Porque a Otan não aceita a Ucrânia?

Perguntado por: zcastro . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

A Otan vem apoiando a Ucrânia desde 2014, com treinamento militar e fornecimento de armamentos, mas, como o país não faz parte do bloco, a decisão é de que a aliança militar não participe ativamente na guerra.

A possível entrada do país na aliança militar é o principal motivo para o conflito com a Rússia. Em entrevista ao canal ABC, o presidente afirmou que a Ucrânia não deve ser vista como o “país que ficou de joelhos” para entrar na Otan.

Na questão econômica, segundo os especialistas, os ucranianos teriam pouco a oferecer à UE. "Com a integração da economia, a Ucrânia poderia oferecer produtos agrícolas, produtos do setor industrial e mineração, além da sua indústria de armamento e aeroespacial", diz Menezes.

O presidente do Comité Militar da NATO é o dinamarquês Knud Bartels, desde 2012.

As explicações para a postura de Biden devem considerar os seguintes pontos: Capacidade nuclear da Rússia e temor de consequências de uma escalada global do conflito. Papel da Rússia na economia global e na Europa, inclusive por causa do fornecimento de gás natural.

E a Rússia quer evitar isso a todo custo porque, segundo seu presidente, Vladimir Putin, o avanço da Otan até as bordas do seu território representa uma ameaça à sua segurança. Enquanto isso, a Otan afirma que qualquer país independente é livre para almejar a entrada na organização.

Sobre a ajuda militar, o país interesses muito relevantes na Ucrânia —tanto em termos econômicos (em função da importância da Ucrânia para o mercado europeu, como rota de passagem do gás russo e exportador de commodities) quanto pela sua importância como um mercado para fornecimento de armamentos.

O principal objetivo da Otan é a proteção mútua entre seus membros e seu artigo principal é o 5º, que diz respeito a isso. No caso, cada país é obrigado a socorrer outro que estiver sob ataque.

A Otan é uma aliança militar que se funda sobre um tratado de segurança coletiva, o qual, por sua vez, indica a criação de uma organização internacional com o objetivo de manter a democracia, a paz e a segurança dos seus integrantes.

Liderada pelos EUA, a Otan é uma aliança militar criada em 1949 por 12 países, incluindo Canadá, Reino Unido e França. Com a organização, seus membros assumiram o compromisso de ajudar uns aos outros no caso de um ataque armado contra qualquer Estado que fizesse parte da aliança.

A Rússia invadiu a Ucrânia com o propósito de manter sua zona de influência na porção oriental do território europeu. Um dos objetivos da ação russa é evitar que a Ucrânia ingresse na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Estados Unidos e a tensão entre Rússia e Ucrânia
Os Estados Unidos têm um papel determinante nesse contexto, pois são: a maior potência econômica e militar do mundo, portanto muito influentes; vistos como opositores da política externa russa.

Resposta: de que parte da Ucrânia se sente Russa e com a junção da Ucrânia a Otan os cidadãos Russos tbm passaria a fazer parte sem o consentimento deles, assim Putin decidiu invadir alegando que estava apenas protegendo os povo que se sente Russo.

As principais alianças militares atuais:

  • OTAN, PDSC.
  • OCX, OTSC.
  • 8 CDSA.
  • CPS.

Como faz para entrar na Otan? Para fazer parte da aliança, é preciso ser capaz de promover os princípios do Tratado de Washington de 1949 e ter capacidade e vontade de fazer uma contribuição militar para as operações da Otan.