Porque a Nike faz tanto sucesso?

Perguntado por: emorais . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
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O ponto forte da Nike definitivamente é o seu poder de inovação, que mantém seus clientes permanentemente engajados com a marca. Isso acontece por meio de suas grandes comunidades.

A expansão da Nike teve início em 1978, quando a companhia começou suas operações na América do Sul e na Europa. No mesmo ano, a empresa desenvolveu o departamento de futebol, investindo em marketing esportivo com diversos atletas.

O crescimento da marca só foi possível graças à experiência de Bill Bowerman – que era treinador de atletismo na Universidade de Oregon – e Phil Knight – um ex-corredor renomado. A criatividade aliada à inovação e ao espírito empreendedor dos dois visionários, foi a base para que a marca se tornasse o que é hoje.

A Nike é um símbolo de inovação. O diferencial da empresa está em vender bem-estar, e, por isso, seu core business é focado nos processos de inovação. Como foi uma das pioneiras em terceirizar a produção, a Nike se concentra em inteligência de marketing, design e inovação.

A nossa missão é: To bring inspiration and innovation to every athlete* in the world.

A Nike, além do patrocínio com os atletas, também investe em campanhas virais que promovam a igualdade entre eles e os amadores. Durante a pandemia, por exemplo, a marca lançou um vídeo, com várias imagens de profissionais e pessoas comuns treinando em casa. Igualmente, outra ação impactante foi a do dia das mães.

Solid Gold OVO x Air Jordan
Chegou a hora de você saber qual é o tênis mais caro do mundo. Avaliado em 2 milhões de dólares (10,4 milhões de reais), o Solid Gold OVO, da Nike, foi desenvolvido para o rapper Drake, utilizando ouro puro sólido de 24 quilates em sua composição.

Nike Air Yeezy 1 – US$ 1,8 milhão (R$ 9,4 milhões)

Assim, a Nike se consolidou nos últimos anos se posicionando como uma empresa que transforma clientes em fãs, que investe em atletas, que fomenta o esporte e a prática de atividades físicas através dos produtos de qualidade que vendem.

É impossível não lembrar de Michael Jordan, o gênio da NBA, que ajudou a popularizar e imortalizar a história da Nike na década de 80 e 90 e hoje tem um rol imenso de produtos no portfólio da empresa: o Air Jordan 13 Retro é um dos novos tênis que se transformaram em objetos do desejo.

O herói da Nike
Já a Nike – com vendas na casa dos US$ 850 milhões anuais - vinha ganhando força com uma série de patrocínios de atletas de ponta, associando sua marca a alta tecnologia e modernidade.

Os tênis tornaram a marca popular. Claro que, em primeiro lugar, é uma marca que oferece as melhores soluções para atletas. No catálogo da Nike você pode encontrar produtos especializados para esportes como basquete, corrida, futebol, voleibol, ioga, surf, fitness, golfe, cross-fit, tênis, esportes radicais.

Entendem-se por consumidores de produtos Nike todas e quaisquer pessoas que pratiquem esportes, sejam elas atletas profissionais ou mesmo amadores, os quais buscam apenas melhoras no condicionamento físico ou na saúde; consideram-se também consumidores da empresa aquelas pessoas que compram seus produtos somente para ...

O vencedor é nitidamente a Nike. Com maiores preços e mais vendas, ela nem precisou ser parceira da competição para ganhar essa partida milionária.

A Nike é a mais valiosa marca do setor de vestuário, segundo um ranking da Kantar BrandZ de 2021. A empresa é seguida pela Adidas e pela Zara.

Acreditamos que a diversidade de perspectivas e experiências impulsiona a inovação e a resolução de problemas. Sabemos que promover e desenvolver nossos colegas de equipe é tão importante quanto contratar os melhores talentos. Acreditamos que a NIKE, Inc.

Resposta: A tendência da Nike para produzir nesses países se justifica pela busca por mais lucros em nações que oferecem condições mais favoráveis que nos países mais desenvolvidos, tais como incentivos fiscais, salários mais baixos e facilidade para exportar.

Originalmente conhecida como Blue Ribbon Sports, o foco da empresa consistia em fornecer tênis de corrida de alta qualidade, desenhados para atletas por atletas. Seu fundador, Philip Knight, acreditava que tênis de alta tecnologia para corredores poderiam ser fabricados a preços competitivos se fossem importados.

“Just do It', a frase clássica da Nike diz, em tradução livre, algo como 'simplesmente faça'. Esta foi a declaração feita pelo assassino à beira da sua execução. Dan Wieden, co-fundador da agência de publicidade Wieden + Kennedy, revelou a origem impensável do slogan em uma entrevista feita à revista Dezeen.