Porque a luz da injeção eletrônica acendeu no painel?

Perguntado por: ijaques . Última atualização: 27 de maio de 2023
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Existem algumas situações comuns que deixam a luz de injeção acesa e na maior parte dos casos, elas estão relacionadas aos componentes e peças do sistema de alimentação do motor. Defeitos nas velas ou cabo de velas, bicos injetores, bobinas ou sensores estão entre os principais motivos de luz da injeção acesa.

A luz de alerta EPC indica um problema no sistema de controle eletrônico do motor. Pode ser um problema no pedal do acelerador, no corpo da borboleta, no sistema de controle de tração ou em algum componente eletrônico de todo esse sistema.

A maioria dos problemas na injeção eletrônica que afetam o motor está relacionada a um bico injetor de combustível entupido ou sujo. No entanto, às vezes um bico injetor de combustível ruim pode borrifar muito combustível no sistema de combustão, e isso é tão ruim quanto borrifar muito pouco de combustível.

O serviço de inspeção e limpeza de injeção custa entre R$ 100 e R$ 190, dependendo do tipo de equipamento utilizado para a retirada das impurezas do bico (descarbonização ou ultrassom, que é mais caro).

Isso não significa que há algum problema, mas sim que a verificação padrão do sistema está sendo feita. Se, após isso, a luz da injeção eletrônica acender e apagar significa que foi registrado algum problema no sistema de injeção eletrônica. Às vezes, pode ser até mesmo o combustível adulterado, como já falamos.

Apagar luz da injeção eletrônica manualmente
É possível que em alguns veículos, a luz de Check – luz da injeção eletrônica, se apague automaticamente depois que o carro for ligado e desligado três vezes seguidas, sem ligar o motor.

A luz da injeção eletrônica é representada, no painel, pelo desenho de uma luz amarela, cujo ícone é um motor. Sempre que o motorista coloca a chave na ignição e gira, ela se acende. Essa prática acontece para mostrar que a luz está funcionando devidamente.

Uma das luzes de alerta do painel, quando se acende, ilumina a imagem de um pequeno motor e significa problema na injeção de combustível. Ela é amarela, o que significa que não há urgência, mas o carro tem que ser levado à oficina para verificação.

Luz da Injeção Acende
No GNV a mais comum é Simulador de Sonda errado ou mal programado para o líquido em uso. Erro em Sensores como MAP, Acelerador, Corpo de Borboleta, Sonda Lambda, ... Instalações erradas, fios que foram cortados ou partiram-se.

Quais são as peças que compõe o sistema de injeção eletrônica? O sistema de injeção é composto basicamente por: sensores, atuadores, unidade de controle eletrônico e bomba elétrica.

Avaria do motor
Apesar da sua cor amarela, este indica uma falha no motor, mas não indica que falha é essa. O que deve fazer? Deverá levar o seu carro a uma oficina profissional rapidamente.

Qual o preço da limpeza de bico inejtor? Esse é um serviço que não costuma ser muito caro, mas seu valor varia muito entre oficinas. Na média, o preço da limpeza tem um custo médio girando entre R$ 80,00 e R$ 200,00.

Em boa parte dos casos, os sintomas se resumem a uma irregularidade de funcionamento do motor em marcha lenta, falhas durante a aceleração e dificuldades na partida. No entanto, a situação pode se tornar bem mais grave se o tratamento for muito postergado.

O bico de injeção contém pequenos orifícios que podem ser obstruídos facilmente por pequenas partículas de impurezas e acabar prejudicando o desempenho do veículo. Por isso, são essenciais as manutenções e limpezas nos bicos do automóvel.

A maioria dos fabricantes recomenda que a troca seja realizada a cada 10.000 km rodados, quando o filtro de combustível sujo começa a realmente prejudicar o carro. Mas, quando trocar o filtro de combustível depende muito do uso do seu carro e de onde você o deixa quando não está usando.

Como falamos acima, a injeção eletrônica garante maior economia de combustível. Porém, a mistura de combustível e ar dosada de acordo com a necessidade do veículo também oferece outras vantagens. Esse sistema também melhora o desempenho e garante mais potência para a moto.

Mas, quando falamos de bico injetor sujo, entendemos que a sujeira não se acumula dentro, mas fora dela. O uso decorrente de combustível ruim pode causar problemas na carbonização, tampando os orifícios responsáveis pela pulverização de combustível. O acúmulo desses resíduos provoca falhas na aceleração do motor.