Porque a lâmina engrossa o pelo?

Perguntado por: afigueiredo . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 3 votos

De acordo com a dermatologista, essa afirmação não passa de um mito. Os pelos não nascem mais grossos quando são depilados com lâmina. “A sensação de maior espessura do fio se dá porque você corta ele ao meio, mas depois ele afina naturalmente, tendo o mesmo comprimento e espessura”, explica Dra. Luciana.

Se você está em busca de um método de depilação mais duradouro, a cera pode ser a melhor opção. Com ela, os pelos são removidos diretamente pela raiz e demoram cerca de 30 dias para voltar a crescer. Além disso, a depilação com cera evita manchas na pele, alergias e foliculite, o que pode acontecer com o uso da lâmina.

Veja abaixo:

  1. Atenção na escolha da lâmina. Dê preferência aos produtos com ''cabeça'' móvel e com camadas reforçadas de gel. ...
  2. Esfolie a pele antes da depilação. ...
  3. No final do banho é melhor! ...
  4. Depile na direção correta. ...
  5. Limpe a lâmina ao final do uso. ...
  6. Hidratação antes e depois é a chave do sucesso.

Quando você usa a lâmina de outra pessoa pode adquirir infecção de pele, como por exemplo, erisipela e furúnculo, isso porque as bactérias de uma pessoa podem passar para outra se a lâmina não for devidamente higienizada ou principalmente se a pessoa sofreu algum tipo de corte.

De acordo com a dermatologista, essa afirmação não passa de um mito. Os pelos não nascem mais grossos quando são depilados com lâmina. “A sensação de maior espessura do fio se dá porque você corta ele ao meio, mas depois ele afina naturalmente, tendo o mesmo comprimento e espessura”, explica Dra.

Bom, na grande realidade, não existem quaisquer restrições relacionadas a idade para se iniciar a depilação, e por conta disso, todos podem se depilar quando julgarem necessário. Contudo, vale dizer que os pelos corporais tendem a nascer somente com o início da puberdade, a qual costuma acontecer entre os 11 e 12 anos.

A depilação realizada com creme depilatório dura até uma semana, um tempo maior que as depilações com lâmina. Além disso, após a depilação com creme depilatório, o pelo vai crescer com a ponta arredondada, deixando uma sensação mais agradável em relação aos pelos que foram depilados com lâminas.

Prepare e hidrate a sua pele
Hidratar a pele da região íntima antes de depilar é fundamental, você pode fazer isso aplicando lenços umedecidos com água morna que vão ajudar a abrir os poros e deixar os pelos muito mais macios e fáceis de cortar. Outra boa opção é fazer a depilação durante um banho quente.

7 passos para a depilação com lâmina ficar perfeita

  1. Fazer uma esfoliação antes. ...
  2. Fazer a depilação no banho. ...
  3. Usar creme de barbear para depilar. ...
  4. Depilar no sentido do crescimento dos pelos. ...
  5. Lavar a lâmina durante a depilação. ...
  6. Aplicar creme hidratante depois. ...
  7. Só usar a lâmina 3 vezes.

Não use produtos à base de álcool, e sim de aloe vera
Entretanto, o aloe vera (muito chamado também de babosa) é um ótimo companheiro no pós-depilação por ser conhecido como uma substância que tranquiliza a pele e age como um anti-inflamatório poderoso e regenerador.

Em geral, recomendamos depilar a cada dois a três dias se você deseja uma depilação limpa; três a cinco dias se deseja apenas estilizar ou aparar; se deseja deixar os pelos crescer, basta parar de depilar. A velocidade do crescimento também depende da área do corpo.

Segundo a dermatologista Dra. Silvia Quaggio, os pelos são responsáveis pela temperatura corporal, ajudam na barreira contra infecção por bactérias, fungos e age da secreção do suor e nosso feromônio. Porém, mesmo tendo todas essas funções e proteções, o ato de depilar é indiferente quanto a nossa saúde.

É comum ouvir que raspar os pelos faz com que nasçam mais grossos, mas nada altera sua velocidade de crescimento ou espessura, exceto causas hormonais. Sabe aquela velha história de que se rasparmos os pelos do corpo eles nascerão mais grossos? É mito.

Na hora de depilar, passe a lâmina de cima para baixo, no sentido do crescimento dos pelos, para não provocar lesões e evitar que os pelos encravem. Faça os movimentos com delicadeza pra evitar cortes.

É certo que alterações no organismo podem deixar os cabelos mais finos, mas uma série de hábitos corriqueiros também podem piorar o problema. Deixar um grande espaço de tempo entre lavagens e esfregar o cabelo com a toalha são um dos principais fatores, já que o acúmulo de resíduos e o atrito podem afinar os fios.

Os pelos das axilas e da virilha são fortes e, para retirá-los por completo, uma boa opção é a depilação com cera, que os arranca pela raiz, retardando o seu crescimento (pode levar até 20 dias). A lâmina apenas corta o fio superficialmente e logo ele cresce, às vezes, de um dia para o outro.

2. A depilação também contribuiu com a higiene pessoal, uma vez que o acúmulo de pelos pode aumentar a umidade local incentivando a proliferação de bactérias que, em alguma medida, acentuam odores causados pela transpiração. 3. A ausência de pelos também ajuda a destacar a definição muscular.

A depilação definitiva é um método que atua sobre a raiz do pelo, eliminando-a e inibindo o seu crescimento. Existem 3 métodos de depilação definitiva: laser, luz pulsada intensa (IPL), depilação elétrica (eletrólise). Para cada um dos métodos é necessário ter vários cuidados, antes e após a realização do procedimento.