Porque a metformina rejuvenesce?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 9 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

O estudo foi divulgado na PNAS, conceituada publicação de Ciência. De acordo com o artigo, a metformina aumenta levemente a produção de moléculas tóxicas de oxigênio pelas mitocôndrias - o que, paradoxalmente, deixa as células mais fortes e duradouras.

A metformina ajuda no controle glicêmico do diabetes tipo 2 através de três mecanismos:

  • Reduz a produção de glicose pelo fígado.
  • Aumenta a sensibilidade dos tecidos, principalmente dos músculos, à insulina. ...
  • Reduz a absorção de glicose pelo trato gastrointestinal.

REAÇÕES ADVERSAS: as reações adversas mais comuns com o uso da metformina são perturbações do trato gastrointestinal, como anorexia, náuseas, diarréia e desconforto abdominal. Esses efeitos ocorrem em aproximadamente 10 a 30% dos pacientes e geralmente perduram apenas nos primeiros dias de tratamento.

Quais são as melhores vitaminas que retardam o envelhecimento da pele?

  • Vitamina A: contribui para a renovação celular e a produção de colágeno. ...
  • Vitamina B: aumenta a resistência da pele. ...
  • Vitamina C: estimula o colágeno e auxilia no clareamento das manchas da pele. ...
  • Vitamina D:

A vitamina C é um antioxidante muito recomendado pelos dermatologistas, já que possui ação clareadora, combate os radicais livres e retarda o envelhecimento da pele.

A metformina pode aumentar o tempo de vida de indivíduos não-diabéticos.

Os estudos que avaliaram o efeito da metformina sob a perda de peso como desfecho principal em pacientes SEM DIABETES mostraram resultados nulos ou reduções pouco expressivas de peso, com perdas variando entre 0,5 até 2 kg em relação ao placebo.

Os principais efeitos adversos da metformina incluem os gastrointestinais. Com seu uso a longo tempo, também pode ocorrer redução do ácido fólico e vitamina B12 e efeitos de acidose láctica no contexto de diminuição crônica na função renal.

Metformina aumenta o glicogênio enquanto diminui a glicemia em ratos normais estressados por exercício.

A metformina continua sendo um agente incrivelmente seguro e barato, que é bem tolerado pela maioria dos pacientes e é realmente uma das poucas drogas no mundo que faz sentido para a prevenção do diabetes, só porque sabemos muito sobre isso e usá-lo por tanto tempo.

"Muitas vezes a gente simplesmente prescreve metformina e segue em frente." Ele descreveu que, de acordo a dinâmica canadense, o médico pode prescrever um medicamento para três meses que contemple três reposições e não voltar a ver o paciente em até um ano.

Já se noticiou que a metformina poderia contribuir para a perda de peso de pessoas não diabéticas e não resistentes à insulina. Isso, no entanto, carece de evidências científicas. Certamente esse medicamento é muito menos eficiente do que os bons remédios antiobesidade disponíveis no mercado.

Você não deve tomar cloridrato de metformina: - se tiver hipersensibilidade (alergia) à metformina ou aos outros componentes da fórmula; - se estiver com problema de funcionamento do fígado ou dos rins; - se tiver diabetes não controlada, com hiperglicemia ou cetoacidose grave.

A metformina é a medicação mais utilizada no pré-diabetes. Apesar de ser uma medicação antiga e muito segura, ela não é inofensiva. Os seus efeitos colaterais mais comumente observados são sobre aparelho digestivo e outros mais raros, como a deficiência de vitamina B12.

As vitaminas C e E são fundamentais para o clarear das manchas e para combater os efeitos do fotoenvelhecimento, aquelas manchinhas causadas pela exposição ao sol. Boas fontes de vitamina C são: abacaxi, acerola, agrião, laranja, limão, kiwi, rúcula, e espinafre.

Invista em alimentos ricos em Vitamina C como laranja, limão e mamão, além de outros que contêm colágeno: carnes, gelatinas, ovos e castanhas. O uso de dermocosméticos ajuda a incentivar a produção de colágeno. Procure produtos que contenham ativos como o Retinol e alfa-hidroxiácidos.

GH

É atribuído ao GH a função de retardar o processo de envelhecimento. Mas antes de qualquer conclusão é necessário compreender as maneiras de promover o envelhecimento saudável. O GH é uma pequena proteína produzida pela hipófise – uma glândula do tamanho de uma ervilha, situada na base do cérebro.

As frutas vermelhas são as que contêm os níveis mais elevados de antioxidantes entre todas as frutas. Aliás, elas não só ajudam a retardar o envelhecimento, como previnem danos à pele. Mirtilos e amoras são as principais opções, especialmente em sua forma in natura.

A deficiência de vitamina B12 é evitável, sendo assim, recomenda-se a realização de dosagens regulares da concentração sérica de vitamina B12 durante o tratamento prolongado com metformina.

Estes resultados sugerem alta prevalência de deficiência de vitamina B12 em pacientes diabéticos tratados com metformina. Pacientes mais velhos, em uso de metformina há muito tempo e com ingestão baixa de vitamina B12 estão provavelmente mais predispostos a essa deficiência.

Metformina pode também ajudar com sintomas de ansiedade (20). Tomar ômega-3 de ácidos gordurosos de óleo de peixe apenas, ou em combinação com vitamina D, pode diminuir os sintomas de depressão e ansiedade em pessoas com SOP (21,22).