Porque a Mesopotâmia é conhecida como o berço da civilização?

Perguntado por: rmata . Última atualização: 20 de maio de 2023
/ 5 14 votos

A Mesopotâmia é considerada um dos berços da civilização, pois abrigou os primeiros povos da humanidade que se organizaram de maneira sedentarizada. Os primeiros a fixaram-se na região foram os sumérios, por volta de 5000 a.C. Eles foram os responsáveis pela construção das primeiras cidades, como Ur e Eridu.

A civilização mesopotâmica se desenvolveu no vale dos rios Tigre e Eufrates e é considerada o berço da cultura ocidental. Daqueles povos vêm os cálculos astronômicos, a escrita, o primeiro código, as cidades-estados e muito mais. A Mesopotâmia era uma região fértil que facilitava a fixação de populações.

Grécia

Grécia, o berço da civilização.

Mesopotâmia

Mesopotâmia. A Mesopotâmia é nomeada por muitos como o berço da civilização, uma vez que parte das primeiras cidades formadas pelo homem surgiu lá. As civilizações mesopotâmicas desenvolveram-se entre os rios Tigre e Eufrates, e, por isso, ficaram conhecidas como “terra entre rios”.

A Mesopotâmia abrigou diversos povos da antiguidade, atraídos pela fertilidade do solo que era garantida pelos ciclos de cheias dos rios Tigre e Eufrates. Entre os inúmeros povos que habitaram a região, destacam-se os sumérios, os amoritas, os assírios e os caldeus.

A Mesopotâmia foi uma região localizada entre os rios Tigre e Eufrates. Atualmente, corresponde aos territórios do Iraque, Irã e Jordânia, no Oriente Médio. O termo mesopotâmia tem origem grega e significa “terra entre rios”, uma referência à sua localização geográfica.

A população mesopotâmica nasceu através das conquistas de dois principais povos: os sumérios e os acádios. Depois deles que se formaram outros, como os babilônios, assírios e hititas. As primeiras cidades da civilização mesopotâmica – Ur, Uruk e Nippur – foram construídas pelos sumérios.

Os povos da Mesopotâmia foram constituídos por dois grupos principais, os sumérios e os acádios há cerca de 3 mil anos a.C. No entanto, também fazem parte da civilização mesopotâmica os amoritas, caldeus, hebreus e hititas.

A Mesopotâmia é uma região do Oriente Médio, onde uma série de civilizações da Antiguidade oriental se estabeleceram. Os principais povos que se estabeleceram nessa região foram os sumérios, amoritas, acádios, assírios e caldeus.

Os legados culturais deixados ao mundo contemporâneo pelas civilizações que viveram na Mesopotâmia são muitos e significativos. Alguns exemplos desses legados são: a invenção da roda, das cidades, da escrita cuneiforme e do primeiro código de leis da história da humanidade.

Esse arco temporal que enquadra o período da Antiguidade orienta-se, convencionalmente, pelo florescimento e apogeu das civilizações que se desenvolveram na Europa e no Médio Oriente, isto é, as civilizações da Mesopotâmia, do Egito Antigo, os povos Hebreus, a Grécia Antiga e a Roma Antiga.

Civilização das Conchas
Eles ocuparam do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul entre 6 mil e mil anos atrás, e ficaram conhecidos pelas edificações que erguiam para sepultar seus mortos: os sambaquis.

As primeiras grandes civilizações conhecidas foram as originárias na Antiguidade Oriental: mesopotâmicos, egípcios, fenícios, persas e hebreus.

Ao contrário do Egito, que, desde aproximadamente 3200 a.C., se constituiu como um Estado centralizado, a Mesopotâmia foi dominada por sucessivos povos que impunham suas determinações aos dominados, mas sem perder as características gerais da organização da região.

Isso porque as raízes do país hoje têm origem na civilização da Grécia Antiga, considerada o berço de toda a civilização ocidental: foi na região que se iniciou a filosofia ocidental, a democracia, a literatura, a historiografia e as artes cênicas ocidentais, desde as tragédias até as comédias.

Ocupada por grupos humanos desde o período Neolítico, por volta de 4.000 a.C., algumas cidades cresceram possibilitando uma defesa militar organizada, uma centralização da autoridade e controle da população, proporcionando o surgimento da Primeira civilização, juntamente com o Egito.

aborígenes australianos

Um estudo revelou que os aborígenes australianos são a civilização mais antiga do planeta. Os seus ancestrais têm cerca de 75 mil anos.