Porque a Lua pode ser vista durante o dia?

Perguntado por: amarques . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.2 / 5 20 votos

A lua pode ser vista durante o dia graças às diferenças no horário do seu surgimento no céu e pela inclinação dos raios solares.

Ela brilha porque sua superfície reflete a luz do Sol. E, apesar do fato de que às vezes parece brilhar muito forte, a Lua reflete apenas entre 3 e 12 por cento da luz que a atinge. O brilho percebido da Lua na Terra depende de onde ela está em sua órbita ao redor do planeta.

O “desaparecimento” da Lua é algo comum durante a fase da Lua Nova. Nesse período, explica o cientista, é que devemos mirar os telescópios para o céu com o intuito de observar melhor outros corpos celestes. "Muita gente acredita que a fase da Lua Cheia é a melhor fase para se usar o equipamento.

Durante o dia, ela pode ser vista sim, mas apenas em momentos específicos, como durante o as fases minguante e crescente. A primeira aparece pela manhã e a segunda após o meio-dia, isso porque a lua minguante nasce após o período da lua cheia, à meia noite, permanecendo durante 12 horas no céu.

Vénus

Vénus "ultrapassa" a Terra a cada 584 dias enquanto orbita o Sol. Nessas ocasiões, ele muda de "Estrela Vespertina", visível após o pôr do sol, para "Estrela Matutina", visível antes do nascer do Sol.

“Diz uma lenda que o sol e a lua sempre foram apaixonados um pelo outro. Mas nunca podiam ficar juntos, pois a lua só nascia ao pôr do sol. Sendo assim, Deus, na sua bondade infinita, criou o eclipse, como prova de que não existe no mundo um amor impossível.”

Fevereiro é o único mês no qual não pode ocorrer uma lua azul pois mesmo nos anos bissextos o mês é mais curto que a duração de um ciclo lunar.

Se o nosso planeta não tivesse atmosfera, mesmo durante o dia, com o Sol na nossa frente mandando a luz, veríamos o céu escuro como a noite, independentemente se a superfície terrestre estivesse sendo iluminada!

A Lua é o único satélite natural da Terra. Na interação com o planeta, ela produz marés e eclipses. A Lua é o único satélite natural da Terra e o quinto maior do Sistema Solar.

“A Lua não emite luz, não tem luz própria. Quando olhamos para o céu e a vemos brilhante e imponente, olhamos na verdade o Sol na Lua. O Sol é fonte de luz primária, um corpo luminoso. A Lua é fonte secundária, um corpo iluminado”, comentou o professor Diego Mendonça.

A Lua viaja ao redor da Terra em uma órbita oval à 36.800 quilômetros por hora. A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius.

O “sumiço” da Lua é algo comum durante a fase da Lua Nova. Nesse período, explica o cientista, é que devemos mirar os telescópios para o céu com o intuito de observar melhor outros corpos celestes. "Muita gente acredita que a fase da Lua Cheia é a melhor fase para se usar o equipamento.

Imaginemos a Terra na atualidade: o que sucederia se fizéssemos a Lua desaparecer subitamente? Como a vida na Terra seria afetada? O efeito mais imediato que perceberíamos é que as noites seriam totalmente escuras, as fases lunares teriam desaparecido e todas as noites seriam noites de “lua nova”, noites sem lua.

Se a Lua desaparecesse
Mas nunca mais desfrutaríamos de eclipses solares nem lunares. Outra consequência desse sumiço seria o desaparecimento das marés nos oceanos e mares, causadas pela gravidade da Lua. Elas não cessariam totalmente, porque a gravidade do Sol puxaria.