Porque a Inglaterra colonizou a Índia?

Perguntado por: ateles2 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Por muitos anos, a Índia foi um território colonizado pela Inglaterra. Esse processo se deu por conta da valorização das riquezas naturais desse país, como o solo extremamente fértil, por exemplo.

Desde 1947, as relações entre os dois países têm sido amigáveis, e há muitas áreas em que, tanto a Índia e o Reino Unido, buscam fortes vínculos para benefício mútuo. Há também fortes laços culturais e sociais entre as duas nações. Na Índia, o inglês é uma das línguas oficiais, e o Críquete é o esporte mais popular.

Era do descobrimento e exploração de novas terras pelo mundo
No começo, o objetivo principal era encontrar uma nova rota para chegar nas Índias, devido ao mercado de especiarias provenientes daquela região que era dominado pelos italianos.

Mahatma Gandhi

Mahatma Gandhi foi um reconhecido ativista indiano que lutou durante as décadas de 1920 a 1940 pelo fim do regime colonial inglês e pela independência da Índia.

A independência da Índia foi alcançada em 15 de agosto de 1947 após um longo processo de lutas. Os britânicos deixaram um país dividido em duas nações: Índia e Paquistão.

Churchill, o “maior britânico de todos os tempos”, foi o responsável por conduzir a Fome de 1943 em Bengala, na Índia, durante o período de domínio britânico, que matou mais de 1,5 milhões de pessoas de inanição, malária e outras doenças agravadas pela severa desnutrição.

A Índia deposita uma forte consideração pela relação diplomática com países do continente americano, especialmente Brasil e Argentina. Ambos os países buscam maior participação no Conselho de Segurança das Nações Unidas, sendo membros fundadores do grupo Nações G4.

Essa partilha do território indiano, baseada na religião, resultou na migração em massa de quase 15 milhões de pessoas: muçulmanos indo da Índia em direção ao Paquistão, hindus e sikhs fazendo o caminho inverso.

A Companhia Inglesa das Índias Orientais foi fundada em 1600 e iniciou, desde 1757, a colonização de partes da Índia. Na altura de 1858, após derrotar uma confederação sique no Panjabe em 1849, a coroa britânica assumira o controle político de virtualmente todo o subcontinente.

O império começou a declinar após as duas guerras mundiais, quando a Grã- Bretanha saiu enfraquecida e endividada, ainda que vitoriosa. Houve também uma série de movimentos por independência, entre elas a da Índia, em uma rebelião massiva e pacífica liderada por Mahatma Gandhi.

Ao todo, 171 países foram ocupados pelos britânicos; Brasil está na lista. Você sabia que a Inglaterra é a nação que mais invadiu países em toda a história do mundo?

Com o ouro e o cobre retirados da África os portugueses compravam nas Índias as tintas, principalmente o anil, e toda gama de especiarias orientais: canela, pimentas, gengibre, etc.

O navegador e explorador português Vasco de Gama tornou-se o primeiro europeu a atingir a Índia atravessando os oceanos Atlântico e Índico, quando chegou a Calicute, em 20 de maio de 1498, abrindo assim o caminho para as Índias.

Índia é nome do país ou de uma extensa região asiática que tradicionalmente compreende o subcontinente indiano, incluindo os vales dos rios Indo e Ganges. Índias significa no plural toda a zona asiática à volta do oceano Índico.

A Inglaterra, no seu domínio colonial, na era vitoriana, dominava a Índia (incluindo o Paquistão e Bangladesh), a Birmânia, a Malásia, a Austrália e Nova Zelândia e arquipélagos do Pacífico, o território africano entre o Cairo e o Cabo, detinha concessões na China, o Canadá e parte das Caraíbas.

Em 14 de agosto de 1947, a Índia, a então maior colônia britânica, se tornou independente e foi dividida em duas nações por um critério de separação religiosa. As áreas habitadas predominantemente por hindus e sikhs foram atribuídas à Índia, enquanto que as de maioria muçulmana ficariam com o Paquistão.

Os ingleses foram dominando o território da Índia e quando a Companhia das Índias Orientais foi extinta, esses territórios foram incorporados ao Império Britânico nascendo, assim, o Vice-reino da Grã-Bretanha das Índias.

As críticas mais recentes vieram de um parlamentar do Partido Trabalhista que chamou Churchill de "vilão" por enviar soldados para reprimir um protesto de mineiros no País de Gales em 1910. Na época, Churchill ainda era Ministro do Interior.

— Churchill era mais ou menos um ateu por esse tempo. Ele nutria um fascínio pela cultura islâmica comum entre os vitorianos de sua época.

O General Ludendorff
Na realidade, Erich Ludendorff foi um importante estrategista para o Império Alemão e para a então crescente ideologia nazista. Nascido na atual Polônia, em 1865, Erich foi um dos nomes de maior destaque do primeiro conflito mundial.