Porque a lâmpada fica em meia fase?

Perguntado por: ividal7 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 17 votos

A esse fenômeno é comumente chamado de "meia fase" pela população e é devido a alguma fuga de corrente no circuito da construção, para propiciar a passagem de corrente.

A reclamação deve ser feita diretamente à distribuidora de energia da sua região; Todo consumidor que se sentir lesado pode recorrer ao Procon e à Justiça pedindo o ressarcimento; Em caso de queima de aparelhos elétricos, o consumidor deve apresentar uma reclamação diretamente à concessionária.

Geralmente a fase costuma cair quando queima uma lâmpada ou pelo mal contato dos fios de um eletrodoméstico. Também é possível que a instalação seja velha e não aguente a potência necessária para o funcionamento do aparelho.

Além da função de falta de fase, alguns relés falta de fase também são capazes de identificar:

  1. A inconsistência de uma das fases.
  2. A sequência incorreta das fases.
  3. A assimetria nos ângulos de defasamento das fases.
  4. A tensão incompatível com os níveis mínimo e máximo.
  5. A falta do neutro.

Queda Abrupta ou Oscilações de Energia
Causa: Provocado pela partida de grandes cargas, mudança de rede, falha de equipamentos na rede, descargas elétricas e energia insuficiente para a demanda.

"A corrente e a energia que sai da pilha e passa pelos fios e chega à lâmpada." "Quando um pólo está ligado, pelo outro pólo emite tipo de energia, que se encontra com a primeira e ocorre uma reação que acende a lâmpada."

Circuito Sobrecarregado
Você notou que as luzes começam a piscar, ou diminuir quando um eletrodoméstico (como seu ar condicionado ou máquina de lavar) é ligado? Seu problema pode ser um circuito sobrecarregado, o que significa que esses aparelhos estão puxando mais corrente elétrica do que o circuito pode suportar.

O primeiro passo é desligar os equipamentos, obviamente. Afinal, ninguém quer correr o risco de ficar sem um computador, uma geladeira etc. Mas, colocar os equipamentos em um filtro de linha ou em um no-break também é uma boa solução.

A sobrecarga da rede elétrica é o motivo mais comum para um disjuntor desarmar. Isso é muito comum em casas antigas porque as instalações não foram projetadas para ligar tantos equipamentos que demandam energia.

as conexões pode estar acontecendo algum problema tanto na alimentação do disjuntor conta que também na saída para os pontos elétricos para o posso tomar tá acontecendo o mal contato com um ponto. quente tanto na entrada ou na saída e isso faz o disjuntor desarmar ao ligar o equipamento durante.

“Um curto-circuito ocorre quando a resistência elétrica em um circuito é muito pequena e a corrente elétrica que o atravessa atinge uma intensidade muito elevada.” Esse aumento na corrente elétrica causa uma grande liberação de energia e, consequentemente, um superaquecimento dos condutores.

Se o curto ocorreu após ligar um eletrodoméstico em específico, pode ter ocorrido uma sobrecarga no circuito, desligue o aparelho e tente religa-lo a outro circuito com menos sobrecarga. Depois é só religar o disjuntor que foi desarmado.

Oscilações ou quedas de energia
O teste é simples: basta desligar os disjuntores da residência e checar se, mesmo assim, o relógio continua em andamento, registrando o consumo. Caso isso aconteça, chame um profissional especializado para corrigir o problema.

Quando ocorre uma falta de fase, o relé de proteção desliga o contator responsável por alimentar o motor elétrico antes que ocorram danos irreparáveis. Os relés de proteção contra falta de fase são muito baratos, e por isso tentem a reduzir o custo total de instalação/manutenção dos equipamentos.

O relé falta de fase é um equipamento fundamental para sistemas trifásicos, pois garante que a carga do motor esteja sempre alimentada pelas três fases, de forma a evitar a destruição total do motor ou equipamento nele aplicado.

Disjuntores desarmando com frequência, oscilação da energia elétrica e rede elétrica emitindo muito calor indicam uma provável sobrecarga na instalação ou fiação obsoleta.

Para usuários domésticos, é possível usar aparelhos que protegem contra queda de energia, como estabilizadores de tensão, filtros de linha e nobreaks. Para o caso de empresas, tanto de pequeno como de grande porte, o uso de nobreaks mais parrudos e até de geradores de energia se fazem necessários.

e a lâmpada da sua casa fica fraca quando você liga o aparelho potente. normalmente isso acontece quando ligamos o chuveiro o micro-ondas é praia ou o ar condicionado por exemplo isso é o resultado da queda de tensão em uma situação que pode oferecer um risco enorme para sua instalação e.