É normal coágulos de sangue na menstruação?

Perguntado por: achaves . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

A presença de coágulos na menstruação pode ser um sintoma mais difícil de entender, mas não é algo assim tão raro. Mesmo que possa ser alarmante (ou até um pouco repulsivo para algumas pessoas), o aparecimento de “pedaços de sangue” na menstruação é normal.

E a resposta definitivamente é NÃO! Grávida não menstrua, já que com o óvulo fecundado não ocorre a descamação uterina. Sintomas parecidos com o de menstruação durante a gravidez são considerados sangramentos e é necessário procurar ajuda médica com urgência.

Causas do Sangramento Menstrual Intenso
Adenomiose: o crescimento anormal do revestimento uterino (endometriose) na parede muscular do útero, o que pode causar eventualmente menstruações intensas e/ou dolorosas. Miomas uterinos, pequenos tumores benignos do útero, que também podem causar sangramento menstrual intenso.

Quantos absorventes é normal usar por dia? Bom, considerando que as mulheres usam cerca de 20 absorventes por mês e menstruam em média por 5 dias, podemos constatar ser comum usar no mínimo 4 absorventes descartáveis por dia.

O sangramento é parecido com a menstruação, mas geralmente é mais volumoso e com coágulos maiores. Os sintomas da gravidez, como náusea e alterações nas mamas, tendem a desaparecer em poucos dias após o saco gestacional ser expelido.

Medicamentos para reduzir o sangramento intenso

  1. Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) Estes atuam reduzindo os níveis de prostaglandina que podem ser excessivos em sangramento menstrual intenso. ...
  2. Ácido Tranexâmico. ...
  3. Pílula anticoncepcional oral, DIU Mirena e outros.

Os coágulos sanguíneos são uma resposta fisiológica natural do organismo humano, que auxiliam no controle de um sangramento ou hemorragia. Quando o corpo sofre um corte ou uma lesão, as células sanguíneas se agrupam, recobertas por uma proteína chamada fibrina, de forma a interromper o sangramento.

Endometriose não costuma influenciar no fluxo da menstruação
“É muito improvável que uma alteração de fluxo menstrual tenha como causa a endometriose, pois nessa doença, o sangramento anormal ocorre dentro da cavidade pélvica e não na via vaginal”, afirma a ginecologista e obstetra Raphaella Bristot Silveira.

Há aquelas que têm um fluxo menstrual pequeno e de curta duração, que pode se parecer com sangramentos que ocorrem durante a fase inicial da gravidez. Portanto, não é incomum encontrar casos de mulheres que sangram durante os primeiros meses de gestação e acham que estão menstruando normalmente.

A médica explica que a gravidez silenciosa ocorre quando a mulher não apresenta os sinais comuns de uma gestação, como por exemplo, atraso menstrual, enjôos matinais, alterações nos seios e ganho de peso. “A paciente até sente alguma coisa, mas não associa à gravidez”, afirma.

Não. Mulheres grávidas não menstruam. Entretanto, alguns sangramentos podem acontecer. O que pode ser frustrante e confuso.

O sangue saudável também tem sua cor uniforme durante todo o ciclo. E não tem aquela coloração vermelho-escuro, meio marrom ou preto e com aspecto coagulado e de sangue pisado. Segundo pesquisas, a alteração da cor está relacionada a algum problema em nosso corpo.

De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), é considerado uma menstruação normal quando o fluxo menstrual dura até 8 dias, onde o ciclo varia entre 24 e 38 dias. A partir dessa informação, qualquer sangramento fora dessas características deve ser considerado anormal.

O sangramento pode ser leve ou intenso, constante ou com pausas, geralmente não associado a sintomas de tensão pré-menstrual, retenção líquida ou cólicas, embora algumas vezes a paciente relate cólicas devido a passagem de coágulos pelo canal cervical.

QUANDO DEVO PROCURAR UM MÉDICO? Se tiver sangramento intenso associado aos seguintes sintomas: Fraqueza. Muito cansaço.

A gente que menstrua sabe que sempre rola aquela tensãozinha básica de o absorvente não dar conta do fluxo e vazar. Sim, isso pode acontecer e, veja bem, não é motivo algum de vergonha – menstruar é supernatural. Mas a gente também sabe que essa situação pode causar um certo desconforto.

O exame de ultrassom poderá confirmar a interrupção da gravidez, ao identificar na imagem a falta de batimentos cardíacos e de movimentação do bebê. Pode ser também que o feto não apareça na ultrassonografia, caso já tenha sido eliminado pelo útero materno.

Se você notar um sangramento de escape na data em que seria o início da menstruação e suspeitar que está grávida, faça um teste de gravidez. Se estiver grávida, converse com seu médico e mencione qualquer sangramento que você tenha, apenas para excluir outros fatores.

Isso faz com que a menstruação possa demorar 40 ou mais dias para voltar. Três anos após a menarca, cerca de 95% das mulheres já se encontram com o ciclo menstrual mais ou menos regularizado. Porém, variações ainda podem ocorrer até 5 ou 7 anos após o início da menstruação.