Porque a injeção benzetacil dói tanto?

Perguntado por: lmoura . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Por que o benzetacil dói? Primeiro, porque a via de administração é a intramuscular, “a agulha precisa atravessar o músculo, logo tem um tamanho considerável”, comenta a acadêmica. Outro fator é a densidade da solução, além do acúmulo de cristais no frasco da injeção.

A intramuscular, que como o próprio nome diz vai diretamente ao músculo, é a que mais incomoda por penetrar mais fundo em nossos braços ou glúteos. Já a intradérmica, aplicada na pele, é a menos dolorosa.

Quais as contraindicações e riscos de Benzetacil? Benzetacil (benzilpenicilina benzatina) está contraindicado para pacientes com alergia às penicilinas. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas, sem orientação médica, ou do cirurgião-dentista.

Embora não exista uma interação direta conhecida entre a medicação e o álcool, o uso de álcool durante o tratamento com antibióticos pode sobrecarregar o fígado e afetar a eficácia do tratamento. Por isso é recomendado evitar o consumo de bebidas alcoólicas durante o tratamento com Benzetacil.

Tem ação relativamente rápida, sendo possível notar melhora no quadro infeccioso 24 horas após a administração injetável do medicamento, com concentração circulante “no sangue por até 30 dias, dependendo da dose”.

Os pacientes afetados geralmente experimentam dor imediata irradiando para baixo do membro, com fraqueza e dormência que progridem mais gradualmente, exacerbada por cicatrizes secundárias.

Não recomende o uso de compressas, nem quentes nem frias.

O paciente pode apresentar perda de movimento ou alteração de sensibilidade, por exemplo. Um erro em local de injeção que preocupa muitos profissionais é o da lesão do nervo isquiático (mais conhecido como ciático).

A intramuscular é a via apropriada para soluções mais irritantes, pois essa região tem menos sensibilidade que outras partes do corpo em que as vacinas são geralmente aplicadas.

Recomenda-se injeção intramuscular profunda no quadrante superior lateral da nádega. Em lactentes e crianças pequenas, pode ser preferível a face lateral da coxa. Para doses repetidas, recomenda-se variar o local da injeção.

Criação de japoneses evita contato com terminações nervosas. Remédio solidificado fica na forma da ponta da agulha e se dissolve. A Universidade Farmacêutica de Kyoto, no Japão, está desenvolvendo uma injeção que não dói.

Infecções leves e moderadas do trato respiratório superior e da pele. Infecções venéreas: sífilis, bouba (doença tropical infecciosa), bejel (sífilis endêmica) e pinta (doença sexualmente transmissível).

Recomenda-se a utilização periódica de Benzetacil® a cada 4 semanas, na dose de 1.200.000 unidades.

Recomenda-se a utilização periódica de Benzetacil® a cada 4 semanas, na dose de 1.200.000 unidades.

Como o Benzetacil funciona? Exerce ação bactericida (morte bacteriana) durante a fase de multiplicação ativa dos microrganismos sensíveis.

Tratamento mais indicado: Penicilina benzatina (Benzetacil) 2.4 milhões de unidades em 3 doses por via intramuscular, com uma semana de intervalo entre cada. Pacientes alérgicos à penicilina: Doxiciclina 100 mg de 12/12 horas por via oral, por 28 dias.