Porque a Nokia recusou Android?

Perguntado por: imoura . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

Uma dos problemas que a Nokia enfrentou é que as exigências de hardware do Windows Phone eram elevadas. Isso impediu, ao menos inicialmente, o desenvolvimento de smartphones mais baratos com esse sistema. O Android, ao contrário, espalhou-se rapidamente em todas as faixas de preço.

A Microsoft passou a controlar a Divisão de Dispositivos e Serviços da Nokia a partir do dia 25 de abril de 2014, que foi renomeada de Microsoft Mobile Oy.

Os smartphones Nokia vêm com Android. Android puro e simples.

O sistema de hardware baseado em dispositivo da Nokia era pesado e desatualizado, mas a empresa persistiu com ele enquanto os concorrentes desenvolviam os sistemas operacionais iOS e Android baseados em software. Na época em que os telefones Nokia ofereciam o Android, a empresa havia ficado para trás.

Depois de perder o trem da modernidade, morrer para o público e ressuscitar com ajuda da Microsoft apenas para falecer novamente, a Nokia finalmente voltou ao mercado, em 2020 — dessa vez com aparelhos Android.

São Paulo – A Microsoft anunciou, nesta terça-feira, a compra da divisão de celulares e de diversas patentes da finlandesa Nokia por um total de 5,44 bilhões de euros (aproximadamente 7,17 bilhões de dólares).

A companhia também vendeu 11 milhões de feature phones no primeiro trimestre de 2021. Ou seja, um número bem superior aos 8,6 milhões registrados no mesmo período de 2020. Contudo, esse crescimento sustentado da Nokia ainda não é o suficiente para fazer a marca figurar entre as gigantes.

Com processador Unisoc e tela grande, aparelho é o sucessor direto do Nokia C10 lançado em 2021. A HMD Global anunciou o lançamento na Europa de um novo smartphone com Android 12 Go e preço acessível, o Nokia C12.

A HMD Global, responsável pelos telefones da Nokia, apresentou, nesta terça-feira (31), quatro novos celulares ao mercado brasileiro.

Em abril de 2021, a LG anunciou sua saída do mercado global de celulares, ou seja, a empresa fechou sua unidade Mobile. Apesar disso, ainda é possível encontrar aparelhos da marca à venda no Brasil.

Com foco em ser resistente, o aparelho traz certificação IP68 para resistência a água e que também permite que o smartphone seja submergido por 1,5 metros por até uma hora.

Nokia G21 (R$ 1.223)
O aparelho mais moderno desta lista foi o único lançado em 2022. O Nokia G21 destaca-se pela bateria de 5.050 mAh, com promessa de até 3 dias longe da tomada e carregamento rápido de até 18W.

Nokia G21

O melhor Nokia da atualidade é o Nokia G21. Ele apresenta três câmeras na traseira de até 50MP, bateria de 5.050 mAh, para até 3 dias longe da tomada, Android 11, armazenamento (de 64 GB ou 128 GB) com cartões microSD de até 512 GB e memória RAM de 6 GB.

Nokia 3310

Lançado mais de vinte anos atrás, o Nokia 3310 é o popular Tijolão indestrutível que muitos usuários tiveram o prazer de utilizar como celular GSM no Brasil e no mundo.

O Nokia XR20 resiste a quedas de até 1m80 (certificação MIL-STD 810H), além de aguentar até uma hora embaixo d'água (IP68). Para comprovar a resistência do smartphone, a marca convidou o jogador brasileiro Roberto Carlos e a freestyler Lisa Zimouche para a campanha de lançamento do celular.

Sendo assim, a compra da Nokia tem como objetivo fortalecer a companhia de Bill Gates e Steve Ballmer no mercado de dispositivos móveis.

Motorola Dynatac 8000X

O primeiro celular do mundo foi o Motorola Dynatac 8000X. Ele foi desenvolvido pelo engenheiro Martin Cooper, nos Estados Unidos, que realizou a primeira chamada em um protótipo em 1973.

Dispositivo possui tela de 6,55”, quatro câmeras, chipset Qualcomm Snapdragon 665, 4 GB de RAM e armazenamento de 128GB. A HMD Global anuncia hoje, 5, o lançamento do Nokia 5.3, primeiro aparelho da empresa a ser fabricado no Brasil, na planta da Multilaser em Extrema, Minas Gerais.

A Multi, antiga Multilaser, anunciou nesta semana o que a empresa chama de primeiro celular 5G brasileiro, o Multi H 5G.

Os 8 melhores celulares do mundo (2023 Atualizado)

  1. iPhone 14 Pro e Pro Max. O iPhone 14 Pro traz algumas novidades da Apple, tornando-o um tipo de early adopter especial. ...
  2. Google Pixel 7 Pro. ...
  3. iPhone 13. ...
  4. Samsung Galaxy S22 Ultra. ...
  5. iPhone 13 Mini. ...
  6. Google Pixel 6A. ...
  7. Samsung Galaxy Z Flip 4. ...
  8. Samsung Galaxy Z Fold 4.

O início da Motorola
A companhia que hoje conhecemos como Motorola foi fundada em Chicago pelos irmãos Paul e Joseph Galvin, no dia 25 de setembro de 1928. A empresa possuía na época o nome de Galvin Manufacturing Corporation, devido ao sobrenome da família de seus fundadores, e contava com apenas cinco funcionários.