Porque a NASA parou de estudar o fundo do mar?

Perguntado por: emoura . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

"É muito mais difícil trabalhar nas profundezas oceânicas porque as condições são um grande desafio para a tecnologia." Ela ressalta que, nas missões espaciais, as comunicações são extremamente limitadas.

Embora as pessoas explorem a superfície do oceano há dezenas de milhares de anos, apenas cerca de 20% do fundo do mar foi mapeado, de acordo com dados de 2022 da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, em inglês), dos Estados Unidos.

A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou na 3ª feira (10. jan. 2023) a descoberta de um novo planeta habitável, o TOI 700 e. A novidade foi apresentada na 241ª reunião da American Astronomical Society, em Seattle.

A astrônoma paulista Duília Fernandes de Mello, de 50 anos, passa suas horas olhando para estrelas, constelações e corpos celestes no espaço.

Fato é que os lápis comuns poderiam quebrar e ficar flutuando no espaço, criando um ambiente perigoso para os astronautas e componentes eletrônicos sensíveis da espaçonave.

As marés são geradas pelos astros, principalmente a Lua e o Sol, por isso são chamadas de marés astronômicas. A Lua atrai a superfície do oceano formando uma elevação de água em sua direção. Por outro lado do planeta, a força centrípeta resultante do movimento da Terra gera uma outra elevação na direção oposta.

Onde fica a base da NASA no Brasil? Agência Espacial Brasileira (AEB) é a uma autarquia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação responsável pelo programa espacial do Brasil. Ela opera um espaçoporto em Alcântara, Maranhão, e uma base de lançamento espacial na Barreira do Inferno, Rio Grande do Norte.

E se eles deixassem de existir? Imagine que os oceanos do planeta desaparecessem, deixando apenas terra e rochas no seu lugar. Mesmo sem os mares, ainda teríamos alguma água de reserva, como as dos lagos, rios, a que se encontra na forma de gelo nas calotas polares e a subterrânea.

Sexto oceano está localizado entre os mantos superiores e inferiores da Terra. Um novo estudo dá novas provas à teoria de que o planeta Terra tem um sexto oceano, além do Atlântico, Pacífico, Índico, Ártico e Antártico, e que ele corre abaixo de nossos pés.

Já o recorde de profundidade em mergulho foi obtido em 2019. Na Fossa das Marianas, o submersível tripulado Limiting Factor, comandado pelo explorador ricaço Victor Vescovo, chegou a 10.928 metros.

Oceano Pacífico

Fossa de Kermadec (Oceano Pacífico): 10.050 metros.

Identificado como TOI 700 e, ele está em uma "zona habitável", isto é, está em uma região de seu sistema planetário que permite a presença de água líquida em sua superfície, viabilizando a existência de vida.

A Nasa (agência espacial dos EUA) anunciou a descoberta de um planeta com tamanho parecido ao da Terra e que pode ser habitável. Chamado de TOI 700 e, o planeta orbita uma zona em que é possível haver água no estado líquido, crucial para a existência de vida como conhecemos.

governo federal dos Estados Unidos

Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (em inglês: National Aeronautics and Space Administration — NASA) é uma agência do governo federal dos Estados Unidos responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial.

Sobre remunerações, um astrônomo da NASA pode receber incríveis U$ 110 mil por ano, o que dá cerca de R$ 49.500,00 por mês.

A NASA é uma agência espacial norte-americana responsável pelo desenvolvimento de tecnologias aeronáuticas e exploração do espaço.

Inicialmente, deve-se esclarecer que os astronautas não tomam banho no Espaço. Quem fala sobre isso é o autor do livro The Ordinary Spaceman, Clayton C. Anderson, que passou 152 dias na Estação Espacial Internacional (ISS). Segundo consta no livro, em vez de chuveiros, a limpeza corporal é feita com toalhas umedecidas.

Como uma agência federal, a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) recebe seu financiamento do orçamento federal anual aprovado pelo Congresso dos Estados Unidos.

Luz, raios x, micro-ondas e ondas de rádio são classificadas como eletromagnéticas. O som não pode propagar-se no espaço, pois, nesse ambiente, existe o vácuo. Por não haver moléculas no ambiente, as ondas sonoras não são transmitidas, e o resultado de uma explosão no espaço, por exemplo, seria o silêncio.

A massa lunar também influencia o eixo de rotação da Terra. Sem a Lua as marés seriam irregulares e as estações do ano variariam abruptamente. Isso tudo causaria grandes problemas para os habitantes da Terra.

Quando a lua cheia e minguante estão dentro da primeira quinzena do mês teremos muita chuva.