Porque a massa corrida trinca?

Perguntado por: amartins7 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 16 votos

Geralmente, isso ocorre devido à saída de água da parede (quanto mais líquido se mistura na massa, maior será a retração). O processo pode ser acelerado se o local estiver exposto à baixa umidade do ar, muitos ventos, temperatura elevada etc.

Dilatação e retração são os motivos principais para que o piso de cimento queimado fissure rapidamente.

Após ter esperado a secagem da massa, utilize um selador acrílico para eliminar qualquer possibilidade da parede umedecer novamente. Para essa etapa, você pode utilizar a Suvinil Selador Acrílico. Caso não tenha usado a massa corrida, prefira usar um fundo selador.

Alguns cuidados são essenciais para evitar o surgimento de rachaduras ou trincas na parede. No caso de imóveis ainda na fase de construção, a recomendação é molhar bem a superfície onde será aplicada a massa do revestimento. Além disso, é imprescindível a utilização de materiais de qualidade.

As rachaduras nas paredes são bastante comuns, mas não podem ser ignoradas, um problema superficial pode se tornar um risco mais grave. Por isso, é sempre bom ficar atento à estrutura da sua casa e corrigir qualquer sinal de trinca que aparecer.

Após a aplicação da segunda demão a parede estará pronta para pintura, sendo necessário aguardar cerca de 3 horas. Vale lembrar que, em ambos os casos, antes de pintar, é preciso lixar a parede (após a secagem da massa), usando lixa fina e limpar, para retirar o pó e então poder dar início à pintura.

Com os materiais em mãos, basta colocar um pouco de massa corrida na desempenadeira ou na espátula, espalhando o produto de maneira uniforme, em camadas finas. Assim você deverá cobrir defeitos, furos e rachaduras, constantemente retirando o excesso de massa e verificando se a parede está ficando lisa e sem ondulações.

Tente deixar a massa nivelada com a parede e espere 24 horas para secar. Agora, você só vai precisar lixar o local para retirar os desníveis e dar acabamento. Caso ache necessário, você também pode usar uma tela “tapa trinca”. Ela deve ser colada por toda a rachadura e, depois, coberta por uma massa de tratamento.

Deve ter ocorrido algum problema na fundação ou em alguma viga. Nesse caso você precisara sair da casa e chamar um engenheiro ou acionar a defesa civil do município com urgência. Se a trinca estiver na vertical ou na horizontal, geralmente, são superficiais e menos preocupantes.

A propagação da trinca ocorre quando o material está submetido a tensões trativas que resultem em tensões acima do limite de escoamento na ponta da trinca. As trincas se propagam a partir da atuação das tensões dinâmicas sobre o material quando estas assumem valores acima do limite de escoamento do material.

Durante a construção, não se esqueça de pedir para ele verificar se sua parede está reta em três sentidos: vertical (checando o prumo), horizontal (verificando o nível), e ângulo no encontro de duas paredes (checando o esquadro), que geralmente deve ter 90 graus.

A massa corrida, depois de aberta, poderá ficar armazenada e conservada por mais ou menos dois meses sem a necessidade de qualquer aditivo.

Nada impede que você aplique um selador ou um fundo preparador, mas geralmente não há esta necessidade e a aplicação da tinta pode ser feita diretamente sobre a massa corrida que já deve ter sido devidamente lixada e está pronta para acabamento final.

Espere secar conforme o tempo indicado na embalagem (geralmente 3 horas) e aplique a segunda demão, fazendo o mesmo procedimento. Ao final do tempo de secagem, use a lixa mais fina para dar acabamento. Passe um pano para retirar o pó e pronto! A parede está pronta para receber pintura.

Suvinil Selatrinca preenche as trincas de paredes de alvenaria por meio de partículas emborrachadas, que combate infiltrações. É um produto com elasticidade, que acompanha a movimentação natural das trincas e fissuras. Repara Trinca Quartzolit é uma massa acrílica elástica para a correção de fissuras e trincas.

As trincas favorecem o acúmulo de resíduos de alimento, que são consumidos por bactérias. Nesse processo, elas liberam ácidos que lesionam os tecidos dentários, formando os pontos de cárie. Eles podem ser mais superficiais ou profundos, dependendo da profundidade do trincado.

Para rachaduras dinâmicas/ativas, decorrente das falhas na construção, Rejane indica as seguintes providências:

  1. Abrir a trinca/fenda em formato V;
  2. Preencher o vão com um vedante acrílico;
  3. Dependendo da espessura, aplicar uma tela de poliéster sobre a trinca/rachadura;
  4. Aplicar o reboco e massa corrida.

A trinca, que vem na sequência, ocorre quando esta abertura aumenta (entre 1 e 3 mm) a ponto de dividir a estrutura, como as paredes, em duas partes distintas. Já as rachaduras são caracterizadas por aberturas (acima de 3 mm) através das quais podem passar o vento e a água das chuvas, por exemplo.

Quando os esforços, na zona de concentração, são maiores do que a resistência do material, aparecem as trincas e fissuras. As fissuras de origem térmica ocorrem principalmente devido a movimentação na junção de materiais, os quais possuem capacidades de dilatação distintas entre si.