Porque a linguiça chamada de Toscana?

Perguntado por: ualves7 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

Essa nome é utilizada ao redor do mundo para se referir aos embutidos de carne fresca “á moda da toscana”, produtos com o equilíbrio clássico entre carne magra e gordura, embutidos em tripa natural formando gomos não muito grandes e com o uso comedido de ervas e condimentos.

Atribuíam a invenção aos lucanos, povo de origem samnita que se estabeleceu no século V a.C. na área montanhosa da Lucânia, atual Basilicata, na Itália meridional.

A linguiça dos churrascos, usualmente, são as toscanas. Sua massa é feita apenas com carne de porco, gordura e temperos e é dividida em gomos pequenos de 10 cm. O melhor toucinho para essa receita é o da papada, mas pode-se utilizar outras partes. Sua coloração varia de uma tonalidade rosa até cores mais avermelhadas.

A culinária toscana consiste sobretudo em pratos tradicionais e sobremesas que conservam a sua preparação por muitos anos. É simples e baseada em alimentos naturais e saudáveis, como pão e azeite. O pratos, ao longo dos séculos, se enriqueceram continuamente, mas nunca abandonando as velhas formas.

Mas, e aí, qual é mais saudável? Quando comparamos a carga nutricional das variedades, a linguiça de frango acaba ficando na frente, por conta de a carne ser, naturalmente, bem menos gordurosa.

Cabe a você, então, escolher aquela que mais agrada ao seu paladar. A linguiça de frango tem sabor mais suave, enquanto a calabresa é levemente apimentada. A preferida dos brasileiros, porém, é a toscana, por conta do seu sabor especial e de sua suculência.

Linguiça Toscana
Essa é a linguiça mais usada nos churrascos. É feita 100% de carne de porco e toicinho moído, juntamente com temperos e condimentos. Isso faz com que a carne continue úmida, mesmo depois de “churrasqueada”.

Inteiramente de carne suína e especiarias, a linguiça toscana é suculenta e dá um toque especial no seu churrasco ou até nas refeições do dia a dia.

A linguiça foi apresentada ao Brasil pelos portugueses, que lá é chamada de enchido. Originalmente a linguiça era feita com carne de porco, alho, cebola e páprica; atualmente existe uma infinidade de derivações deste embutido tradicional na mesa dos brasileiros.

lin·gui·ça |güí|
Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: linguiça. Grafia em Portugal: linguiça.

sausage {subst.}

O blend Toscana vai bem com receitas italianas em geral – massas, sopas, pães, molhos, risotos… assim como o Chimichurri, pode ser incorporado ao azeite e consumido acompanhando pães e focaccias, como finger food.

Tipos mais comuns

  • Calabresa. Muito comum em pizzas, a linguiça calabresa é feita exclusivamente com carne de porco e condimentada com pimenta calabresa, podendo ser pouco ou muito picante. ...
  • Toscana. É a campeã dos churrascos. ...
  • Cuiabana. ...
  • De pernil. ...
  • De frango. ...
  • Mista.

Diferente de qualquer outra linguiça, a Linguiça Cuiabana Bovina é uma famosa iguaria produzida com os melhores ingredientes e temperos, além do saboroso queijo minas frescal, que lhe confere uma identidade e sabor especiais. Ideal para surpreender seus convidados em um bom churrasco.

A história da Toscana está ligada aos etruscos, uma das primeiras civilizações da Itália. Acredita-se que eles se instalaram na região equivalente à atual Toscana entre 1200 e 700 a.C., fundando muitas cidades nos topos das colinas.