Porque a luz do banheiro pisca quando liga o chuveiro?

Perguntado por: ecamilo . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 13 votos

Possivelmente a melhor explicação para que a lâmpada pisque no momento em que você liga o chuveiro é que não foi realizado o correto dimensionamento dos circuitos elétricos da sua casa.

Circuito Sobrecarregado
Você notou que as luzes começam a piscar, ou diminuir quando um eletrodoméstico (como seu ar condicionado ou máquina de lavar) é ligado? Seu problema pode ser um circuito sobrecarregado, o que significa que esses aparelhos estão puxando mais corrente elétrica do que o circuito pode suportar.

fenômeno que a meia fase né que falam. a própria falta de fase que. causa essa minha fase a sua lâmpada vai estar com brilho menor. em alguma fase por exemplo você vai estar cobrindo normal então assim tudo que tiver ligado nessa fase continua normal e nessas duas fases vai reduzir pela metade né.

Queda Abrupta ou Oscilações de Energia
Causa: Provocado pela partida de grandes cargas, mudança de rede, falha de equipamentos na rede, descargas elétricas e energia insuficiente para a demanda.

Se um fio encostar em outro (fase e neutro, por exemplo), não havendo um aparelho para entregar a energia, mas sim um percurso de muito baixa resistência, a corrente torna-se intensa a ponto de colocar em perigo a instalação.

Além da função de falta de fase, alguns relés falta de fase também são capazes de identificar:

  1. A inconsistência de uma das fases.
  2. A sequência incorreta das fases.
  3. A assimetria nos ângulos de defasamento das fases.
  4. A tensão incompatível com os níveis mínimo e máximo.
  5. A falta do neutro.

Vale dizer que, após a oscilação de energia, o correto a se fazer é esperar por alguns minutos, até que a energia se estabilize. E depois, ligar as tomadas, uma de cada vez. O ideal é criar um intervalo de 15 minutos para religar um equipamento e outro.

Disjuntores desarmando com frequência, oscilação da energia elétrica e rede elétrica emitindo muito calor indicam uma provável sobrecarga na instalação ou fiação obsoleta.

5 sinais de que sua rede elétrica está com problemas

  1. 1) Cheiro de queimado. Sentiu cheiro de queimado ou ouviu algum estouro? ...
  2. 2) Choques. Levou um choque ao plugar um aparelho na tomada ou ligar o chuveiro elétrico? ...
  3. 3) Aquecimento das tomadas. ...
  4. 4) Quedas de energia repentinas.

oscilação no nível de tensão (que na maioria das. casas do País é de 110 ou 220 volts). A oscilação no nível de tensão é percebida, por. exemplo, quando as luzes ficam fracas ou piscam.

Como identificar fuga de corrente no neutro? Muito simples amigo. Se houver carga no circuito,haverá corrente circulando,portanto o neutro estará energizado. Agora se o circuito da sua casa está desligado,e mesmo assim há corrente no neutro.

Um exemplo simples de fuga de energia é quando o fio de uma geladeira – ou qualquer outro aparelho – está desencapado ou isolado de forma errada. Essa má instalação faz com que existam brechas por onde as correntes elétricas possam escapar e, como consequência, tocar nessa geladeira pode dar choque.

Quando ocorre uma falta de fase, o relé de proteção desliga o contator responsável por alimentar o motor elétrico antes que ocorram danos irreparáveis. Os relés de proteção contra falta de fase são muito baratos, e por isso tentem a reduzir o custo total de instalação/manutenção dos equipamentos.

O relé falta de fase é um equipamento fundamental para sistemas trifásicos, pois garante que a carga do motor esteja sempre alimentada pelas três fases, de forma a evitar a destruição total do motor ou equipamento nele aplicado.

A sobrecarga do sistema é o motivo mais comum para um disjuntor desarmar. Isso é muito comum em casas antigas onde as instalações não foram atualizadas ou o circuito pode estar sobrecarregado devido à instalação de novos equipamentos com potência superior ao que foi previsto no projeto.

A queda de tensão geralmente está associada ao mau dimensionamento dos condutores elétricos. Mesmo com as excelentes características de condução de eletricidade do cobre, deve-se considerar que os cabos possuem resistência elétrica, isto é, ocorrerão pequenas perdas de tensão no condutor.

A sobrecarga da rede elétrica é o motivo mais comum para um disjuntor desarmar. Isso é muito comum em casas antigas porque as instalações não foram projetadas para ligar tantos equipamentos que demandam energia.

Os fabricantes costumam estimar a vida útil da fiação entre 20 a 25 anos, mas há condutores em perfeito estado com até 50 anos de uso. Por isso, o ideal é contratar um especialista para realizar inspeções periódicas nas instalações elétricas: a cada cinco anos em edificações residenciais e três anos nas comerciais.