Porque a máquina de lavar roupa dá choque?

Perguntado por: rfarias3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

É muito comum choque elétrico na máquina de lavar quando há um problema elétrico na residência. Ou seja, pode ser um problema no aterramento, passando fuga de corrente elétrica para o aterramento da residência. Consequentemente, a máquina de lavar, que está conectada a este aterramento, recebe esta corrente elétrica.

Como atesta o gerente da Copel, nos aparelhos que continuam a funcionar mesmo com a porta ou tampa aberta, não é indicado colocar a mão ou o braço na água depois de ligado o sistema, pois pode ser fatal. “O agravante é a presença da água. É como o chuveiro elétrico.

Em modelos que não possuem trava da tampa e também não travam bruscamente o tambor ao ser interrompida a centrifugação, podemos sim abrir a tampa durante o funcionamento sem prejuízo ao equipamento.

Use um amaciante de roupas de boa qualidade.
A maioria dos amaciantes de tecidos são surfactantes à base de catiônicos que são à base de óleo. Usar um amaciante de roupas de boa qualidade pode ajudar a controlar as cargas estáticas que se acumulam no tecido.

As manifestações da eletricidade estática são observadas, principalmente, em locais onde a umidade do ar é muito baixa, ou seja, locais secos. Ao manusear um agasalho de lã sintética, por exemplo, é possível ouvir pequenos estalos que ocorrem em razão das descargas elétricas que acontecem entre seus fios.

Lave à mão suas roupas delicadas
Roupas delicadas são o primeiro exemplo do que não deve ser lavado na máquina. Peças de renda, seda, lã, veludo, bordado, meias-calças, dentre outras, compartilham essa característica, essa fragilidade, o que as torna vulneráveis dentro de uma máquina de lavar.

A maioria dos materiais, como algodão ou poliéster, pode ser colocada na máquina, mas é importante olhar na etiqueta do produto se há alguma restrição de lavagem. Não ultrapasse o peso recomendado pela máquina, pois os tecidos incham quando entram em contato com água e sabão.

Fazer isso não prejudica o funcionamento da máquina de lavar. As lavadoras não param de funcionar instantaneamente quando você aperta o botão desligar. Dessa forma, o motor não trava, pelo contrário, ele diminui a velocidade e para dentro de alguns instantes.

Outro caso, é a residência sem aterramento adequado, ou seja, é necessário que a casa tenha um aterramento. A fim de evitar choques elétricos na máquina de lavar, uma vez que o aterramento traz uma proteção maior. O uso de adaptadores de tomada, também, é uma das causas para choques elétricos na máquina de lavar.

Entende-se, porém, que o ideal é limitar o uso da máquina a uma vez por dia, duas, se muito necessário, sempre respeitando sua capacidade máxima. Além disso, para evitar o consumo desnecessário, é recomendável que você tenha um cronograma de limpeza, é super simples de fazer e nós ensinamos aqui nesse post.

Por que a placa interface queima? Olha, têm algumas razões que contribuem pra placa interface queimar. A principal é o desgaste pelo uso, já que os botões da máquina de lavar precisam ser pressionados e, com o tempo, ajuda a quebrar a peça na parte de dentro. Outro motivo é a umidade.

Então, deixe “maturar” por não mais que 1h. É o tempo ideal para que a sujeira se descole dos tecidos, mas não é tanto tempo a ponto de ir desbotando suas roupas.

Sobrecarregar a máquina
É natural querer se livrar da tarefa o mais rápido possível, mas encher a máquina de roupa não vai ajudar, uma vez que ficará mais difícil de o sabão alcançar todas as partes dos tecidos e também pode atrapalhar na hora da centrifugação.

Afinal, durante quanta horas é que as roupas podem ficar no interior da máquina de lavar? A especialista em ciência dos tecidos, Lucinda Ottusch, explicou ao The Mirror que podem ficar, mas não mais do que um intervalo entre oito e 12 horas.

COMO EVITAR A DESCARGA ELETROSTÁTICA? O aterramento é a forma mais comum e eficiente de evitar esses danos, mas outras medidas podem ser tomadas, como escolher um piso com isolamento, usar calçados com solado de borracha e não ter por perto objetos com alta concentração de cargas.

Se é energia eletrostática basta que a pessoa toque em um corpo aterrado (por exemplo, uma torneira, uma janela metálica, …) e o excedente de carga elétrica será conduzido para fora do corpo da pessoa.