Porque a lâmpada fica meio acesa?

Perguntado por: abeiramar . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 12 votos

Seja através do uso excessivo ou ao longo do tempo, os conectores do interruptor ficam desgastados ou cheios de sujeira. Isto pode causar um leve curto-circuito que permite a passagem de uma pequena parte da corrente elétrica.

Ao invés de toda a energia elétrica ser convertida em energia luminosa, a resistência absorve parte dela, transformando-a em energia térmica. Desse modo, é essa energia térmica que faz a lâmpada esquentar.

A vida útil de uma lâmpada incandescente dura, em média, apenas 1.000 horas, além de produzir pouca luminosidade e gerar muito calor. Por sua vez, as fluorescentes são medianas e têm capacidade luminosa até 5 vezes maior que as incandescentes, durando de 10.000 a 15.000 horas.

Uma luz piscando sempre indica defeitos na fiação elétrica, às vezes pequenos e fáceis de serem corrigidos, mas, em outros casos, podem indicar defeitos e falhas mais complexas com consequências graves, como no caso de um curto circuito, por exemplo.

Interruptor desgastado ou sujo
Seja através do uso excessivo ou ao longo do tempo, os conectores do interruptor ficam desgastados ou cheios de sujeira. Isto pode causar um leve curto-circuito que permite a passagem de uma pequena parte da corrente elétrica. Aqui devemos desmontar e limpar completamente o interruptor.

Porque é que uma lâmpada de LED se queima? Uma das principais causas da fundição das lâmpadas é que a tecnologia LED necessita de uma tensão constante, se em qualquer altura for provocado um pico de energia, isto faz com que a temperatura dos díodos na lâmpada suba e esta se funda ou falha num curto período de tempo.

Porém, como saber qual cor de iluminação é melhor: luz quente ou luz fria? Enquanto a luz amarela pode diminuir a nitidez ou distorcer as cores da maquiagem, a luz branca pode criar algumas sombras no seu rosto e dificultar também o processo.

Basta observar como a lâmpada está se comportando: se a luminosidade estiver mais baixa do que a normal, provavelmente ela não está recebendo a quantidade correta de corrente elétrica, sinal que o problema é no reator.

A luz amarela traz aconchego e, por isso, é ótima para ambientes que já são bem iluminados pelo sol e pela luz do dia no geral. Por isso, quarto e sala, que são ambientes de descanso, funcionam bem com luz amarela. A área externa também vai muito bem com luzes amareladas.

Eu tive esse problema com uma luminária troquei os fios da luminária, ou seja que estava ligado ao neutro ficou no vivo e que estava no vivo foi para o neutro. Problema meu foi resolvido. Se não resolver no seu caso, então, deixa seu interruptor interrumpe o vivo e não o neutro.

A nova recomendação é não deixar nenhuma luz acesa.

Dormir com luz acesa pode aumentar as chances das pessoas desenvolverem problemas de saúde como diabetes, pressão alta e obesidade. Essa conclusão é de um estudo feito pela Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos. No Brasil, essas doenças afetam uma parcela significativa da população.

CORES E IDENTIFICAÇÃO DOS FIOS (NBR 5410): RETORNO: BRANCO NEUTRO: AZUL TERRA: VERDE FASE: VERMELHO OU PRETO NOTAS 1 SEGUIR ESPECIFICAÇÃO DOS MODELOS DAS LUMINÁRIAS E LÇMPADAS CONFORME PROJETO LUMINOTÉCNICO OU LOJAS DE ILUMINAÇÃO.

O cabo de NEUTRO deve estar no pino da ESQUERDA. A FASE está no pino à DIREITA, no caso de uma instalação monofásica. Em uma instalação bifásica, é só imaginar a outra fase no lugar do neutro. A instalação monofásica é mais comum, por isso vamos utiliza-la como padrão.

A eletricidade de meia fase pode apresentar alguns problemas no sistema elétrico, como a falta de luz, o que pode danificar os aparelhos elétricos da residência. Por isso, é importante contratar os serviços de uma eletricista qualificada para resolver esse tipo de problema.

Luzes piscando podem ser sinal de problema elétrico, e como qualquer problema elétrico, não deve ser ignorado, é situação que deve ser tratada por um eletricista. Luzes que estão funcionando perfeitamente devem se manter estáveis durante o tempo que estiverem ligadas.

Quando a lâmpada acende e apaga sozinha, uma das razões principais é o que chamamos de “retorno do neutro”, devido ao acúmulo de sujeira ou até mesmo por uma ligação feita de maneira incorreta.

O que acontece quando a lâmpada de LED fica piscando? Na verdade, o diodo de LED deve perder o seu brilho gradualmente ao longo dessas 50 mil horas de uso. As lâmpadas e luminárias que costumam oferecer apenas 1 ano de garantia, por sua vez, podem perder esse brilho logo após 6 meses de utilização.

Interruptor duplo ou triplo
Ou seja, cada tecla do interruptor, seja ele duplo ou triplo, é responsável por acender ou apagar uma lâmpada ou conjunto de lâmpadas diferentes.

Podemos ver na figura abaixo que há uma pilha, uma lâmpada e uma chave metálica, ligada por fios condutores. De acordo com a figura acima, vemos que a chave está desligada (ou aberta). Desta forma, vemos que a lâmpada não acende, pois não há passagem de corrente elétrica no circuito.

Mas as lâmpadas de LED têm um funcionamento diferente e é exatamente por isso que o conserto delas é possível. A especialista Amanda Delatorre explicou que “as lâmpadas de LED não possuem filamentos nem reatores, têm os LEDs dispostos em série e, quando param de funcionar, provavelmente um deles queimou.