Porque a luz fica fraca e piscando?

Perguntado por: emelo . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Isso significa que o dimensionamento dos circuitos elétricos está incorreto e aparelhos que consomem muita energia geram uma queda de tensão que causa o efeito. Diversos problemas são decorrentes: redução da vida útil dos aparelhos, aumento de consumo, aquecimento dos cabos e até incêndios!

Lâmpadas piscando podem colocar a segurança dos moradores em risco, uma vez que pode gerar curto circuitos. O curto circuito pode parecer simples a princípio, porém, tem a capacidade de resultar desde pequenos até grandes estragos, consequentemente queimando aparelhos eletrônicos e causando incêndios, por exemplo.

Quando uma flutuação de potência acontecer – usualmente é percebida porque as luzes ficam fracas ou piscam –, entre em contato com a concessionária para comunicar o incidente. Em seguida, desligue as luzes e todos os aparelhos, exceto os que forem absolutamente necessários.

A eletricidade de meia fase pode apresentar alguns problemas no sistema elétrico, como a falta de luz, o que pode danificar os aparelhos elétricos da residência. Por isso, é importante contratar os serviços de uma eletricista qualificada para resolver esse tipo de problema.

Se você deixar a sua lâmpada de LED ligada por uma hora, por exemplo, e pegar no drive dela, será possível perceber que sim, ela esquentou. E todo componente de calor precisa de ventilação, então é necessário o gerenciamento de calor. Se a sua lâmpada está esquentando muito, pode fazer com que seu LED comece a piscar.

Quando a lâmpada acende e apaga sozinha, uma das razões principais é o que chamamos de “retorno do neutro”, devido ao acúmulo de sujeira ou até mesmo por uma ligação feita de maneira incorreta.

Se a sua instalação elétrica estiver fora dos padrões técnicos adequados, com todos ou vários aparelhos ligados ao mesmo circuito que o chuveiro, deve ocorrer uma queda de corrente em todos os aparelhos quando o chuveiro elétrico for ligado, e aí é justamente nas lâmpadas que essa queda é mais perceptível.

Geralmente a fase costuma cair quando queima uma lâmpada ou pelo mal contato dos fios de um eletrodoméstico. Também é possível que a instalação seja velha e não aguente a potência necessária para o funcionamento do aparelho.

Retire os aparelhos da tomada
Essa é clássica, mas não tem erro. Tirar os aparelhos da tomada é uma ótima maneira de protegê-los da oscilação energética. Principalmente quando tempestades estiverem atingindo sua região, afinal, é quando se está mais propenso para a queda de descargas elétricas.

Confira o que você pode fazer!

  1. Controle o estresse. ...
  2. Pratique atividade física. ...
  3. Melhore a qualidade do seu sono. ...
  4. Mantenha uma dieta saudável. ...
  5. Beba mais água. ...
  6. Evite fumar e ingerir bebida alcoólica. ...
  7. Pratique ioga ou meditação.

5 sinais de que sua rede elétrica está com problemas

  1. 1) Cheiro de queimado.
  2. 2) Choques.
  3. 3) Aquecimento das tomadas.
  4. 4) Quedas de energia repentinas.

Segundo a NBR-14136, olhando a tomada de frente, notamos o pino central um pouco acima dos outros dois pinos. Este é o TERRA. O cabo de NEUTRO deve estar no pino da ESQUERDA. A FASE está no pino à DIREITA, no caso de uma instalação monofásica.

Se o circuito elétrico voltar a funcionar, pode ser defeito em algum aparelho mesmo. Caso você não encontre evidências, pode ser problema no circuito que está recebendo muita corrente elétrica. Tente diminuir essa carga, desconectando aparelhos da tomada, por exemplo.

Saber do corte de energia ao perceber a ausência de luz
A primeira forma de saber que a energia foi cortada é percebendo a ausência dela em sua residência. Porém, o correto é que você já espere que isso aconteça, afinal você deve ser notificado(a) em até 15 dias antes do corte.

Se a luz da sua casa enfraquece ou pisca quando você liga o micro-ondas, chuveiro, ferro de passar ou qualquer outro eletrodoméstico, cuidado! Isso significa que o dimensionamento dos circuitos elétricos está incorreto e aparelhos que consomem muita energia geram uma queda de tensão que causa o efeito.

50 mil horas

Quanto tempo dura a lâmpada de LED? Normalmente, as lâmpadas de LED podem durar até 2,5 vezes mais que lâmpadas fluorescentes. Sendo assim, podemos dizer que boas lâmpadas de LED tem durabilidade entre 25 até 50 mil horas, em condições de uso e operação normal.

Aí o fenômeno acontece porque essa fase fica ligada direto no bocal/receptáculo da lâmpada e acaba ocorrendo uma espécie de “fuga” de um resíduo de eletricidade. Dentro de um Eletroduto existem vários cabos elétricos que fazem parte de circuitos distintos, há o retorno que vai até a lâmpada e a fase de uma tomada.