Porque a ovelha rejeita o cordeiro?

Perguntado por: vmedeiros . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 13 votos

A rejeição entre os animais acontece por uma questão de sobrevivência, ou seja, se sua ovelha não pariu bem em função de uma baixa condição corporal, subnutrição ou qualquer outro fator que a impossibilite de sobreviver e conciliar a sua sobrevivência com produção de leite, ela não cuidará do seu cordeiro.

colostro

O colostro é imprescindível nas primeiras horas, quanto mais rápido o cordeiro ingeri-lo melhor (no máximo até 8 horas), devido à maior absorção de imunoglobulinas nesse período, conferindo a imunidade pelo mesmo.

Uma forma de fortalecer esses animais debilitados é com a ministração de colostro, principalmente nos primeiros dias de vida. Os cordeiros devem se alimentar exclusivamente de leite de ovelha até o 30° dia de vida. Depois, pode ser fornecido ao animal leite de vaca, contanto que seja respeitado um período de adaptação.

No caso de serem rejeitados pela mãe, ela pode até tentar matá-los. Por fim, mantenha a cadela sempre confortável, com água fresca e ração por perto. “Ela precisa ficar o mais sossegada possível, e ter uma alimentação adequada para amamentar os filhotes corretamente”, finaliza Mayre.

Silva Sobrinho (2001) relata que, a partir dos 56 dias, o cordeiro já tem a capacidade de um ovino adulto para digerir alimento sólido, estando apto ao desmame. Contudo, Oliveira et al. (1996) recomendam o desmame dos 70 aos 84 dias de idade e Castillo et al.

Banhos e escovação acalmam o animal. É importante não dar as costas ao carneiro e procurar manejá-lo em bando. CONSULTORA: ANNELIESE DE SOUZA TRALDI, médica veterinária professora do Departamento de Reprodução Animal da FMVZ – Faculdade de Medicina Veterinária de Zootecnia, da USP – Universidade de São Paulo, Av.

Fracos e pequenos
Em caso positivo, deve ser alimentado com sonda estomacal, realizada com uma seringa com 60 ml de colostro, de preferência da própria mãe, retirado na hora.

Os criadores reforçam que com o leite em pó não se terá as dificuldades de transporte do leite in natura, seja pelo volume ou pela durabilidade. O novo produto terá a vantagem de poder ser levado em uma carga maior, sem causar danos a sua qualidade.

7,5 litros

Já em relação à água, cada ovelha bebe cerca de 7,5 litros/dia. Ela deve estar fresca, limpa e livre de algas e outros microrganismos. Por isso, recomenda-se a limpeza dos bebedouros uma vez por mês.

- Os nascimentos devem ocorrer em pastagens limpas, baixas, sombreadas e que facilitem a observação dos animais. Não é conveniente interferir durante o parto e nem depois. - Quando o cordeiro estiver seco e firme e a ovelha mais calma, deve ser feito o corte do cordão umbilical e a sua desinfecção com tintura de iodo.

A fêmea produz em média 1,5 litro de leite por dia, sendo que o período de lactação é em torno de cinco meses e, com aproximada- mente cinco litros de leite de ovelha é possível fazer um quilo de queijo.

Para fazer o colostro artificial a pesquisadora da Emepa explica que são necessários 700 mililitros de leite de vaca e um ovo sem casca, que deverão ser batidos bem no liquidificador. Em seguida, deve-se colocar o produto na mamadeira e oferecer às crias.

Segundo Dalva, o colostro artificial pode substituir perfeitamente o colostro natural. É feito pelo produtor com o leite de cabra ou de vaca "in natura" e ovo de galinha. Deve ser oferecido às crias em mamadeiras e pode ainda ser armazenado em congelador por um período de até 30 dias.

Anemia, falta de apetite, cansaço e diarréia estão entre os principais sintomas das verminoses, assim como o surgimento de uma papeira, espécie de inchaço no queixo do animal. A doença também pode ser identificada a partir do exame de fezes.