Porque a Lua reflete a luz?

Perguntado por: esantana . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

“A Lua não emite luz, não tem luz própria. Quando olhamos para o céu e a vemos brilhante e imponente, olhamos na verdade o Sol na Lua. O Sol é fonte de luz primária, um corpo luminoso. A Lua é fonte secundária, um corpo iluminado”, comentou o professor Diego Mendonça.

Esta é a resposta, já que a lua funciona no espaço como um “espelho” de luz, sendo assim, o que vemos nas noites é apenas a luz solar, que em contato com a superfície da lua, reflete seu brilho para Terra.

Apesar disso, sua forma não muda. Na verdade, a Lua reflete a luz do Sol. À medida que a Lua orbita em volta do nosso planeta, o Sol brilha em partes diferentes dela, e é isso que as torna visíveis para quem está na Terra. Às vezes, a posição relativa da Lua, do Sol e da Terra causa um evento chamado eclipse.

A lua pode ser vista durante o dia graças às diferenças no horário do seu surgimento no céu e pela inclinação dos raios solares. Eventualmente notamos que é possível ver a lua durante o dia. Em algumas vezes pela manhã, em outras pela tarde.

A Lua não tem luz própria, entretanto, conseguimos vê-la brilhante, pois reflete a luz proveniente do Sol. Assim, conforme a sua posição em relação ao Sol e a Terra, a veremos iluminada de diferentes maneiras.

Ademais, a Lua serve como uma proteção extra ao planeta Terra, já que funciona como um escudo protetivo contra a queda de asteroides e cometas. Ela também tem influência na inclinação do eixo terrestre, assim como no movimento de rotação, que permite a sucessão entre os dias e as noites terrestres.

A Lua é o único satélite natural da Terra e o quinto maior do Sistema Solar. Ela se formou, há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, do impacto de um grande corpo celeste com o planeta, e desde então realiza a sua órbita ao redor dele e também do Sol.

São dois corpos celestes girando no espaço um ao redor do outro. Se a Lua ilumina a Terra na noite da Terra, por simetria, a Terra deve iluminar a Lua na noite da Lua. E é exatamente isso que acontece. A foto a seguir foi tirada na Lua, mostrando a Terra no céu e o “luar” produzido pela luz solar refletida nela.

Qual a cor da Lua? Ao contrário do que nossos olhos enxergam, a Lua não é branca ou amarela, mas possui uma ampla gama de cores em tons cinza, branco, azul e marrom.

A Lua viaja ao redor da Terra em uma órbita oval à 36.800 quilômetros por hora. A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius.

Ela nos mostra que corpos massivos têm a capacidade de se atraírem por uma força mútua denominada de força gravitacional. Sendo assim, podemos concluir que a Terra atrai a Lua e a Lua atrai a Terra com uma determinada força, mas o satélite natural jamais cai na superfície da Terra.

Na fase da Lua cheia, a Terra está entre o Sol e a Lua, e conseguimos observar a totalidade do satélite iluminado integralmente pelo Sol. Nesta fase, a Lua nasce aproximadamente às 18 horas e se põe aproximadamente às 6 horas do dia seguinte.

Lua, árvore e nuvens são exemplos de fonte de luz secundária, pois não emitem luz própria. Para que ocorra a emissão de luz por elas é necessário que ocorra a difusão, outros corpos refletem luz para todos os lados dos corpos de fonte de luz secundária assim eles emitem a luz recebida de outros corpos.

O Sol sempre ilumina a metade da Lua na direção do Sol (exceto durante um eclipse lunar, quando a Lua passa pela sombra da Terra). Quando o Sol e Lua estão em lados opostos da Terra, a Lua aparece cheia para nós, um disco brilhante e redondo. Quando a Lua está entre a Terra e o Sol, ela aparece escura, a Lua nova.

A próxima Lua Azul mensal é em 30/31 de agosto de 2023, de acordo com Time and Date. A próxima Lua Azul sazonal ocorrerá em 19/20 de agosto de 2024. QUANDO FOI A ÚLTIMA LUA AZUL? A última Lua Azul foi em 22 de agosto de 2021 e emocionou os observadores do céu em todo o mundo.

As distâncias máxima e mínima entre a Terra e a Lua não são exatas, pois mudam devido à influência gravitacional do Sol e de outros planetas.

Segundo Grant, a Lua tem uma atmosfera fina, composta principalmente de hidrogênio, néon e argônio, o que não ajudaria os humanos. Porém, dentro dessa superfície composta por rocha e poeira, conhecida como regolito, há uma porção imensa de oxigênio para ser extraída.

Hélio-3, mineral encontrado pelos chineses na superfície lunar em 2020, pode gerar energia por fusão nuclear na teoria.

Quando a Lua encontra-se em conjunção com o Sol, a face visível está totalmente às escuras e a face oculta está iluminada. É a Lua nova(Lua nº 1). Uma vez que nesta fase a Lua nasce e se põe com o Sol, ela só é visível quando ocorre um eclipse solar.

Isso se chama SELENOFILIA que quer dizer amor e fascinação pela lua.

Você sabe o que são essas regiões escuras? Elas são os famosos mares lunares. Mas calma que não tem mar na Lua! Esse nome pegou porque alguns dos cientistas mais antigos acreditavam que essas manchas eram mares, mas na verdade foram formadas por erupções vulcânicas.