Porque a paciência é uma virtude?

Perguntado por: lbittencourt7 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Paciência é uma virtude do ser humano baseada no autocontrole emocional, ou seja, quando um indivíduo suporta situações desagradáveis, injúrias e o incômodo de terceiros sem perder a calma e a concentração. A paciência é principalmente baseada na tolerância com os erros alheios ou diante situações e fatos indesejados.

A paciência nos ajuda a ter serenidade, compaixão e empatia conosco e com os demais. Com paciência, deixamos de julgar e nos revoltar, e compreendemos melhor as adversidades e problemas da existência. Assim, desenvolvemos um psicológico mais equilibrado e saudável.

William Shakespeare

A paciência é a mais nobre e gentil das virtudes.

Paciência é uma virtude do ser humano baseada no autocontrole emocional, ou seja, quando um indivíduo suporta situações desagradáveis, injúrias e o incômodo de terceiros sem perder a calma e a concentração. A paciência é principalmente baseada na tolerância com os erros alheios ou diante situações e fatos indesejados.

Em Romanos 15.4-5 está escrito: “Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança. Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus”.

A paciência nos ajuda a aproveitar ao máximo nossos talentos, a administrar a raiva, a crescer no amor e a usufruir o prazer de cada momento.

1 Qualidade ou condição de paciente; cachimônia, tolerância. 2 Virtude que consiste em suportar males, dissabores e incômodos resignadamente, sem revolta ou queixa; resignação: “– Mas, Monsenhor, dizia eu… Caluda!

quem se apressa comete erros, mas quem tem paciência alcança seus objetivos, pois, como nos ensina a Sagrada Escritura: “A paciência prova a fidelidade, e esta, comprovada, produz a esperança. E a esperança não engana”.

A paciência envolve a perseverança em continuar ou mesmo iniciar um trabalho, afinal, mesmo diante de dificuldades, haverá constância. Por exemplo, uma pessoa deve ter paciência para aprender a tocar violão, devendo se concentrar nas aulas e praticar o máximo possível.

Hoje em dia a falta de paciência tem se dado principalmente pela rotina conturbada, as várias horas de trabalho, os problemas pessoais, entre outros fatores que certamente colaboram, mas que não são os primordiais.

A paciência é a virtude que sabe esperar, porque tem seu ponto de apoio na inteligência e na compreensão das coisas. A calma na luta é sempre um sinal de força e de confiança; a violência, ao contrário, denota fraqueza e dúvida de si mesmo.

(...) Como são pobres os que carecem de paciência! Que ferida alguma vez cicatrizou que não fosse por etapas? — William Shakespeare, no livro "Otelo".

Aquele que tiver paciência terá o que deseja. Paciência e perseverança tem o efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem. A paciência é a melhor arma para suportar tudo aquilo que não depende de você. Não há lugar para a sabedoria onde não há paciência.

O dom da paciência é mais do que apenas um "dom", é uma habilidade que vem com o tempo e com a prática, com a tolerância, e é responsável por evitar conflitos desnecessários e, em muitos casos, extremamente perigosos para todos os envolvidos.

12 – A cruz invertida
Dessa maneira, no cristianismo, a cruz invertida (de São Pedro) tornou-se o símbolo da humildade e da paciência.

Dessa forma, se define paciência como a habilidade de lidar com situações adversas sem reclamar ou se estressar tanto. Já ser uma pessoa calma quer dizer que essa pessoa é tranquila no seu modo de viver e é paciente.

O texto de Romanos, capítulo 5, a partir do versículo 3, fala sobre perseverança: “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência. E a paciência, a experiência, e a experiência, a esperança.