Porque a moda vegana é tida como moda consciente?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

Outra preocupação é o impacto causado pela indústria de moda no meio ambiente. Na linha da moda vegan, destaca-se a moda que busca conscientizar as pessoas dos impactos e repensem seus modos de consumo.

Moda vegana é aquela que não inclui qualquer forma de exploração de bichos em seu processo de fabricação, como o uso de matéria prima animal e também que não incluem em seu processo nenhum produto, seja final, ou na produção da matéria prima, que tenham sido testados em animais.

Enquanto que a moda sustentável se preocupa com as formas de produção da indústria têxtil, a moda consciente é quando o consumidor manifesta em suas compras a preocupação com as questões ambientais e também sociais que envolvem a produção em massa das fast fashions.

Seu objetivo é minimizar o desperdício e a poluição, bem como promover práticas éticas na indústria. Ao mesmo tempo, a sustentabilidade na moda também defende que ela seja mais durável e atemporal, sem encorajar o consumo excessivo de roupas descartáveis.

Apesar de ser uma causa principalmente em prol dos animais, o veganismo gera diversos impactos positivos também no Planeta, por exemplo: Preserva a biodiversidade e reduz o sofrimento animal. Ajuda a reduzir o desmatamento causado pela criação de gado em massa.

Porém, a grande questão é que o veganismo não ajuda apenas os animais, e sim toda a produção envolvida por trás afinal, os impactos são enormes. Pesquisadores da Universidade de Oxford descobriram que remover o consumo da carne e de lacticínios da dieta pode reduzir a pegada ecológica até 73%.

Os pesquisadores da comissão afirmam que se as pessoas seguissem essa dieta, mais de 11 milhões de mortes prematuras poderiam ser evitadas a cada ano, as emissões de gases do efeito estufa seriam reduzidas e mais terra, água e biodiversidade seriam preservadas.

O veganismo é uma ideologia anti-crueldade e contra a dominação dos animais não-humanos, já o seu oposto – que é culturalmente predominante -, conhecido como carnismo ou anti-veganismo, legitima a exploração e o sofrimento animal em detrimento de privilégios humanos.

A moda não é você estar dentro de um padrão é sair dele, ou seja, você praticar o [veganismo na moda] é você sair desse padrão e ter um propósito. Toda essa informação vai mudar sua vida. [Moda consciente] é participar de uma nova economia mais consciente humana, colaborativa, distribuída, sustentável social e ética.

O Veganismo e a moda
Antes de tudo, moda vegana é uma moda livre de crueldade animal. Neste caso, roupas, calçados e acessórios não possuem nenhum elemento dessa origem - como couro, pérolas, lã, seda, pele, cashmere - e, obviamente, não são testados em animais.

Impactos ambientais: uma das grandes preocupações da moda sustentável está na diminuição de qualquer tipo de impacto ambiental relacionado a todas as etapas do ciclo de vida do produto. Além disso, essa técnica garante o uso eficiente dos recursos naturais, dando preferência para os renováveis.

A moda sustentável é baseada na preservação do meio ambiente em todas as suas etapas de produção, buscando, por exemplo, reduzir a quantidade de poluentes usados na fabricação dos produtos e minimizando a retirada de matérias-primas da natureza.

As roupas de segunda mão são ótimos exemplos de moda sustentável. Além da economia, essa é uma forma incrível de evitar o impacto negativo da fabricação de moda. Isso porque as roupas já existem e, portanto, não há necessidade de fabricá-las novamente.

A moda sustentável surgiu da necessidade de rever as práticas da indústria da moda do ponto de vista ecológico. Desde a etapa da produção até o descarte rápido de peças devido a necessidade de consumo exacerbado.

Na moda sustentável, os pilares fundamentais são os materiais, a produção, a durabilidade e a ética. A partir deles é possível entender como uma empresa está comprometida em promover uma indústria têxtil mais consciente e responsável. Os materiais desempenham um papel crucial na moda sustentável.

O conceito de moda sustentável começou a ser discutido no final dos anos 80 e início dos anos 90, em meio a uma crescente conscientização sobre estas questões.