Porque a medicina de Cuba é a melhor?

Perguntado por: uesteves . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 14 votos

Cuba (o décimo país na lista), além de ter uma das melhores faculdades de Medicina do mundo, fornece também um excelente sistema de saúde preventiva. A vantagem dessa estratégia é que muitas doenças são evitadas ou percebidas com antecedência, o que facilita o tratamento.

Como é a Medicina em Cuba
O modelo cubano de formação médica segue o modelo flexineriano clássico, que é o modelo norte-americano, o mesmo seguido também pelas universidades do Brasil. O diferencial na formação cubana é a intensiva formação prática: 75% da carga horária é hospitalar.

Medicina avançada: 7 países mais bem desenvolvidos no setor

  • EUA: 33 hospitais;
  • Alemanha: 14;
  • Itália: 10;
  • França: 10;
  • Coreia do Sul: 8;
  • Japão: 7; e.
  • Espanha: 7.

Em termos de classificação no ranking QS América Latina 2021, a instituição é a mais bem posicionada do país, ocupando o 28ª lugar.

  • Escuela Latinoamericana de Medicina (ELAM) ...
  • Universidad de Oriente Santiago de Cuba. ...
  • Universidad Central Marta Abreu de Las Villas. ...
  • Universidad de Ciencias Médicas de Cienfuegos.

Em caso de aprovação, o que acontece com cerca de 3% dos que aplicam, você acessa a chamada Harvard College, com duração de 4 anos. Harvard exige um score 8 para Medicina, apenas 2% de quem faz o IELTS atinge esse nota.

O país que tem o melhor sistema de saúde do mundo é Taiwan. Lá, foi desenvolvido um sistema de cartões inteligentes, que compilam todo o histórico médico dos cidadãos desde o nascimento. Dessa forma fica muito mais fácil o diagnóstico de possíveis problemas de saúde.

Mesmo com um aumento salarial decretado pelo governo em 2019, um médico especialista ganha em média valores entre US$ 740 e US$ 840 por ano.

A lista se encontra assim: Cingapura, Hong Kong, Taiwan, Coréia do Sul, Israel, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia, Tailândia e Japão.

A Noruega, os Países Baixos e a Austrália ocupam o topo da lista dos melhores sistemas de saúde do mundo, de acordo com um estudo recente elaborado pela fundação norte-americana.

6 anos

O ensino de medicina em Cuba dura 6 anos e meio. Nos primeiros quatro meses que antecedem o início das aulas (que começam em setembro), todos os alunos passam pelo chamado “pré-médio”, ou pré-medicina.

Até o fim de 2014, após seguida essa ordem de preferência, dos 14.462 médicos contratados, a maioria acabou sendo formada por médicos cooperados: 11.429 profissionais. Outros 1.187 eram brasileiros ou estrangeiros formados no exterior. E 1.846 eram médicos que haviam cursado Medicina no Brasil.

Estados Unidos

Estados Unidos
Os Estados Unidos são uma referência mundial em educação superior, pesquisa e inovação. Isso não é diferente quando o assunto é medicina. As melhores universidades do ramo de saúde ficam nos EUA. Alguns exemplos são bem conhecidos, como Harvard e Stanford.

1 | UFERSA
A faculdade de Medicina menos concorrida do Brasil é a da UFERSA (Universidade Federal Rural do Semi-Árido), de Mossoró, no Rio Grande do norte.

Hipócrates é respeitado até nossos dias como o 'pai da medicina', o que mostra ainda hoje sua obra ser atual.

A Argentina, sem dúvida, oferece a melhor relação custo-benefício para os brasileiros que querem estudar Medicina.