, erros ortográficos. A acentuação gráfica das palavras deverá ser sempre feita de acordo com as regras de acentuação do português.

Palavras homógrafas deixaram de ser acentuadas — ou seja, aquelas palavras que possuem a mesma grafia e pronúncia, mas significados distintos, não são mais acentuadas. Como era: pára (verbo parar), pêlo (cabelo), pélo (verbo pelar), pólo (jogo).

A acentuação distingue palavras de grafia idêntica, mas com tonicidade diferente. A acentuação serve para auxiliar a representação escrita da linguagem. Quando ouvimos, distinguimos com facilidade uma sílaba tônica de uma sílaba átona. Quando lemos, entretanto, não é tão fácil, o que pode dificultar a leitura.