Porque a íris do olho e colorida?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

Ela possui melanina, pigmento responsável por determinar a cor dos olhos. Quanto maior o acúmulo dessa substância, mais escura é sua coloração. A cor dos é olhos é uma característica genética por definição. Isso acontece através da produção de proteínas que delimitam a melanina que será depositada na íris.

A íris é conhecida pela parte que é responsável pela coloração e a quantidade de melanina (pigmento) determinará a sua cor. Quantidades pequena de melanina pode deixar a íris mais clara (azul ou verde) e o seu excesso pode deixar a íris escura (castanho).

Segundo o Eyesite, os olhos verdes são tão raros porque são uma mistura de pigmentação marrom claro, um pigmento lipocromo amarelado e um toque de dispersão de ondas azuis.

Além do preto ser considerado inexistente, olhos de cor castanho escuro e que aparentam negros, são raros. Diante disso, esse privilégio é encontrado em pessoas sul-europeias, asiáticas, africanas, nativas-americanas e árabes. E correspondem a 1% da população. Na verdade, não existe olho com a íris preta.

Os olhos violetas existem. Não são somente características das lentes de contato. A cor é considerada a mais rara de todas e muitas vezes é confundida com o azul profundo. Uma famosa atriz de Hollywood foi presenteada ao nascer com os olhos violetas.

Embora seja um fator genético, estudos apontam que é possível mudar a cor dos olhos consumindo alguns alimentos de forma natural.
...
Vegetais que mudam a cor dos olhos

  1. Espinafre. O alto teor de ferro que o espinafre possui ajuda a íris dos nossos olhos ficar mais cristalina. ...
  2. Cebola. ...
  3. Gengibre. ...
  4. Castanhas.

Isso ocorre porque, com o passar do tempo, a capacidade de contração do músculo ciliar do olho tende a ser reduzida, além de ocorrer um enrijecimento do cristalino. Como resultado, a acomodação da visão é afetada e a pessoa sente dificuldades de focalizar as imagens de perto.

Em uma pesquisa online feita pela All About Vision, mais de 20% dos participantes votaram nos olhos verdes como os mais atraentes. Em segundo lugar ficou o azul-claro com 16,9% dos votos, 16% para avelã e 15,2% dos votos para o olho azul-escuro.

A cor da esclera é impactada pela concentração de melanina. A cor amarelada é muito comum em negros, mas em se tratando de Brasil e seu caldeirão de miscigenação, hoje é encontrada em vários biotipos distintos por aqui.

Japoneses, coreanos e chineses são descendentes de povos que viveram na Sibéria. Japoneses, coreanos e chineses possuem uma camada de gordura embaixo na pálpebra que faz com que esse pedaço de pele se projete para a fora.

Além das lentes de contato coloridas, que são mais indicadas, atualmente existe uma técnica a laser desenvolvida pelo médico e cientista Gregg Homer. Consiste em retirar da íris a melanina – substância responsável pela cor escura dos olhos – para que a pessoa fique com olhos azuis.

O azul é a cor mais rara na natureza. Agora, uma equipa de cientistas descobriu que a razão por trás disso se prende com a química e a física. Tendo em conta o imenso céu azul ou o interminável oceano azul, pode-se pensar que a cor azul é comum na natureza. Mas é a mais escassa.

Contrariando a crença popular, os olhos claros não são mais sensíveis à luz. Isso porque a estrutura ocular independe da quantidade de melanina, e a sensibilidade à luz é definida pelas células fotossensíveis que ficam na retina, no fundo dos olhos.

Olhos castanhos são considerados o tipo mais comum na população mundial, por possuir genes dominantes. A maior parte da população mundial possui olhos castanhos escuros. Porém, pesquisas recentes revelaram que, na verdade, eles são olhos azuis com alta concentração de melanina.

Olhos cor de avelã são formados pela mistura de três cores:castanho, âmbar e verde escuro, e raramente azul na parte mais externa da íris. Constituem apenas 1-2% da população mundial.

1. Castanho — 70% a 79% Dentre as cores de olhos mais comuns do mundo, castanho sem dúvidas é a majoritária. Na verdade, entre 70% e 80% das pessoas possuem olhos castanhos, sendo a cor mais popular a escala global.

Compressas frias podem ser aplicadas por 15 a 20 minutos de cada vez, e reaplicadas a cada hora. Isso ajudará a contrair os vasos sanguíneos e a limitar o inchaço. O seu oftalmologista pode ter recomendações de tratamento adicionais para casos graves de olho roxo.

O olho roxo se forma quando vasos sanguíneos são rompidos na região, mesmo que por uma contusão ou um impacto pequeno. É com o rompimento dos vasos que o sangue se espalha e extravasa, deixando o olhos roxo.

Os olhos apresentam forma de uma esfera com 24 mm de diâmetro, 75 mm de circunferência, 6,5 cm3 de volume e peso de 7,5 g. Eles estão protegidos em cavidades ósseas no crânio chamadas órbitas e pelas pálpebras. Assim, eles ficam protegidos de lesões e as pálpebras impedem a entrada de sujeiras.

A cor dos olhos também pode mudar com a idade. Isso acontece em 10 a 15% da população caucasiana (pessoas que geralmente têm cores mais claras nos olhos). Por exemplo, os olhos marrons podem se tornar castanhos, uma combinação de marrom e verde. No entanto, alguns olhos cor de avelã ficam mais escuros com a idade.

Não para os olhos! Embora tenha comprovadamente um efeito calmante em muitas situações, a camomila não é indicada para os olhos porque atua de forma secante. Na verdade, ela é contraindicada também porque o pólen da planta pode causar reações alérgicas. Portanto, trata-se de mais um MITO!