Porque a infiltração no solo limpa a água da chuva?

Perguntado por: asampaio . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

A água da chuva se infiltra no solo, de que pode ser utilizada pelas plantas para a transpiração, além disso, retorna para a atmosfera através de evaporação a partir da superfície do solo e outro se infiltração suficiente pode passar abaixo da zona radical como lençol freático.

O “Lençol Freático” ou “Lençol de Água” é um reservatório de água presente nas partes subterrâneas da Terra, os quais variam de 500 a 1000 metros de profundidade. Dessa maneira, uma parte da água da chuva escoa na superfície, enquanto outra parte se infiltra nos solos formado, assim, os lençóis freáticos.

As águas da chuva quando arrastam o solo, quer ele seja rico em nutrientes e materiais orgânicos, quer ele seja árido, provocam o enchimento dos leitos dos rios e lagos com esses materiais e esse fenômeno de enchimento chama-se assoreamento. O arrastamento do solo causa no terreno a erosão.

Normalmente, os lençóis freáticos são constituídos por águas bastante limpas, visto que elas são filtradas à medida que adentram os poros e as fissuras do solo.

Diversos fatores afetam a capacidade de infiltração, tais como os aspectos pedológicos, a topografia do relevo, o manejo do solo e a cobertura de sua superfície. Dentre os atributos do solo, textura, estrutura, porosidade e umidade são determinantes na movimentação de água no perfil do solo (POTT et al., 2019).

Em areia ou em um solo arenoso, ocorre infiltração mais rápida e pouca retenção da água devido ao espaço poroso (predomínio de macroporos), que permite a drenagem livre da água do solo. Esses solos são, por natureza, mais secos porque retém pouca água.

Além disso, solos bem manejados têm sua estrutura preservada, favorecendo a infiltração de água, aumentando a recarga dos lençóis freáticos e evitando o escorrimento superficial e enxurradas, levando à diminuição das enchentes e da erosão. O solo em sua condição natural exerce muito bem estas funções.

O conhecimento da umidade do solo é de fundamental importância, pois indica em que condições hídricas encontra-se o mesmo, podendo auxiliar na redução dos gastos com água e energia elétrica, haja vista que o monitoramento da umidade do solo possibilita aplicações controladas e pontuais de água, respondendo o quanto e ...

A parte da água infiltrada é retida pelas raízes das plantas e acaba evaporando através da capilaridade do solo ou através da transpiração desses vegetais; outra parte da água move-se para as camadas mais profundas, por efeito da gravidade, até chegar a chamada zona de saturação.

Aquífero significa reserva de água subterrânea. É formado quando a água da chuva se infiltra no solo e percola nos espaços entre as rochas, escorrendo muito devagar em direção ao fundo da Terra.

Por definição, um aquífero é uma unidade geológica onde se infiltra e se armazena água que pode ser utilizada como fonte de abastecimento. Geralmente, ao penetrar em camadas porosas, quase sempre de rochas sedimentares, a água passa por um natural processo de filtragem, tornando-se própria para consumo.

A desagregação é ocasionada tanto pelo impacto direto das gotas da chuva no solo, como pelas águas que escorrem na superfície do mesmo. À medida que cai, a gota de chuva vai se acelerando, até atingir a chamada “velocidade terminal”, aquela em que o atrito entre a gota e o ar equilibra a força de gravidade.

A água da chuva que penetra nessa zona superior do solo pode ser sugada pelas raízes de uma planta e mais tarde, essa água será liberada de volta o ar através das folhas da planta em um processo chamado evapotranspiração.

A água evapora de rios e lagos e volta para o céu (atmosfera), depois cai sobre a terra em forma de chuva, é interceptada pelas folhas das árvores que posteriormente irão fazer o processo de evapotranspiração, infiltra para o subsolo, escoa e abastece rios, lagos e mares.

O maior reservatório de água subterrânea do planeta
Sua eficiência de armazenamento de água está associada à estrutura geológica do local, já que a região é composta de pouca argila e muita areia, funcionando como um tipo de esponja absorvendo a água das chuvas.

Acima do lençol freático o solo é composto por poros (ar) e espaços preenchidos com água, enquanto abaixo dele o solo se encontra saturado, ou seja, repleto de água.