Porque a madeira e renovavel?

Perguntado por: rcastro4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Isso porque, ao final da vida da árvore, o carbono continua retido por longos períodos na madeira. Desta forma, se for sujeito a qualquer tipo de decomposição, pode retornar ao ambiente.

As fontes não renováveis são aquelas que possuem uma reserva limitada em nosso planeta e que não se regeneram - ou que levam milhares de anos para isso. O petróleo talvez seja o exemplo mais conhecido, assim como os minérios e o gás natural.

água

Um dos principais recursos encontrados no território brasileiro é a água, sendo que o Brasil tem 12% das águas superficiais disponíveis no planeta. Além disso, 90% do país recebe chuvas com regularidade, e contamos com uma das maiores reservas de água doce do mundo.

O processo é simples: o vapor gerado no processo de combustão passa por uma turbina a vapor; que então aciona um gerador elétrico e produz energia. Energia essa que está, dessa forma, pronta para abastecer o processo fabril.

O carvão vegetal é obtido a partir da queima ou carbonização da madeira. Esse produto está muito presente no nosso dia a dia, como matéria-prima combustível para aquecedores, lareira, churrasqueiras e fogões a lenha.

Dentre os usos mais comuns, estão as confecções de móveis, tábuas para construções civis, produção de artigos de luxo, instrumentos musicais, palanques, pisos laminados, fabricação de barcos, além de muitos outros produtos.

A madeira é um material produzido a partir do tecido formado pelas plantas lenhosas com funções de sustentação mecânica. Sendo um material naturalmente resistente e relativamente leve, é frequentemente utilizado para fins estruturais e de sustentação de construções.

A madeira pode ser definida como sendo o tecido lenhoso das árvores, ela é o principal produto mercantil florestal. É obtida do corte das árvores, é preciso que a extração seja feita em florestas controladas, onde apenas uma pequena fração das árvores é cortada para evitar o desmatamento em larga escala.

De forma resumida, recursos renováveis são aqueles elementos presentes na natureza que podem ser consumidos ou utilizados e que não acabam, sendo possível se recompor dentro de um determinado período. Os principais exemplos de recursos naturais renováveis são a energia solar e eólica.

São exemplos de fontes renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do Sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra) e maremotriz (energia das marés e das ondas).

São exemplos de recursos naturais renováveis: a luz solar, os vegetais, o vento. Os recursos naturais renováveis são aqueles que se renovam na natureza, existindo em abundância. Normalmente, esses recursos não se esgotam com facilidade devido ao tempo de renovação e sua facilidade de renovação.

Foquemos nos principais minérios: bauxita, cobre, estanho, ferro, manganês, nióbio, níquel, ouro, e, também abordaremos o petróleo. Iniciemos pelo petróleo, onde somos o 13° maior país do mundo em reservas, estimadas em 20,273 bilhões de barris (reservas 3P – provadas, prováveis e possíveis).

A água é, sem dúvida alguma, um dos recursos mais preciosos do nosso planeta. Cerca de 71% da superfície da terra é composta por água no estado líquido, sendo que mais de 95% dela encontra-se nos oceanos, na forma de água salgada.

Qatar é o país

Qatar é o país mais rico do mundo! Um país rico em recursos naturais que trabalha coma exploração de petróleo e gás natural. O seu PIB per capita anual é de 109.425 euros.

As consequências são graves: perda de biodiversidade, aumento do risco de extinção de animais silvestres e perda dos serviços ecológicos prestados pela floresta, como a manutenção do clima e do ciclo hidrológico.