Porque a hora da refeição é sagrada?

Perguntado por: odias . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

A refeição deve ser o momento sagrado do nosso encontro com Deus. Que nossa refeição seja sagrada, que seja o lugar do nosso encontro com Deus e da partilha do que temos com os que não têm, e da multiplicação das graças e das bênçãos de Deus em nossa vida!

Recitar uma oração de bênção dos alimentos é agradecer ao Senhor por seus benefícios quotidianos e, assim, lembrar-se de que tudo o que temos sobre a terra é dom de Deus. Na oração ensinada por Jesus, o Pai Nosso, pedimos a Deus que nos dê “o pão de cada dia”. A bênção dos alimentos é uma resposta a esse pedido.

os termos no hebraico (Gn 43.16 – Pv 15.17) têm uma significação geral: qualquer porção de alimento que se come. o jantar a que há referência em Lc 14.12 é, em certos países, o almoço.

Jesus, explicando em 7:18,19, declarou que todo o alimento é “puro”. Ele pôs de lado a distinção levítica entre o puro e o imundo (cons. Atos 10:14, 15).

Precisamos nos alimentar d'Ele, permitir que Ele alimente os pensamentos da nossa alma, os sentimentos que temos no nosso coração, as razões que não temos. É preciso nos alimentar de Jesus para que saciemos essa sede profunda de eternidade que todos nós temos. Deus abençoe você!

Estudos comprovam que comer fora de hora pode aumentar a tendência a engordar, pois a maioria dos alimentos ingeridos entre refeições são pobres em nutrientes e de alto valor calórico.

Idealmente, o café da manhã deve ser ser consumido em até uma hora depois de acordar, para dar energia ao corpo e começar o dia com disposição. O almoço pode ser consumido cerca de quatro a cinco horas após o café da manhã, e o jantar, por volta de três horas antes de deitar.

Segundo as especialistas, o horário do almoço e a quantidade de comida no prato variam conforme o horário do café da manhã e o que foi consumido nesse período. Elas explicam que se você toma café da manhã por volta das 8 horas, é melhor almoçar entre 12 e 14 horas.

"Senhor, abençoe o precioso alimento que coloca na nossa mesa, que ele nunca nos falte. Mas, principalmente, não nos falte o vosso corpo, que é santíssimo e o vosso sangue, que é preciosíssimo - o alimento e bebida que nos conduzem à vida eterna.

Oração pelo alimento
"Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Nós vos agradecemos, Senhor, pelo alimento que vamos ingerir, e pedimos que esta comida seja para nós, boa e alimentícia, e que não falte jamais em nosso lar, o alimento da Terra, assim como o alimento dos céus.

3 formas de mostrar sua gratidão a Deus

  1. Louvando a Deus. Compartilhar. Uma maneira muito simples de mostrar gratidão é agradecendo! ...
  2. Mostrando respeito. Compartilhar. Deus merece respeito por tudo que ele tem feito. ...
  3. Obedecendo a Deus. Compartilhar. Obedecer a Deus é a melhor forma de mostrar sua gratidão!

Qual era a fruta que Jesus mais gostava? Era uma das comidas mais importantes de Israel antigo, exportada pra todo Império Romano. No Antigo Testamento, uma passagem que diz: 'o certo deve florescer como uma palmeira que dá tâmaras '. As frutas que compunham a mesa de Jesus provavelmente eram romãs, tâmaras e uvas.

Segundo Colbert, "Jesus comia, basicamente, comidas naturais em seu estado natural - muitos vegetais, principalmente feijão e lentilhas". "Ele teria comido pão integral, muita fruta, bebido muita água e um pouco de vinho."

O que é sabido baseado nos registros da época e nas comidas que aparecem na própria Bíblia, é que a dieta no período era bem parecida com a mediterrânea de hoje. Tinha como base o pão e o vinho, – vide a Santa Ceia – que ainda hoje são simbolicamente representados na Comunhão, momento mais importante da missa.

Jesus não está dizendo que não devemos semear, colher ou armazenar alimento. Ao invés disso, somos chamados para sermos bons administradores do que nos é dado. Ele está dizendo que não nos devemos preocupar com estas coisas. Deus, nosso Pai, sabe de nossas necessidades (Lucas 12:30 ou Mateus 6:32) e as proverá.