Porque a Lua está laranja hoje?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Quando a lua começa sua ascensão no céu pode parecer um tom alaranjado queimado. Isso ocorre porque há uma camada mais espessa da atmosfera da Terra ao longo do horizonte em comparação com diretamente acima de nossas cabeças, de acordo com o EarthSky.

Por que a lua fica vermelha? A lua vermelha só pode acontecer durante a superlua e o eclipse lunar total, pois ela precisa estar próxima o suficiente da Terra para receber os raios solares que passam pela atmosfera.

O especialista explica que, por estar posicionada de forma baixa na atmosfera, a Lua espalha sua luz em camadas mais espessas. Durante esse processo, as luzes vão se dispersando e acabam chegando aos nossos olhos apenas cores intensas como a vermelha ou - nesse caso, a amarela.

A Lua não tem atmosfera, ou seja, não tem oxigênio, e prevalece o ferro metálico puro, por isso o achado do óxido é surpreendente. Mas os cientistas acreditam ter encontrado o culpado pela oxidação do nosso satélite: o oxigênio da Terra.

A chegada do homem à Lua ocorreu graças à missão Apollo 11. Entretanto, quase 50 anos depois, jamais voltamos lá. Conheça os motivos que estão por trás disso! A última vez que um ser humano pisou na superfície da Lua foi em dezembro de 1972, durante a missão Apollo 17.

À medida que vai ficando tarde, quando a noite se aproxima, o céu ganha tons alaranjados ou avermelhados e isso ocorre porque a luz do Sol precisa percorrer um caminho maior até que seja visível para nós.

No caso da Lua (e até o Sol) próxima do horizonte, a atmosfera mais densa “absorve” a cor verde, azul e violeta e deixa passar somente os tons vermelhos. O tom avermelhado fica mais intenso quando há partículas de queimadas, erupções vulcânicas ou poluição na atmosfera.

Acontece nesta terça-feira (8) a eclipse lunar total e a aparição da Lua de Sangue. É o segundo eclipse lunar do ano, mas será visível como total apenas no extremo oeste do Brasil.

2022

Avistada em toda a América Latina, a "Lua de Sangue" aconteceu entre a noite do último domingo (15) e a madrugada desta segunda-feira (16). O fenômeno se deu através do primeiro e último eclipse lunar total de 2022.

Conhecido como "Lua de Sangue" por causa do tom avermelhado que a Lua cheia assume, será o útlimo fenômeno deste tipo antes de 13 ou 14 de março de 2025, segundo projeção do Science Alert.

A lua azul cheia, que acontece cerca de uma vez a cada 2,7 anos em média, não vai realmente parecer azul – isso só acontece ainda mais raramente, quando “erupções vulcânicas ou incêndios florestais enviam muita fumaça e poeira fina para a atmosfera, “de acordo com a Sky & Telescope.

Quando observamos um astro no horizonte – não apenas a Lua –, a luz que nos chega dele atravessa uma massa de ar da atmosfera bem maior do que quando ele está alto no céu, sendo, por isso, mais absorvida. Essa absorção é menos intensa para a cor vermelha, deixando a Lua ou qualquer outro astro com essa coloração.

Publicado em 5 de abril de 2023, 10h23. Última atualização em 5 de abril de 2023, 10h29. Na madrugada desta quinta-feira, 6, uma lua cheia conhecida como "Superlua Rosa" poderá ser vista em todo o Brasil. As informações são da Nasa, agência espacial norte-americana.

Sem ele, a Terra provavelmente teria sua rota desequilibrada para um trajeto mais elíptico. Esse deslocamento causaria, rapidamente, grandes mudanças climáticas e tornaria o planeta inabitável por conta de temperaturas extremas.

Eclipse solar é um fenômeno astronômico que ocorre quando a Lua se posiciona entre o planeta Terra e o Sol, bloqueando, momentaneamente, a luz solar de forma total ou parcial. Um eclipse solar acontece quando a Lua se alinha com o planeta Terra e o Sol, bloqueando total ou parcialmente a luz solar.

“A Lua não emite luz, não tem luz própria. Quando olhamos para o céu e a vemos brilhante e imponente, olhamos na verdade o Sol na Lua. O Sol é fonte de luz primária, um corpo luminoso. A Lua é fonte secundária, um corpo iluminado”, comentou o professor Diego Mendonça.

Lua Crescente

A Lua Crescente é a fase da Lua mais popular para os cortes de cabelo. Isso porque ela acelera o crescimento dos fios e é perfeita para quem deseja dar aquela aparadinha fortalecedora nas madeixas ou para quem está em transição capilar.

Os cientistas já sabem há algumas décadas que existe água na Lua. Mas uma nova pesquisa, realizada por uma equipe de várias instituições da China e do Reino Unido, deu uma dimensão da quantidade encontrada no satélite natural da Terra: 300 bilhões de toneladas de água.

Qual o salário de um astronauta? De acordo com a página oficial de perguntas e respostas da National Aeronautics and Space Administration (NASA), a agência espacial dos Estados Unidos, um astronauta novato, que acabou de ser recrutado, recebe em média US$ 63.600 anuais, o que dá em torno de R$ 244 mil.

A laranja Mimo-do-Céu é um fruto cítrico ideal para a alimentação de crianças, idosos e pessoas com problemas gastrointestinais. Esta laranja possui as mesmas características nutricionais e bioativas das demais laranjas, porém, estes possuem acidez muito baixa quando comparadas com qualquer outro fruto cítrico.

O motivo do céu avermelhado, segundo ele, tem a ver com a refração das cores do sol. Mas por que isto não ocorre em outras épocas do ano? O motivo são as estações. Como no outono a Terra começa a se inclinar com mais distância do sol e se aproximar do inverno, isto favorece as ondas de luzes vermelhas e laranjas.