Porque a luz pode ser considerada uma onda eletromagnética?

Perguntado por: dneves . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

A luz é um tipo de onda eletromagnética visível, formada pela propagação em conjunto de um campo elétrico e um magnético. Como é característico da radiação eletromagnética, a luz pode propagar-se através de diversos meios e sofrer alterações de velocidade ao passar de um meio de propagação para outro.

Um fóton, a unidade básica da luz, pode se comportar como uma onda semelhante a uma onda d'água, ou como uma partícula do tipo de uma bola de bilhar, dependendo da situação. Quando um fóton atinge um metal, ele age como uma bola de bilhar, esbarrando e expulsando elétrons do metal.

O espectro eletromagnético é composto por todas as variedades de radiação do universo. Os raios gama têm a frequência mais alta, enquanto as ondas de rádio têm as mais baixas. A luz visível está, aproximadamente, no meio do espectro e abrange uma fração muito pequena do espectro todo.

Uma das maneiras de produzir ondas eletromagnéticas é fazer com que os elétrons que estão em um fio condutor oscilem. Isso pode ser feito com a ajuda de uma antena em forma de dois fios retos, conectados a um gerador elétrico.

Ondas eletromagnéticas são formadas pela oscilação dos campos elétrico e magnético, são transversais, tridimensionais e propagam-se pelo vácuo. São tipos de ondas eletromagnéticas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e radiação gama.

A energia eletromagnética é a quantidade de energia armazenada numa região do espaço que podemos atribuir à existência de um campo eletromagnético, isto é, um campo magnético e um campo elétrico que se mostram em função da intensidade dos campos.

A luz se propaga em linha reta no vácuo. A razão para a propagação retilínea é que como a luz é composta por fótons, a tendência dessas partículas ao se moverem no vácuo, sem colisões, tendem a se manterem num movimento retilíneo e uniforme.

A luz é um movimento ondulatório que possui frequências muito altas (cerca de 1014 hertz) e cada cor que compõe a luz branca possui uma frequência diferente.

Ondas Tridimensionais: conseguem propagar-se nas três direções do espaço simultaneamente. Por exemplo: o som e a luz são ondas de propagação tridimensional.

Elas não transportam o meio em si, apenas energia através dele (na forma de vibrações): O som precisa de um meio material para se propagar, ou seja, ele não se propaga no vácuo. Em contrapartida, a luz é um exemplo de onda eletromagnética. Esse tipo de onda não depende de um meio material para se propagar.

Ondas eletromagnéticas são oscilações formadas por campos elétricos e magnéticos variáveis, que se propagam tanto no vácuo quanto em meios materiais. Elas são ondas tridimensionais e transversais que viajam na velocidade da luz, transportando exclusivamente energia.

As propriedades primárias da luz visível são intensidade, direção de propagação, espectro de frequência ou comprimento de onda e polarização. A sua velocidade no vácuo, 299 792 458 metros por segundo (m/s), é uma das constantes fundamentais da natureza.

Geralmente, a luz visível é definida como os comprimentos de onda que são visíveis para a maioria dos olhos humanos. A luz visível é um tipo de radiação eletromagnética, que é transmitida em ondas ou partículas em diferentes comprimentos de onda e frequências.

Essa atração elétrica é devida aos próprios componentes dos átomos: elétrons e prótons. As cargas elétricas produzem um campo de força capaz de atrair ou rejeitar outras cargas elétricas à distância.

As ondas eletromagnéticas podem se propagar no vácuo e também num meio material.