Porque a indústria dos EUA e mais avançada que a do Brasil?

Perguntado por: iconceicao . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 18 votos

Para dar condições de desenvolvimento à indústria é fundamental a utilização de recursos energéticos e minerais, nos Estados Unidos há uma diversidade muito grande de jazidas, como ferro e carvão que são abundantes, no entanto, existe uma dependência em relação ao petróleo devido à diminuição de reservas petrolíferas e ...

Países como México, Argentina e Brasil, além de outros, são considerados de industrialização tardia ou retardatária. Eles recebem esse nome pelo fato de terem ingressado no processo de industrialização quase cem anos após a Primeira Revolução Industrial em relação a países da Europa, Estados Unidos e Japão.

A China

A China teve o melhor desempenho, mantendo-se como o maior produtor industrial do mundo. A participação chinesa na produção mundial subiu de 29,43%, em 2019, para 31,28%, em 2020. Já a Coreia do Sul ultrapassou a Índia no ranking mundial, subindo para a 5ª colocação.

A indústria no espaço norte americano é distribuída de forma variada, a região nordeste e centro-oeste é bastante industrializada, país denominado de Manufacturing Belt (cinturão das manufaturas).

Os principais recursos naturais extraídos nos Estados Unidos são petróleo, gás natural e carvão. O país é o terceiro maior produtor de petróleo do mundo, perdendo apenas para a Rússia e a Arábia Saudita.

Um dos principais motivos que conduziram os Estados Unidos a se despontarem como potência mundial foi o financiamento ou o empréstimo que a nação forneceu aos países europeus para a reconstrução das nações destruídas pela guerra, esse processo foi denominado de plano Marshall.

Os Estados Unidos se tornou a maior potência mundial porque teve um cenário favorável para tal e também porque conseguiu ver oportunidades para se destacar e aprimorar sua economia. Desde muitos anos, o país tomou medidas para crescer e se posicionar como um país de peso no cenário internacional.

Por se encontrar em uma localização geográfica privilegiada, estando protegido por dois grandes oceanos, bem como por ter desenvolvido uma melhor tecnologia bélica e nuclear, os EUA terminaram a Segunda Grande Guerra na liderança do poderio político-militar, sendo rivalizado apenas pela União Soviética (URSS).

Por esse ângulo, o principal obstáculo à industrialização brasileira no século XIX foi o nível reduzido das tarifas alfandegárias nacionais no período. Palavras-chave: industrialização; crescimento industrial; protecionismo.

A baixa escolaridade representou um obstáculo ao desenvolvimento. Os trabalhadores eram incapazes de realizar trabalhos mais elaborados. Pesou também para o atraso o fato de o Brasil ter recebido um influxo de europeus mais preparados, ao contrário do que ocorreu nos Estados Unidos.

Vários fatores contribuíram para o processo de industrialização no Brasil no começo do século XX: a exportação de café gerou lucros que permitiram o investimento na indústria; os imigrantes estrangeiros traziam consigo as técnicas de fabricação de diversos produtos; a formação de uma classe média urbana consumidora.

Acompanhe o artigo e conheça os 10 países menos desenvolvidos do mundo.

  • Guiné (IDH 0,465) ...
  • Yemen (IDH 0,455) ...
  • Burkina Faso (IDH 0,449) ...
  • Burundi (IDH 0,426) ...
  • República Centro-Africana (IDH 0,404) ...
  • Níger (IDH 0,400) ...
  • Chade (IDH 0,394) ...
  • Sudão do Sul (IDH 0,385)

Ohio está localizado no centro-oeste dos Estados Unidos e é o estado mais industrializado de seu país. Ohio é um Estado localizado na região centro-oeste dos Estados Unidos.

Os países mais desenvolvidos da América são Estados Unidos e Canadá, os quais apresentam PIBs elevadíssimos. Os Estados Unidos representam cerca de 24% do Produto Interno Bruto Mundial, e seu IDH é de 0,924. Já o Canadá representa a décima maior economia do mundo e é o maior parceiro comercial dos Estados Unidos.

Principais setores econômicos: indústria, tecnologia, finanças, agricultura, mineração e turismo. Principais regiões industriais: sudeste, nordeste e costa leste (principalmente Califórnia). PIB per capita: US$ 69.230,00 (em 2021). Força de trabalho (estimativa 2021): 170 milhões de trabalhadores ativos.

Em todo o mundo, o produto interno bruto 2021 foi de 10.385 dólares per capita. Em contraste, o PIB dos Estados Unidos da América atingiu 59.372 euros por habitante, ou 19,713 trilhões de dólares para o país como um todo. Isto faz dos Estados Unidos da América a maior economia do mundo.

Os Estados Unidos apresentam um ótimo desempenho em muitas dimensões de bem-estar em comparação a outros países do Índice para uma Vida Melhor. Os Estados Unidos apresentaram desempenho acima da média nos quesitos: renda, trabalho, educação, qualidade do meio ambiente, conexões sociais e satisfação com a vida.

Brasil é o 4° país que mais produz alimento no mundo. Os países que mais produzem alimentos — China, Índia, Estados Unidos e Brasil — compartilham as vantagens de possuírem grandes populações, amplas áreas reprodutivas e zonas climáticas que permitem plantações diversificadas.

1º lugar: Estados Unidos
A liderança da maior economia em 2022 continuou com os americanos. O país tem uma fonte de riqueza bastante diversificada, tendo muitos recursos naturais como petróleo, minério de ferro e carvão, e sendo um grande produtor e exportador de alimentos.