Porque a obturação fica preta?

Perguntado por: mconceicao . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

O primeiro fator que deve ser analisado nesses casos são os hábitos dietéticos do paciente. O consumo exagerado de alimentos que contêm corantes e pigmentos favorece o aparecimento de manchas nas restaurações.

As resinas podem ser feitas na cor do dente, assim como as de porcelana, mas não são tão duradouras quanto as obturações de metal, podendo ser necessário a substituição após 5 anos, um tempo muito curto.

A primeira coisa a fazer é marcar uma consulta com o dentista para uma limpeza profissional. O profissional pode usar um dispositivo ultrassônico e instrumentos de limpeza para remover as manchas escuras e o tártaro dos seus dentes.

Em entrevista ao Sorrisologia, a dentista Cecilia Costa esclarece essa dúvida e afirma que, sim, quem tem dentes restaurados pode fazer clareamento. O procedimento tem como objetivo clarear e uniformizar a tonalidade do sorriso e costuma fazer bem à autoestima do paciente.

A obturação com amálgama
Ou até mesmo ter uma dessas na sua cavidade bucal. A restauração escura é aquela feita com amálgama, um composto formado por mercúrio, prata, estanho, cobre, dentre outros metais que costumam variar de fabricante para fabricante.

Sim. A cárie pode surgir por baixo de uma restauração antiga ou haver uma infiltração entre o dente e a restauração. Nesses casos, será necessário limpar a cárie e substituir a restauração antiga.

A restauração está alta quando ao fechar a boca este dente toca o antagonista antes dos demais. O melhor seria que percebessemos logo após o término da restauração ,pois acostumamos,normalmente, essa restauração alta pode se transformar em um problema de canal,ou até mesmo vir a fraturar o dente.

De preferência, eles devem ser brancos, brilhantes e com aparência natural . Você provavelmente está familiarizado com esta situação. No entanto, a cor da restauração é apenas um dos vários fatores que precisam ser levados em consideração quando se busca resultados estéticos surpreendentes .

No máximo, esse material dura por 15 ou 30 dias.

Obturação do dente: A obturação consiste no selamento do canal radicular, a raiz do dente, que fica dentro do osso. É diferente da restauração, que trata o problema na parte externa do dente.

Fases da doença cárie
A primeira delas é a mancha branca opaca. Essa mancha é a indicação que a cárie está na sua fase inicial. Porém é importante saber que isso pode ser revertido com a correta higienização da região. Além disso, devemos ficar atentos que nem toda mancha branca significa que estamos com cárie.

O ideal é realizar a limpeza após cada refeição, removendo a placa bacteriana. A obturação também precisa ser escovada, pois resíduos de alimentos se acumulam ao seu redor. Procure fazer isso com uma escova de cerdas macias, que terá um menor atrito sobre o material e evitará sua quebra ou soltura.

O tratamento dessas manchas pretas nos dentes, caso seja cárie, consiste na obturação. Nesse processo, o tecido infectado é eliminado e o dente é recoberto com uma substância, que pode ser amálgama, resina, porcelana ou ouro.

Resposta: O ideal é o dente não ser restaurado nunca. Porém, devido a ação da cárie e traumas de diversos tipos, o dente necessita reparos em sua estrutura, a fim de que continue exercendo sua função mastigação e estética. Não há limite para restaurar um dente.

A infiltração por cárie dentária em dente com restauração em resina é quase tão frequente quanto às infiltrações sob amálgama de prata. A remoção de toda a resina presente na restauração é a melhor opção porque a união entre a resina antiga e a nova camada reparadora não é eficaz, tampouco durável.

No caso da restauração dental feita de resina, por exemplo, esse período pode ser de 3 a 10 anos. Já com a restauração de porcelana as chances de desgastes são menores, o que prolonga o tratamento por até 13 anos.