Porque a Lua brilha no céu?

Perguntado por: osalgueiro . Última atualização: 10 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

A luz que a Lua emite é apenas o reflexo da luz do Sol que incide sobre ela. Isso significa que ela tem todas as cores misturadas assim como a luz solar, essas cores podem ser vistas quando a luz é decomposta por um prisma, ou então naturalmente num arco-íris.

A Lua, único satélite natural da Terra, não possui iluminação própria, sendo assim iluminada pelo Sol. Suas fases ocorrem por causa da variação do seu posicionamento e iluminação em relação ao Sol e à Terra. Suas quatro fases são: Nova, Crescente, Cheia e Minguante. Elas têm duração aproximada de sete dias.

DURANTE O DIA, PODEMOS VER O SOL, PÁSSAROS, AVIÕES E NUVENS NO CÉU. À NOITE, PODEMOS VER A LUA E MUITAS ESTRELAS BRILHANDO NO CÉU. … AS ESTRELAS, OS PLANETAS, OS METEOROS E OUTROS ELEMENTOS, COMO A LUA E OS COMETAS, SÃO CHAMADOS DE ASTROS OU CORPOS CELESTES.

Da mesma forma como a Terra, a Lua é formada por um núcleo, um manto e uma crosta. O núcleo lunar é sólido e composto por uma grande quantidade de ferro. Ele é muito pequeno comparativamente ao astro como um todo, e representa somente 2% de sua massa, com raio de 240 km.

Primeiramente, é importante esclarecer uma questão: a lua está sempre presente no céu, tanto durante o dia quanto durante a noite. O que ocorre é que, por ela não apresentar luz própria, só é possível vê-la quando ela é, de algum modo, refletida pela luz do sol.

Todos os dias, a lua nasce no leste e se põe no oeste, assim como o sol e outras estrelas, e pelo mesmo motivo: enquanto a Terra está em rotação em seu eixo, ela puxa objetos celestiais, e depois os afasta novamente. A lua faz uma viagem em torno do planeta a cada 29,5 dias.

Lua Cheia
Na fase da Lua cheia, a Terra está entre o Sol e a Lua, e conseguimos observar a totalidade do satélite iluminado integralmente pelo Sol. Nesta fase, a Lua nasce aproximadamente às 18 horas e se põe aproximadamente às 6 horas do dia seguinte.

Diz uma lenda que o Sol e a Lua sempre foram apaixonados um pelo outro, mas nunca podiam ficar juntos, pois a Lua só nascia após o por do Sol. Sendo assim , Deus na sua bondade infinita criou o eclipse como prova que não existe no mundo um amor impossível…

O ciclo lunar tem 29,5 dias, tempo que se passa entre duas luas cheias, e nasce no horizonte cerca de 50 minutos mais tarde a cada noite. Por outro lado, isso significa que ela se põe cerca de 50 minutos mais tarde no oeste, a cada noite.

Os primeiros tendem a ter vários satélites. Já os rochosos possuem poucos ou nenhum: Marte é orbitado por dois satélites e a Terra por apenas um; Mercúrio e Vênus não possuem luas.

A Lua Azul é a terceira lua cheia em uma temporada de quatro luas cheias, ao invés de três usuais, de acordo com a revista Sky & Telescope.

Um dia na Lua dura até 29,5 dias terrestres. No entanto, como acontece com todos os corpos do Sistema Solar, é necessário distinguir entre diferentes tipos de dias considerando períodos também diversos.

Para descobrir como a lua estava ou estará em seu aniversário, acesse o site Dial-A-Moon e, no campo superior, digite mês, dia e hora desejados (nesta ordem). Em seguida, clique em "Update". Vale lembrar que o horário considerado pela ferramenta da NASA é o UTC, 3 horas à frente do horário de Brasília.

O projeto Artemis faz parte de um projeto da Nasa para retornar com humanos ao solo lunar, além de possibilitar futuras missões em Marte. A expectativa é que até 2026, em sua 3ª fase, a agência realize uma viagem tripulada e leve até a Lua a 1ª mulher e a 1ª pessoa não branca.

Superlua é quando a Lua cheia está na posição de sua órbita mais próxima da Terra, em um ponto chamado de Perigeu. Quando isso ocorre, a Lua apresenta-se até 15% maior e 30% mais brilhante. Em 2022, haverá a ocorrência do fenômeno nas datas: 14 de junho.

Você observará que o nascer do Sol pode variar para a direita ou para a esquerda do ponto cardeal leste ao longo do ano. Isso acontece porque, ao fazer seu movimento de rotação e translação, a Terra recebe a incidência da luz do Sol de diferentes maneiras, alterando a região do planeta mais ou menos iluminada pelo Sol.