Porque a Irlanda é dividida em duas?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

Teve lugar em 3 de maio de 1921 ao abrigo da Lei do Governo da Irlanda de 1920. A lei pretendia que ambos os territórios de governo autônomo permanecessem no Reino Unido e continha disposições para sua eventual reunificação.

Os países que compõem o Reino Unido são: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. A Irlanda é um país separado, que também fica nas ilhas britânicas. Mais específicamente, ela fica na ilha a oeste de Grã-Bretanha que também se chama Irlanda (e na qual também está a Irlanda do Norte).

Depois de dois anos de conflito, foi acertado um cessar-fogo (ou "trégua") em 11 de julho de 1921. Em maio, a Irlanda foi oficialmente dividida em duas, respeitando uma lei previamente aprovada no parlamento britânico, que garantiu que os seis condados da Irlanda do Norte permanecessem parte do Reino Unido.

Na vizinha República da Irlanda, que ocupa a outra parte da ilha e não faz parte do Reino Unido, os católicos já eram maioria. Em termos mais amplos, 45,7% dos norte-irlandeses se declaram católicos ou educados na religião católica, enquanto 43,5% se declaram protestantes ou educados nesta religião.

Devido às ofertas de trabalho, cursos de inglês, morar na Irlanda se tornou atrativo para muitos brasileiros.

Atualmente, a Irlanda do Norte não possui bandeira oficial. Desde 1972, utilizada em substituição a Bandeira do Reino Unido. Até então, o governo norte-irlandês utilizava oficialmente o Estandarte do Ulster para representar a Irlanda do Norte.

A maioria da população da Irlanda do Norte, que é protestante, quer permanecer sob o domínio britânico, enquanto a maioria dos católicos é a favor da unificação.

São eles: Austrália, Antígua e Barbuda, Bahamas, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Papua Nova Guiné, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Nova Zelândia, Ilhas Salomão e Tuvalu. Pouco antes da morte de Elizabeth II, a lista de países era um pouco maior.

irlandês

Qual a língua oficial da Irlanda? A Irlanda possui duas línguas oficiais, o irlandês e o inglês. Durante o domínio inglês, que foi de 1175 até 1921, os irlandeses foram muito perseguidos e seus costumes (danças e língua, por exemplo) foram fortemente combatidos.

Há vários famosos conhecidos em todo mundo que nasceram na Irlanda, porém muita gente não sabe disso. Um exemplo disso é o vocalista da banda U2, Bono Vox, que nasceu na capital irlandesa. Além disso, o ator Liam Neeson, que já participou de vários filmes históricos, também nasceu nesse maravilhoso país.

A Irlanda do Norte é um território britânico e forma o Reino Unido junto com Inglaterra, País de Gales e Escócia. Fica em uma ilha vizinha e faz fronteira terrestre com a República da Irlanda, um país independente que integra a União Europeia.

Após o Brexit, a Irlanda do Norte se tornou a única parte do Reino Unido a ter uma fronteira terrestre com um país da União Europeia — a República da Irlanda.

A Irlanda do Norte sofreu com três décadas de violência entre as comunidades católica-republicana e protestante-unionista que acabaram com o Acordo de Sexta-Feira Santa assinado há 23 anos.

Na Irlanda, não existe saúde pública, com exceção dos portadores de Medical Card (um benefício concedido aos cidadãos europeus que estejam desempregados e que comprovem a impossibilidade de arcar com despesas médicas), dos aposentados e de crianças até os 6 anos de idade (para consultas no Clínico Geral).

St. Patrick

St. Patrick é um dos mais famosos santos padroeiros da Irlanda: De acordo com a lenda, ele trouxe o cristianismo para a ilha, fez o trevo virar moda e libertou Irlanda das cobras. O feriado marca a morte de St. Patrick e tem sido comemorado como um feriado religioso na Irlanda por mais de 1500 anos.